Em manutenção!!!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

ANDAR EM COLETIVO




Por José Antonio Taveira Belo / Zetinho


Gosto de andar nos coletivos. Apesar da demora no percurso é uma maneira de você estar em contato com o povão. Enfrenta-se os empurrões, as sacudidelas das freadas e da saída, dos aborrecimentos dos passageiros, dos motoristas que muitas das vezes ignoram as reclamações, das conversas nos celulares de pessoas que pensam que estão em casa, com gritos, lamurias e fofocas e tantas outras coisas que são presenciadas pelo passageiro. Quando os coletivos estão superlotados a reclamação contra os motorista pelos mais exaltados é xingado – este motorista pensa que esta carregando boi; por favor vã mais prá lá, esta me apertando, se não quiser ser apertada pegue um taxi e por ai vai as reclamações. Sempre que vou à cidade e que não vou acompanhado, vou de ônibus, pois não tenho compromissos com a volta. Em uma desta viagem, entrou no coletivo, um cantor com um pandeiro para cantar emboladas soltando piadas com os passageiros. Muitos cansados vindo do trabalho, enfrentando um engarrafamento na entrada da cidade de Olinda, ouviam com impaciência aquela cantar sem nexo. Uns ignorava olhando pela janela, outros falavam uns com outros sem ligar para o embolador, outros impacientes começou a gritar – pare com esta cantoria sem sentido; esse cachorro não sabe que estamos doidos para chegar a casa. O pandeiro não cansava de tocar e a cada reclamação os passageiros se irritavam. Ó motorista você não sabe que é proibido esta cantoria no ônibus. Certo tempo já parado aos uns quinze minutos sem sair do local um moreno forte, se aborreceu quando ele soltou lorota para a senhora que estava ao seu lado – era sua mãe – e ai coisa não prestou. O rapaz se levantou no meio dos passageiros e arrancou o pandeiro da mão do tocador e jogou pela janela na rua. Ai foi à confusão, uns a favor do tocador e outros a favor do rapaz insolente. Foi aquele bafafá danado dentro do ônibus. O motorista parou e o pandeirista desceu mordido chamando o valentão para a rua. O ônibus seguiu com os comentários, cada um tinha a sua opinião. Já tudo acalmado duas mulheres resolveram discutir – o pobre do rapaz trabalha para comprar o pão de cada dia, a senhora não acha? Olhe minha filha eu não acho nada! Então a senhora concorda com o que aquele rapaz fez? Olhe minha filha, não me meto na briga de ninguém e a senhora me deixe em paz! Pois, minha senhora, a senhora não sabe o que é passar necessidade! Por favor, minha filha, deixe-me em paz, se quer conversar converse com outras pessoas, deixe-me em paz, por favor! Ela continuou - à senhora é sem caridade, não é melhor ele tocar ganhando o seu dinheirinho ao invés de ser um assaltante, não acha? Eu não acho nada! Sabe de uma coisa minha filha, você estar perturbando a viagem com as suas perguntas. Porque minha filha não vai conversar com outra pessoa e deixa-me em paz, que eu já pedi. Naquele pequeno tempo os passageiros já começavam a conversar uns já dando apoio e outras condenando aquela conversa. Na Avenida Governador Lima Cavalcanti, o rapaz desceu com a sua mãe sob o protesto de uns e apoio de outros – o senhor tem razão, aquele pandeirista vinha perturbando com a sua cantoria insolente, valeu – o rapas riu e desceu. Ai ficou a duas mulheres discutindo, quando uma ia descendo na Praça Pedro Jorge, em Casa Caiada, ouviu – velha mais sem educação, vai por inferno – a outra que ia descer voltou-se – velha sem vergonha é a sua mãe – é a sua - respondeu a outra. Que mulherzinha safada esta velha quer tirar onda com a minha cara, porque ela que é tão defensora do pandeirista, na se amiga com ele. És tu velha que não tem o que dar. Vai-te embora que já encheste o saco de todos, não foi? Olhando para todos. Chegando à Avenida Fagundes Varela ela desceu, e ai calmaria voltou reinar no ônibus, mesmo assim o motorista, veja o que agente ouve todos os dias, dá prá tu, olhando para o cobrador, no terminal de Jardim Atlântico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário