Em manutenção!!!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Vende-se uma ilha vazia no Caribe. Deixaram os cubanos saírem...





Por Zezinho de Caetés

No último dia 16 eu me sentei para blogar e possivelmente escrever sobre algum assunto palpitante, como o final da novela das 9 da Globo, que está atrapalhando até comício do PT. Eu achei tão ridícula a atitude dos organizadores do evento em Salvador, ao mudarem horas e tempo de discurso para evitarem a evasão do público, que resolvi procurar outra coisa para escrever sobre.

Não sem antes mencionar o esforço que o PT está fazendo para fugir do desastre que foram seus governos, à base da mentira e da enganação. Nunca se mentiu tanto neste país, a não ser na época do mensalão em que o Lula mentia de Paris para o Jornal Nacional (ou foi para o Fantástico, não me lembro). Hoje, é para fugir dos efeitos dos efeitos daquela organização criminosa. Mas, eles não escapam deste crime. O tempo histórico é outro tempo, e eles podem permanecer por mais um pouco. No entanto, não poderão fazer o que queria fazer que era tornar este, um país de partido único, comprando políticos.

E, vejam o que eles queriam para o Brasil,  imitando um país  onde Zé Dirceu morou, com direito a treinamento e tudo. Leiam o que li na página de Notícias da AGD, e lá em baixo eu volto para um arremate final:

“A partir do dia 14 de janeiro de 2013, os cubanos poderão viajar para o exterior sem ter que pedir autorização para o governo. Também será eliminada a necessidade de uma carta-convite do país para onde o cidadão cubano quer viajar.

Cuba decidiu cortar uma série de exigências para quem quer sair do país. Essas mudanças fazem parte da tão aguardada reforma migratória cubana, que entrará em vigor a partir de 14 de janeiro. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, 15.

Em nota publicada em sites oficiais de Cuba, divulga-se a atualização da política migratória vigente para “ajustá-la às condições do presente e do previsível futuro”.

Limites para alguns setores: preservando o ‘capital humano’

A partir do próximo ano, portanto, o cubano que quiser viajar para o exterior terá que apresentar apenas passaporte e visto do país de destino, quando necessário.

O governo também estendeu dos atuais 11 meses “para 24 meses a estadia no exterior dos moradores de Cuba que viajam a negócios, contados a partir da data de saída do país”, e também daqueles que viajam por motivos particulares.

As autoridades, no entanto, devem manter alguns limites para setores ainda não especificados, a fim de “preservar o capital humano criado pela revolução” e evitar o “roubo de talentos praticados pelas nações poderosas”. Atualmente, Cuba impõe sérias restrições para médicos, cientistas e militares que desejam viajar para o exterior, tornando suas viagens quase impossíveis.”

E pensar que foram necessários 60 anos de “revolução” para que o cubanos tivessem o direito de ir e vir do seu país, coisa que nós já temos, sem precisar de um socialismo de fancaria. E, de uma forma muito constrangedora, os apaniguados do PCC (Partido Comunista Cubano. Qualquer confusão com outro PCC não é mera coincidência), limitam as autorizações para viagem, no sentido de “preservar o capital humano crido pela revolução”.

A pergunta que não quer calar é que “capital humano”? O Fidel e o Raul ou os médicos, cientistas que vivem morrendo de fome, esperando um dia sair de Cuba para nunca mais voltarem? Triste sina daquele país e daquele povo. Mas, eles estão absolutamente certos em colocarem limites, pois se assim não fizessem, teriam dentro de pouco tempo uma ilha vazia. Pois mesmos aqueles do PCC que ficassem descobririam que sem os cubanos do povo para trabalharem para eles a vida seria difícil, e seria melhor virem para o Brasil.

E certamente, como esta terra já é o paraíso de ex-ditadores, receberíamos Fidel, Raul e et caterva, com pompa e circunstâncias. Lembre que apenas por um pouco mais de tempo ainda estamos no reino decadente do PT. E que venham logo se quiserem encontrar seu amigo Zé Dirceu sem estar ainda atrás das grades, pois, pelo andar da carruagem, do próximo ano não passa.

E o mais triste ainda é constatar como nosso sistema democrático ainda pode ser vítima de mentiras e mais mentiras e sofrer suas consequências por um tempo. O importante é que com as instituições, com a liberdade de expressão e de imprensa sempre teremos a verdade com último valor e num prazo muito menor do que os soviéticos, chineses e cubanos tiveram. Pelo menos aqui, socialismo significa apenas nome de partido político, cujos políticos são mais capitalistas do que Milton Friedman. Graças a Deus!

2 comentários:

  1. A BLOGUEIRA CUBANA YOANI SANCHEZ JÁ ESTÁ COM SEU PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PRONTO PARA DAR ENTRADA NO DIA 14 DE JANEIRO. ESSE VAI SER O TESTE DA GOMA...

    ResponderExcluir
  2. BLOGUEIRA CUBANA YOANI SÁNCHEZ

    Minha maleta gastou as rodinhas rodando pela casa de um lugar para outro durante cinco anos. A roupa íntima que estava guardada no pequeno “neceser” perdeu a tensão dos elásticos e a cor esvaneceu. As passagens de avião que nunca utilizei caducaram depois de adiadas algumas vezes, para terminarem no lixo. Meus amigos se despediram em tantas ocasiões e em tantas ocasiões não fui que o adeus se tornou rotina. O gato tomou como sua aquela bolsa de mão que jamais conseguiu entrar num avião e a cadela roeu os sapatos destinados a uma excursão que não pude empreender, A estampa de uma “Virgem da boa Viajem” que me foi presenteada por um amigo tampouco resistiu à prova do tempo e até o brilho dos olhos se apagou.

    Depois de cinco anos exigindo meu direito de viajar para fora do país, hoje acordei com a notícia da reforma migratória. A primeira impressão foi gritar um hurra! Em meio à madrugada, porém à medida que o dia avançava percebi as deficiências da nova lei. Finalmente está erradicada a vergonhosa Permissão de Saída e a também ultrajante carta convite que precisávamos para sair do nosso próprio país. Contudo agora, na própria confecção e validação do passaporte se definirá quem conseguirá atravessar as fronteiras nacionais e quem não. Mesmo que os custos dos trâmites tenham barateado e imagino que o tempo de duração encurtado, esta não é a nova lei de migração que estávamos aguardando. Muito limitada e muito estrita. Porém ao menos está escrita uma legislação a partir da qual agora começaremos a exigir, protestar e denunciar.

    No meu caso, vou acreditar – até 14 de janeiro de 2013 – que não estou em nenhuma “lista negra” e que os filtros ideológicos para sair chegaram ao seu fim. Preencherei a solicitação para um novo passaporte e aguardarei com essa dose de ingenuidade que necessito para sobreviver, para não me converter numa apática. Lá estarei quando os escritórios abrirem para decidir quais cubanos conseguirão pegar um vôo e quais continuarão sob “prisão insular”. E minha maleta irá ao meu lado, com a roupa íntima frágil, os sapatos que nunca usei e uma pálida figura de Maria que já não sabe se vai ou regressa, se há motivos para se alegrar ou para se conformar.

    ResponderExcluir