Em manutenção!!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A ROLADA OU ARROLADA?




Por Carlos Sena (*)

Parece piada, mas não é. Pelo menos não deve ser, por conta de ser uma mensagem repassada pra mim, via internet. Mas, diante do exposto a chance de não ter sido verdade é muito pequena, haja vista que nosso idioma a isto se permite. A riqueza da língua portuguesa tem sido evidenciada por todos os estudiosos, inclusive pelo professor Pascoale, que todos conhecemos. A fonética das palavras tem levado a diferentes compreensões, não bastassem outras motivadas pela própria ortografia. Indo direto ao foco, citamos abaixo uma passagem envolvendo a fonética de forma bem humorada. Independente da sua veracidade, vale pelo contexto e pelas gargalhadas que o humor sadio proporciona:

Em uma Vara Criminal no interior do Estado da Bahia, o Juiz vê duas moças esperando sentadas na Sala de Audiências do Fórum.

Ao ver o primeiro processo da pauta do dia, que é sobre um crime de estupro, ele pergunta para as duas:

 - As senhoras foram ARROLADAS no processo?

   No que rapidamente uma fala:

- Doutor, eu sou apenas testemunha “A ROLADA FOI NELA”...

Aproveitando a oportunidade, relembro uma piadinha envolvendo fonética: a mocinha grávida estava dentro do elevador. Meio enjoada, começou querendo vomitar, o que levou uma pessoa a perguntar pra mãe dela: “foi comida”? – "Foi, mas vai casar", respondeu a mãe.

Coisas da nossa língua portuguesa.

-------------
(*) Publicado no Recanto das Letras em 16/11/2010

Um comentário:

  1. A língua portuguesa deixa a gente de saia justa de vez em quando, espero não precisar falar esse tipo de coisa. Um abraço.

    ResponderExcluir