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terça-feira, 26 de julho de 2016

Que sejamos livres, até para votar: O voto facultativo




Por Zezinho de Caetés

Hoje, além de acordar tarde, estou um pouco rabugento por não ter encontrado nenhum texto que possa transcrever, lá em embaixo, para não perder o hábito. Fiquei mais alegre quando encontrei um, do último sábado, do Gaudêncio Torquato, cujo título é: “Hora do voto facultativo”, publicado no Blog do Noblat.

Eu nunca mais havia pensado sobre o tema, e ele me levou a pensar. Ora, se defendemos uma Democracia, que nos proporcione liberdade individual, o máximo que se possa, porque temos que ser obrigados a votar? Eu sei que hoje a multa por não voltar é tão pequena que nos leva até a dizer que não somos obrigados. Mas, como “dura Lex, sed Lex”, ou pelo menos deveria ser, em toda a eleição, mesmo que não queiramos, temos o dever cívico de cumprir as leis, e comparecer à “cabine indevassável”.

Entretanto, venhamos e convenhamos, como é discutido abaixo, por que somos obrigados a votar? Somente para aprender, como se aprendêssemos a votar votando, quando, às vezes é ao contrário, pois desaprendemos a votar? Vide o caso da ex-presidenta renitenta. Se não se fosse obrigado a votar, ela teria, junto com o Temer, 54 milhões de votos? Teria nada! Nem os bolsistas familiares gastariam R$ 3,00 do ônibus para nela votar, pois, a grande maioria não sabia o que está fazendo, ou acreditaram na mentira da “madame”.

Podem dizer que sou um “elitista” do voto, e que estou imitando Pelé que disse ser o povo brasileiro muito bugre para votar. Eu penso não está sendo elitista porque grande parte dos votos no Lula e na Dilma veio dos detentores da riqueza da nação, em troca de sítios e apartamentos e financiamentos de campanha. Eles também não sabem votar.

E aí, algum outro cético pode perguntar: “Então, para você, só vota certo quem vota contra o PT?”. E eu fico me esforçando, me contendo mesmo para não dizer que sim. Mas, refreio-me e digo a ele que alguém pode votar no PT, e saber votar, porém só aquele que sabe que assim fazendo nunca mais este partido voltará ao poder.

É claro que com o voto facultativo, menos gente, votaria em Lula novamente, mas, não é só por isso que o defendo, e sim, porque são aqueles que saem de casa de forma consciente para exercer o seu direito e não fustigado pela lei, para cumprir um dever.

Deixo-os agora com o Torquato, com quem concordo que chegou a hora do voto facultativo, já que teremos que fazer um reforma política que nos dê representatividade maior para influir nos nossos destinos, não em termos de quantidade, mas, de qualidade.

“O voto é um dever cívico ou um direito subjetivo? A instigante questão diz muito a respeito da qualidade de um sistema democrá­tico. No nosso caso, a resposta é dada pela Constituição, que torna o voto compulsório, exceção feita aos jovens entre 16 e 18 anos, eleitores com mais de 70 anos e analfabetos. Quem deixar de votar e não apresentar justificativa plausível estará sujeito a sanções.

Que implicações haveria para a democracia brasileira caso o voto fosse facultativo? O primeiro efeito seria a quebra de cerca de 30% na participação da população nas eleições, conforme projeções feitas por estudiosos do sistema elei­toral. Algo em torno de 102 milhões de eleitores, considerando um eleitorado de 146.470.880.

Esse volume menor não significaria, porém, enfraquecimento da nossa democracia representativa, como alguns querem comprovar sob o argumento de que o País ainda não alcançou grau elevado de institucionalização política. Tal abordagem não resiste a uma análise mais acurada.

Para início de conversa, há um dado irrefutável que precisa ser levado em consideração: com o somatório de abstenções, votos nulos e em branco, ocorre uma quebra de 25% no resultado geral, conforme tem ocorrido em eleições. No pleito de 2012, este número foi de 26% no segundo turno. E dos cerca de 31,7 milhões de eleitores aptos a votar nas 50 cidades que tiveram disputa de segundo turno, 19% não compareceram às urnas. Em São Paulo, capital, 19,99% não foram votar.

Minoria ativa ou maioria passiva?

Em suma, o voto, apesar de obrigatório, queima considerável parcela da votação, sendo razoável projetar para este ano mais de 37 milhões de votos que não entrarão na planilha da apuração. Já o voto facultativo, significando a liberdade de escolha, o direito de ir e vir, de participar ou não do processo eleitoral, abriga a decisão da consciência, calibrada pelo amadurecimento.

Se milhões de eleitores pudessem abster-se  de votar, por livre e espontânea vontade, outros milhões compareceriam às urnas com discernimento para sufragar nomes e partidos previamente selecionados. O processo registraria índices bem menores de votos nulos e em branco, eis que a comunidade política, ativa e participativa, afluiria em peso aos locais de votação.

É falaciosa a tese de que a obrigatoriedade do voto fortalece a instituição política. Se assim fosse, os EUA ou os Países europeus, considerados territórios que cultivam com vigor as sementes da democracia, adotariam o voto compulsório.
O fato de se ter, em algumas eleições americanas, participação de menos de 50% do eleitorado não significa que a democracia ali seja mais frágil que a de nações onde a votação alcança dados expressivos.

Como observa Paulo Henrique Soares, em seu estudo sobre a diferença entre os sistemas de voto, na Grã-Bretanha, que adota o sufrágio facultativo, a participação eleitoral pode chegar a 70% nos pleitos para a Câmara dos Comuns, enquanto na França a votação para renovação da Assembleia Nacional alcança cerca de 80% dos eleitores. Portanto, não é o voto por obrigação que melhorará os padrões políticos.

A elevação moral e espiritual de um povo decorre dos níveis de desenvolvimento econômico do País e seus reflexos na estrutura educacional.

Na lista do voto obrigatório estão os territórios da América do Sul, com exceção do Paraguai, enquanto a lista do voto facultativo é integrada por Países do Primeiro Mundo, os de língua inglesa e quase todos os da América Central.

A facultatividade do voto, ao contrário do que se pode imaginar, animaria a comunidade política, engajando os grupos mais participativos e vivificando a democracia nos termos apregoados por John Stuart Mill, numa passagem de Considerações sobre o Governo Representativo, quando divide os cidadãos em ativos e passivos. Diz ele: “Os governantes preferem os segundos – pois é mais fácil dominar súditos dóceis ou indiferentes –, mas a democracia necessita dos primeiros. Se devessem prevalecer os cidadãos passivos, os governantes acabariam por transformar seus súditos num bando de ovelhas dedicadas tão somente a pastar capim uma ao lado da outra.”

Valorizar o voto dos mais interessados e envolvidos na política, pela via do voto consciente, pode evitar que conjuntos amorfos participem do processo sem convicção. Alguns poderão apontar nisso posição elitista. Ao que se contrapõe com a indagação: o que é melhor para a democracia, uma minoria ativa ou a maioria passiva? A liberdade para votar ou não causaria um choque de mobilização, levando lideranças e partidos a conduzir um processo de motivação das bases.

Momento adequado

O voto obrigatório remonta à Grécia dos grandes filósofos, tempos em que o legislador ateniense Sólon fez a lei obrigando os cidadãos a escolher um dos partidos. Era a forma de conter a radicalização de facções que quebravam a unidade em torno da polis. Ao lado da proibição de abstenção, nascia também ali o conceito de distribuição de renda.

Já entre nós, a obrigatoriedade do voto foi imposta nos tempos do Brasil rural. O voto compulsório se alojou no Código Eleitoral de 1932, tornando-se norma constitucional em 1934. O eleitorado abarcava apenas 10% da população adulta. Temia-se que a pequena participação popular tornasse o processo ilegítimo. Hoje a paisagem brasileira é essencialmente urbana e os desafios são bem maiores.

Resumo da história: o governo promete votar até o fim do ano dois instrumentos da reforma política - a implantação da cláusula de barreira e o fim das coligações proporcionais. Sem dúvida, trata-se de duas disposições que enxugarão a planilha partidária, hoje composta por 33 partidos. A sugestão é que o voto facultativo também seja inserido na reforma política. O momento é mais que adequado.


O voto não é um dever, mas um direito. E o cidadão deve ter liberdade de usar esse direito, se for o caso, com o não-voto. Ou com melhor disposição cívica de comparecer às urnas.”

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