Em manutenção!!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dominguinhos e o Governador no Forró


Dominguinhos


Por Zé Carlos

Ontem quando procurava matérias para nossa página Deu nos Blogs que é a maior fonte de notícias de segunda mão do Agreste Meridional, crusei com uma postagem do Blog do Ronaldo César, cujo título era: “Dominguinhos está sofrendo perseguição ideológica do governo do estado de Pernambuco”.

Eu quase que digo como aquele personagem do Jô Soares, que era um exilado em Paris, e que quando lhe diziam o que estaria acontecendo no Brasil ele repetia: “Você não quer que eu volte!!!” ou “Desliga o tubo!!!”. Só que neste caso já estou aqui em Pernambuco e não posso nem ter o privilégio que teve o avô do governador de se exilar, não sei se em Paris, mas em algum lugar.

Não acreditei que isto pudesse estar acontecendo em nosso estado e em nossa festa maior, o São João. Não é porque Dominguinhos já tocou muito nas feiras de Bom Conselho para ganhar a vida, e portanto colaboramos de alguma forma com sua ascensão como artista, considerando-o um dos nossos, que defendo a primazia do seu fole nas festas juninas. O Dominguinhos é realmente o que de mais puro sobrou do reinado de Luís Gonzaga. Ele não merecia isto, que o título da matéria nos diz. Mas vamos à matéria do Ronaldo César em si para aquilatarmos o tamanho do quiproquó em que está se metendo mais uma vez o governador, nesta região. Talvez muito maior do que o caso D. Moura, que parece esquecido.

O principal herdeiro de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, foi excluído da festa em homenagem ao Rei do Baião, que aconteceu no Recife. Foi "esquecido"! Aliás, estava na primeira lista de artistas e depois foi desconvocado. Uma humilhação, considero.

Agora reclama que as prefeituras de Pernambuco, que recebem apoio do governo do estado, cujo patrocinador e realizador da maioria das festas de São João é a própria Fundarpe, não estão lhe incluindo nos eventos juninos. Aliás, Dominguinhos não reclamou, em entrevista a Geraldo Freire na Rádio Jornal, com muita elegância, disse que não estava mais correndo atrás de festa. É justo, mais do que justo!

Os contratantes devem procurar os artistas que enriquecem qualquer programação. E é claro, que se tratando de São João e forró, Dominguinhos é essencial, indispensável e obrigatório!

Enquanto isso o forró de fuleragem toma conta das programações oficiais com dinheiro público da cultura por todo o estado.

No ano passado ficou a impressão que o esquecimento teria sido porque o artista havia apoiado a campanha de José Serra para Presidente da República. Aliás, Dominguinhos sempre esteve alinhado com  o pensamento político do PSDB. Foram dele as músicas da campanha de Fernando Henrique, nas duas vitórias para presidente. De Alckmin também.

Ora, discordâncias políticas à parte, o que o São João e a cultura tradicional tem a ver com as crenças políticas?

Se de fato for este motivo que tirou Dominguinhos do São João de Pernambuco, vê-se uma perseguição artística descabida no meio musical. Fábio Jr. estará tocando em Limoeiro e Gravatá, e Dominguinhos só toca em Arcoverde. Alguém sabe me dizer se Fábio Jr. toca ao menos um forrozinho sequer? E qual sua contribuição para a cultura pernambucana. Aliás, Zezé di Camargo também estará por aí.

Nosso governador já deu exemplos de como trazer os contrários para o seu lado. Deve dar um novo exemplo de grandeza política e desfazer este grande erro com a história do nosso DOMINGUINHOS!

E MAIS.... LUIZ GONZAGA fazia campanha para a ARENA de Marco Maciel. Se vivo estivesse, estaria nas programações de São João da Fundarpe/Empetur e dessas prefeituras que só contratam porcaria???? “

Começando do fim, caro Ronaldo, não sei ainda qual a programação do São João de Bom Conselho, a não ser que sairão umas 3800 quadrilhas, que agora são “drilhas” pois estamos muito longe de tentarmos ser originais em algumas coisas mesmo em nossas tradições. Vi nos blogs que haverá um conjunto de bandas no Forróbom, e uma delas já está certa. Dominguinhos, não. Basto Peroba, ainda não. Por enquanto, segundo o Blog do Cláudio André a única atração confirmada é o Forró dos Plays.  Com este nome, a prefeita Judith não quer que eu volte e nem vote nela.

Ontem vi uma postagem no Blog da CIT, do Diretor Presidente (aqui), que insinuava que o governador não dava muita bola prá Bom Conselho porque ele achava que tudo estava dominado. Talvez isto seja verdade. Lá meu colega dizia em relação à imprensa que “independência, ausências de proselitismo, lealdade aos fatos e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém, muito menos aos eleitores”. E este domínio eleitoral, quase curraleiro, do governador em nossa região talvez esteja lhe permitindo ações como estas, ou pelo menos, não mandar verificar se isto realmente está ocorrendo. É tarefa dos políticos esquentar as orelhas do governador e a nossa da imprensa, pelo menos a AGD, nanica, fazer com que o governador desperte para o caso.

Lembro que não teremos até o São João um Encontro de Todos por Pernambuco. Então que gritemos para que ele de Recife nos ouça, que Dominguinhos, seja qual for sua tendência política, merece respeito pelo exímio artista que ele é. Sei que tudo é política e o governador mais do que ninguém entende deste mister, mas temos bons políticos ainda em nossa região, e sei que não perderão a oportunidade de dar a importância que o Dominguinhos e outros nossos artistas merecem, promentendo ao governador, se ele não ajudar nisto, ele irá dançar um forró miudinho em 2012.

Eu não sei em Garanhuns, pois não tem muita tradição de festa junina, e nem está querendo criar, como Bom Conselho como o Forróbom. A prefeita garantiria a eleição de 2012 se trouxesse o Dominguinhos para o evento. Eu iria lá dançar e até mudaria meu título. Embora, pelo que vejo, irei para Caruaru e continuarei votando em Recife.

De qualquer forma quero parabenizar o Ronaldo César pelo o alerta, muito justo, justíssimo.

E, quem sabe, o governador seja um leitor assíduo da A Gazata Digital e talvez queira ver o Dominguinhos em ação. Vejam também e curtam enquanto o São João não chega. E aí vocês poderão vê-lo no Forróbom.


2 comentários:

  1. Meu caro Zé, quero agradecer-lhe a repercussão da nossa nota do blog. Temos uma batalha pela preservação das nossas tradições e da boa música, e Dominguinhos é um desses menestreis que vale a pena acompanhar a sua luta. Salve Luiz! Reforço ser um leitor diário deste blog, e considero Bom Conselho como uma das cidades de Pernambuco em que nossa atividade de propagar informações e opiniões encontra maior respaldo da sociedade. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. ESSE GOVERNADOR DE PERNAMBUCO É FEITO O ALTAMIR PINHEIRO: ALTAMENTE VINGATIVO. ÀS VEZES, DEFEITO IMPERDOÁVEL, EXECRÁVEL E PORQUE NÃO DIZER, REPELENTE... SÓ QUE: "QUEM DIZ QUE A VINGANÇA É AMARGA NÃO TEM PALADAR. ELA É DOCE E GOSTOSA". PORTANTO, DEIXANDO A HIPOCRISIA DE LADO E A RELIGIOSIDADE TAMBÉM, ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUE NUNCA COMETEU ESTE ATO?!?!?!

    ResponderExcluir