Em manutenção!!!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

FOFOQUEIRO





Por José Antonio Taveira Belo / Zetinho

Encontro Expedito na Rua da Aurora. Final de tarde, o sol já se pondo e a lua aparecendo no alto. Os carros em velocidade pela avenida já com os faróis acessos. As pessoas atravessam apressadamente na faixa de pedestre olhando para o sinal que se encontra vermelho. As casas comerciais com as vitrines iluminadas se preparando para encerramento de mais um dia de trabalho. Os letreiros multicoloridos embelezam a cidade. O seu riso maroto e sarcástico estampado no rosto moreno de pele encrespada pela bexiga. Puxa-me pelo braço em direção ao Cinema São Luiz desativado. Fala de Deus e do mundo é um defeito que leva na vida. Nada o contenta. Nada para ele é certo tudo que acontece no mundo é errado até mesmo o seu nascimento feito às pressas na calada de noite com uma pretinha empregada em sua casa. Caminhamos juntos, ele sempre apegado no meu braço apontando os defeitos e as injustiças que existem no mundo, enquanto muitos pediam ajuda para o seu sustento fazendo das “tripas coração”, outros ostentava riqueza e orgulho esbanjando e pisando no semelhante. Não se lembra de que é pó e vai para debaixo do chão do mesmo jeito. Vão tudo se lascar, apontando para um, belíssimo carro parado e com moleques ao redor estendendo a mão.  Chegamos à Praça Machado de Assis, o grande fundador da Academia Brasileira de Letras – ABL, que não é praça e sim um estacionamento, mas praça jamais. São um amontoado de carros e as flanelinhas ditando ordens, os donos da rua. Disse-me - não tenho pressa!”Eu estava com pressa, mas o que fazer? Olhou para mim com um sorriso já conhecido há bastante tempo e disse – prá que pressa se somos aposentado, mesmo mal remunerado por este Governo sem vergonha que temos aí? Gerson trás uma cerveja bem gelada para amansar este calor infernal de final de tarde e um copo de vinho para o padre, e riu. Gerson, gritou é uma brincadeira, trás somente a cerveja e dois copos americanos. Rindo, ainda, disse – eu sei que tu tem tudo para ser padre, falta somente a batina mas ninguém hoje usa é tudo igual. Hoje ninguém sabe mais quem é padre é ou não é? – e gargalhou. Continuando e, somente ouvindo disse após solver um copo de cerveja gelada, - soube por outros amigos de outrora que deixasse o barulho da radiola de ficha e conversa na mesa de bar, pelo silencio da sacristia e pelo badalo do sino, não é verdade?  Não se tem padre como antigamente, solicito aos pecadores e longe da vaidade. Os padres de hoje são mais ousados, se estão na rua ninguém os conhece, não tem mais uma identificação para os povo. Vês ontem encontrei um na praia. Fui com a mulher e meu neto para aliviar a pressão do dia-a-dia tomando um banho de água salgada e observar a beleza do mar, aquela imensidão de água num vai e vem, e, diz quem encontrei por lá ? Olhou bem nos meus olhos com os braços apoiados na mesa – o padre, mostrado pela minha mulher beata o seu padre. Não parecia e sim um boy. Calção vermelho curtinho, sem camisa o dorso exposto ao sol, de óculos escuros da moda, um trancelim de ouro no pescoço ornado por uma cruz brilhante.Olhei para a mulher e disse – aquele rapaz é padre? É! Desfilando em plena luz do dia no meio do mulherio de biquínis minúsculos? Eu não acredito! E fiquei pensando no momento – depois da modernidade os padres não querem saber mais da sacristia, das visitas aos enfermos, do acolhimento da pessoa idosa, das famílias carentes da periferia de sua igreja. Hoje os padres, com muito pouca exceções, se dedicam e se apresentam cantando e fazendo show para um mulherio exaltado, pulando e mandando beijos. Muitas dizem – se não fosse padre, ah! – Exclamam – é um gato! E assim por diante, não é verdade. Calado estava com aquele relato sem futuro. Queria me retirar mais uma vez fui retido. Vais fazer o que em casa? Vais para a Igreja? Disse rindo. Sei que o que eu estou falando tu vai defender, com unha e dentes e sei que tu vai dizer que chegou o modernismo no clero.  Outra que digo a você meu beato riu. As mulheres a cada dia tomam conta da igreja. Por insistência da minha mulher Filomena fui à missa do Domingo passado, pela manhã, 7 horas. O padre no altar e seis mulheres da bata branca pareciam mais umas enfermeiras de mãos postas, mostrando uma piedade que não tinham. A maioria velhota, mas no meio tinha uma novinha, vê se pode? Sapato alto preto, calça colada no corpo, beiços pintados de um vermelho escarlate, unhas pontiagudas pintadas na cor dos lábios, argolas em cada orelha, olhos circundados por um preto, cabelos com rabo de cavalo e uma franja na testa, uma gracinha. Não sei se era casada ou solteira, mas que chamava a atenção chamava.  Sentei-me na primeira banca com a mulher e o meu filho. Ouvi a pregação do padre, muito novo, mais sabia dirigir as palavras do evangelho com a sua voz\ grossa, fazendo com os fieis ouvissem com atenção o que ele dizia. Veio à comunhão e eu lá fui a convite de Filomena, para a fila, para receber o Corpo de Cristo e, coincidentemente esta bela moça estava distribuindo o sacramento. Furtei-me em receber a comunhão, pois naquele estado que eu estava, estava pecando duas vezes, uma por não concordar e a outra por causa do traje incompatível com a celebração, No meu tempo não tinha disso não, eram o padre que dava a comunhão as pessoas. Tu não dizes uma palavra! Fala homem de Deus! Diz se estou mentindo ou não! Eu falei - os Sacramentos da igreja são perenes e nada neste mundo modifica, pois foi Deus que os criou através do seu Filho Jesus Cristo. Quem crê nada importa, apenas creia na palavra de Cristo. Bravo! Bravo! Meu querido beato. Disse-lhe - Os tempos mudaram e deveremos nos acostumar com este tempo, tudo muda somente os sacramentos não mudam. Pois é dia-a-dia estamos descendo a ladeira para o abismo que todos nós temos que cair – a morte! – É inevitável para o ser humano, ou melhor, para todo o vivente.  Eu tenho 72 anos fiz na semana passada.  Nenhuma festa. Nenhuma comemoração. Comemorar o que? Não, não quero nada, apenas viver mais um pouco e curtir esta bela paisagem que é o meu belo Recife, suas pontes, seu casario, os rios e o mar. Conversar miolo de pote com os amigos na mesa de bar, tomar uma caipirinha ou uma cerveja gelado, como agora. O que eu quero mais? Nada. A noite toma conta das ruas, Os bares se enchem de amigos; os ônibus circulam superlotados todos em direção a sua residência, após um dia cansativo de trabalho. Ficam apenas nas ruas aqueles que têm barracas de cachorro quente, churrasquinhos em palitos. E assim a ruas se esvaziam. As lojas fecham ficando apenas os shoppings. Levantei-me e com aperto de mão despedi-me deixei o Expedito resmungando, pedindo mais uma cerveja. Precisamente era 19h30min quando regressei para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário