Em manutenção!!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

A Gazeta Digital e os Blogs de Bom Conselho (continuação 2)



Por Zé Carlos

Já escrevo esta série a algum tempo, onde procuro descrever ou analisar, dentro da minha “leiguice”, os blogs que hoje infestam nossa cidade. Segundo o Cláudio André, agora já são mai de 40 quando no texto anterior da série ele dizia que eram 30. Que venham mais.

Os primeiros desta série podem serem vistos aqui , e aqui para aqueles que não lembram,  embora cada um capítulo pode ser lido separadamente.

O tema de hoje são dois blogs oficiais de nossa terra. Um, que foi classificado como morto no capítulo anterior e  ressuscitou, para viver de espasmos, que é o Blog da Prefeita (aqui ). O outro é o Blog do Felipe Alapenha (aqui) que digo ser oficial, por que nada mais é além de sucessor do Blog da Prefeita, e é escrito pelo filho da prefeita. Alguém propôs o título de matriz e filial, pelo fato óbvio de venderem o mesmo produto, política, mas terem formatos e idades diferentes.

Nós, a AGD, ainda não éramos nascidos. Eu já lia os Blogs e torcia pelo sucesso do Blog da CIT, feitos pelas pessoas que me deram todo o apoio durante anos, desde a fundação da CIT Ltda por mim, algum tempo antes. Em uma de suas primeiras postagens, o Blog da Prefeita dizia:

“Em recente postagem, o Blog da CIT tece alguns comentários e sugestões acerca deste blog, conforme podemos acompanhar no link: http://www.citltda.com/2010/05/o-blog-da-prefeita.html. Ao mesmo tempo em que agradeço o carinho e a atenção que me foi dispensada nesta postagem, farei alguns comentários a respeito das palavras dirigidas ao meu blog.
Antes de tudo, queria pedir desculpas ao Diretor Presidente e a todos os que fazem o Blog da CIT pelo ato falho de ter esquecido de enviar o mesmo e-mail que foi dirigido aos amigos Roberto Almeida e Ronaldo César. Eu não podia esquecer, justamente, o blog que é nosso, legítimo representante de Bom Conselho nesta imensa "blogosfera". Minhas sinceras desculpas aos leitores e autores do blog.

Não só penso como comprovei a alegria do Diretor Presidente, da Lucinha Peixoto, do Cleómenes Oliveira e dos outros, com esta matéria. E eu aqui só acompanhando e torcendo para que Bom Conselho se tornar-se uma cidade leitora, nem que fosse através dos Blogs, e saudava com prazer a advento de mais um rebento na filharada que cresce até hoje.

Alguns poucos dias antes o Blog da Prefeita já publicava o seguinte:

“Eu recomendo uma excelente leitura a todos que se interessam pelas coisas referentes à nossa querida Bom Conselho. A sugestão de leitura é o Blog da CIT, o qual faço questão de acompanhar sempre! Escrito por intelectuais que entendem bem da nossa gente e da nossa história, é uma mais que uma forma de entretenimento, também é cultura.

O endereço é: www.citltda.com

Lá você pode conferir as postagens do Diretor Presidente, José Fernandes Costa, Eliúde Villela, Jameson Pinheiro, Lucinha Peixoto, Carlos Sena, Zezinho de Caetés, José Andando de Costas... e mais um timaço de grandes escritores.
O Blog já está relacionado nesta página, na seção "Minha lista de Blogs"

Havia dois comentários que eu acho importante manter:

José Fernandes Cpsta disse...

Eu tanto recomendo o blog da CIT, quanto este, que foi criado em boa hora. E mais: também recomendo o Mural de Bom Conselho. Leiam todos, porque sempre se encontram coisas boas. Aliás, foi por meio do Mural de Bom Conselho, que encontrei o blog da prefeita Judith. Bons ventos me trouxeram esse novo blog. - Abraço a todos (as). - José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
9 de maio de 2010 11:40

 CIT Ltda disse...

Eu agradeço, em nome do Blog da CIT, as recomendações acima. Amanhã publicaremos nele mais alguma coisa sobre a excelente iniciativa de nossa prefeita, tomando a liberdade de sugerir uma possível tarefa para o Blog da Prefeita. Parabéns.

Diretor Presidente (Blog da CIT)
10 de maio de 2010 04:45”

É só para mostrar que as afinidades existentes com o Blog da CIT ficaram evidentes desde o início. E eu, como um participante de longe, achava isto muito bom, para Bom Conselho e para o Brasil, por que não?, pois hoje o Blog da CIT já é um blog regional, e que se espraia pelo Brasil todo.

Mas, deixemos nossas afeições de lado, e tratemos do que viemos tratar. Como dissemos acima, e não poderia deixar de ser, o Blog da Prefeita era, e ainda é um blog político, e como todos sabem, mesmo nas ditaduras mais ferrenhas, política é feita de “prós” e “contras”, e é por isto que muitos reis, imperadores, ditadores, caíram fragorosamente. Numa democracia moderna, o que o homem fez, no sentido de melhorar sua convivência sobre a terra, foi oficializar a oposição e o contraditório. Sendo assim, não passou muito tempo para que o espaço ou a “blogosfera” de Bom Conselho tentasse preencher este espaço.

O que posso dizer é que a história do Blog da Prefeita (a matriz) se confundiria com a existência de outro blog, sobre o qual já falamos, que era o Blog de Bom Conselho de Papa-caça, que chamarei de “Mister M”, daqui prá frente, não fosse pela cobertura que foi dada ao episódio de renúncia da prefeita, há mais de um ano atrás, o que nos leva antes à análise dele.

É deste episódio lamentável que vamos falar um pouco, e depois voltaremos ao contraditório com o Mister M. No dia 1 de junho de 2010, a prefeita escrevia em seu blog, publicando o seguinte (aqui):

“NOTA OFICIAL

Diante dos fatos criados na tarde de hoje, que muito movimentaram a imprensa local e regional, além de mexer com os sentimentos de muitos bonconselhenses, venho através desta nota oficial esclarecer os fatos ocorridos na tarde de hoje, dia 01 de junho de 2010.

Desde o início do meu mandato, sempre procurei pautar minhas atitudes da maneira mais correta, honesta e transparente, para que assim pudesse honrar a maiúscula votação que obtive no pleito de 2008. Procedendo assim, encontrei muitas dificuldades à frente do município. Fui muito criticada durante todo esse período, e a grande maioria destas críticas eram dirigidas de forma leviana, partindo de uma minoria que ainda não se conforma em ter perdido o poder na cidade de Bom Conselho.

Tentando sempre fazer o correto, mas sendo taxada injustamente de incompetente e irresponsável a todo o momento, o trabalho à frente da prefeitura me fragilizou de tal forma a ponto de prejudicar o meu desempenho como comandante da cidade. Analisando este quadro, da forma como coloco para vocês da maneira mais sincera possível, tomei uma decisão no dia de hoje.

Convoquei uma reunião com todo o meu secretariado, contando também com a presença da minha vice-prefeita Dida Tenório. Cogitei a possibilidade de pedir uma LICENÇA MÉDICA de alguns dias, a fim de tratar dos meus problemas de saúde e voltar ao comando de Bom Conselho mais fortalecida, para desempenhar minha função de prefeita, honrando assim o meu compromisso de sempre fazer o melhor por Bom Conselho.

Anunciei minha decisão aos meus pares, e a verdade dos fatos acabou não sendo transmitida da maneira como de fato ocorreu. O que se ouviu pela cidade, e o que foi veiculado nos meios de comunicação (blogs, rádios) é que eu havia renunciado ao cargo de prefeita. O que se viu após este anúncio foi um clima de boataria na cidade, e até mesmo de consternação por parte de algumas pessoas.

Diante dos fatos, venho tornar público que não renunciei ao cargo de Prefeita de Bom Conselho. Também quero externar que NUNCA HOUVE A POSSIBILIDADE DE RENÚNCIA. Como dito antes, cogitei a possibilidade de retirar uma licença médica, pedido prontamente aceito pela minha equipe. Entretanto, após os fatos ocorridos hoje, também retirei esta possibilidade. Desta forma, quero anunciar que também não irei me licenciar do cargo de prefeita.
Aos meus opositores, que certamente plantaram esta notícia, quero dizer que eleição se ganha nas urnas. Vou cumprir o meu mandato até o dia 31 de dezembro de 2012, se assim Deus permitir.

Ao povo de Bom Conselho, quero reforçar o que sempre falei durante toda a minha campanha política: eu nunca vou decepcionar nenhum de vocês. Peço a ajuda de todos, para que juntos possamos governar Bom Conselho, apesar das adversidades, e assim construir um município mais forte e justo para todos. Saio deste episódio muito mais fortalecida, pela sensibilidade dos meus amigos, familiares, aliados e do povo, que se fizeram presentes na minha casa, para se solidarizar em um momento difícil de saúde como este. A todos vocês, meu muito obrigada.

Judith Valéria Alapenha de Lira
Prefeita do Município de Bom Conselho”

Choveram inúmeras manifestações de apoio, entre as quais me lembro muito bem uma de Lucinha Peixoto, publicada no Blog da CIT, em que, acreditando na prefeita, chegou a desgastar sua credibilidade, dizendo que alguns blogs tinham sido açodados publicando notícias sobre a possível renúncia. Citemo-la aqui, parcialmente (o texto completo pode ser visto aqui):

“.........

Eu sabia que havia algo de errado quando li o seguinte no Blog do Roberto Almeida:

“O marido da governante bomconselhense, o médico José Alípio, concordou com a decisão da esposa, pois no exercício do cargo ela vivia doente, tendo problemas de depressão. "É preferível ela em casa, sem mandato, saudável, do que doente na prefeitura", afirmou Alípio, segundo informações de Inaldo Sampaio.”

Depois de ter lido aqui um artigo do Diretor Presidente com o título A Mulher de César (http://www.citltda.com/2009/10/mulher-de-cesar.html), orientando os homens que hoje são maridos de mulheres no poder, eu jamais acreditei que o José Alípio, que não conheço pessoalmente, desse uma declaração deste tipo. Seria demais, mesmo para todo ranço “machista” ainda existente em Bom Conselho. Por isso resolvemos esperar os acontecimentos e também um desmentido do José Alípio, pois achamos impossível, que nos dias de hoje, ainda haja homens que tenham vergonha de agir como a “mulher de César”. Repetindo o artigo, eu também acho que isto não os tornam menos machos.

Que bom que foi tudo “barriga” de blogs desinformados.

Judith, parabéns pela sua atitude firme. Cuide da sua saúde e volte, para alegria de todas as mulheres e dos homens de boa vontade. Isto será fácil porque você tem dois médicos em casa, já contando com o Felipe, que pela inteligência e sensibilidade reveladas em suas intervenções em nosso Blog, jamais deixaria sua mãe tomar uma atitude política extrema como esta.

E ao nossos blogueiros de plantão só resta aconselhar que tenham um pouco mais de paciência ao tentar furar os outros com “barrigas” intumescidas pelo viés político. Quem com “barriga” fere, com “barriga” será ferido. Em primeira mão e exclusivamente nosso Blog informa: Lula acaba de renunciar à presidência, Dilma, em solidariedade, renuncia à sua candidatura, seguida por Serra, que era Deus no céu e Lula na terra. Marina agora é candidata única. Nossas fontes são diretas do Palácio do Planalto. Foi acrecentado que a esposa de Lula, Marisa, teria declarado: "Se é para ficar fumando e bebendo e ainda tendo que aguentar a Dilma, melhor irmos todos para São Bernardo".

Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com

Quando eu relembro isto eu o faço com tristeza, pois me lembro de ter visto a Lucinha Peixoto aos prantos quando descobriu que tudo o que os blogs publicaram, era verdade, e que fora a Nota da Prefeita, no mínimo, uma miragem. Se ela não fosse uma mulher de fibra nunca mais teria escrito uma linha sequer sobre o fatídico episódio. Mas, resolveu ir à luta e, pedindo desculpas a Deus e ao mundo, continuou com seus objetivos blogueiros e políticos. Graças a Deus, ela continua ai até hoje, com sua sinceridade, responsabilidade e vontade de fazer de Bom Conselho uma cidade melhor.

Agora é que estou vendo que esta postagem já está muito extensa, embora eu não tenha terminado de falar nem do blog matriz. Continuarei noutra postagem quando minhas de obrigações de avô me deixarem.

Entretanto, antes de terminar esta parte, só queria mencionar aqui o episódio lamentável em que se tornou, o que o Felipe Alapenha, ingenuamente, tentou caracterizar como a revelação do ano: Que, Lucinha não existe, e que sou eu que escrevo por ela. Apesar de acreditar nele, na primeira postagem, que ele tinha as melhores intenções, até mesmo de me elogiar, eu achei aquela história de andar arranjando provas para provar o improvável, para não passar por mentiroso, simplesmente, lamentável. Hoje já sei, que o José Fernandes, concordou com isto, mas quanto a este eu até compreendo por que ele já deu muitas provas de que a única coisa que entende de computador é usar o teclado. Talvez, ele ainda tenha aquelas tintas que eram usadas para corrigir os erros, usada por mim no tempo da Escola Pratt, de datilografia em Bom Conselho. Mas, o Felipe, que já era o menino da Lucinha desde a renúncia de sua mãe, tentar duvidar de sua existência é demais. E com aquela do IP, tentando confundir as pessoas que não entendem o que é isto, eu hoje já acredito mais no Pinocchio. Será que foi ele o redator da Nota Oficial citada acima?

(Aguardem, breve ou não, a continuação da continuação sobre os Blogs de Bom Conselho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário