Em manutenção!!!

domingo, 5 de junho de 2011

L’État, C’est Moi? Eu e o Blog da CIT


Zé Carlos (Foto do Felipe Alapenha)



Por Zé Carlos (*)

Esse negócio de ser blogueiro é uma “coisa de louco”. Ontem escrevi aqui neste mesmo espaço dizendo que blogueiro de Bom Conselho acorda tarde. Talvez para me vangloriar dos meus “cabelos de nuvem”, como diz o  Cláudio André,  que mostram minha idade,  justificando eu me acordar cedo.

Hoje ao fazer o que faço quase todas as manhãs (as outras a Eliúde é que faz) eu vejo o que vai para nossa página “Deu nos Blogs”, que é a nossa mais lida. Hoje já soube que a Dilma não receberá uma Prêmio Nobre da Paz porque ela é uma dissidente do regime iraniano, e vi até uma charge do “derretimento” do Palocci, além das contas erradas no MEC. O prazer de ficar informado eu tento passar para nosso Bom Conselho e adjacências.

Hoje foi diferente, no final, pois encontrei um blogueiro de Bom Conselho que acordou mais cedo do que eu, ou senão ele postou ontem à noite e esta hora ainda está dormindo o sono dos justos e do bons escritores. O Blog do Felipe Alapenha publicou um texto de nome “O Blog da CIT”. Eu já o coloquei em nossa página mais lida. E o fiz com uma ponta de satisfação e orgulho e outra de medo.

Desde muito tempo que algumas pessoas gentis e amigas de Bom Conselho dizem que sou eu que faço o Blog da CIT. Lembro bem do amigo Luis Clério me dizendo que isto corria à boca pequena na cidade, e que podia dizer até quem insinuava isto. Naquela ocasião e em outras onde alguém, querendo ser gentil e carinhoso comigo, me dizia isto, eu sempre disse a mesma coisa, depois de agradecer tão despropositado elogio. Eu até já escrevi no Blog da CIT. Lembro uma vez que escrevi sobre o Paulo Tavares, artigo que até tive a honra de ser republicado na A GAZETA. Mas, inicialmente, e burramente já confessei que eu até era contra a criação de um blog lidado à empresa, CIT Ltda, esta sim, que eu criei. Mas ficou por ai.

Quem nos lê, sabe o que aconteceu muito depois. Meus ex-colegas  da empresa, que hoje sei, pela postagem do Felipe Alapenha, e por outros contatos, são conhecidos em todo o Agreste Meridional, na França e na Bahia, é que me convenceram a ser administrador de um Blog que é  este que vocês estão lendo: A GAZETA DIGITAL, não muito conhecido ainda mas, lutando pela sobrevivência, neste mar de blogs natimortos.

O que o Blog do Felipe Alapenha diz hoje é que sou eu quem escreve tudo que sai no Blog da CIT. Só faltou mesmo ele dizer que eu escrevia até pelo nosso ateu cristão o Cleómenes Oliveira, grande debatedor do Roberto Lira, na área da não religião. Ele também não citou o Sandoval Britto, que também conheço de lá da CIT, e que, além de ser o único petista da empresa não escreve nada, é um “humbertista” histórico.

Este é o meu orgulho. Alcançar o posto de cabelo de nuvem e receber um elogio deste tamanho, embora infundado. Se eu pudesse escrever por tanta gente eu estaria exagerando na herança que os meus pais, seu Carlos e Dona Flora, deixaram para os  meus genes em termos de inteligência. Mas, vaidade é vaidade, tudo é vaidade. Só uma pessoa, que não conheço pessoalmente, mas de tão boa escrita, e quase porta-voz da prefeita Judith Alapenha, que também não conheço pessoalmente, dizer uma coisa como esta, me deixa quase eufórico.

Mas, em também tenho a reação de medo. Certo dia, eu conversando com a Lucinha Peixoto mencionei um fato que aconteceu há muito tempo atrás ao prosear com alguém, que me disse algo parecido com o que o Felipe Alapenha disse em seu blog, e eu fiquei calado, como que consentindo que isto era verdade, talvez um pouco pela vaidade em mim despertada. Vocês sabem o que ela me disse? “Olhe Zé Carlos, se algum dia eu souber que você anda dizendo ou insinuando que você é eu ou eu sou você, eu boto um processo nas suas costas por apropriação indébita de ideias”. Eu sei que ela estava agindo dento do espírito jocoso que lhe é peculiar, mas que ela poderia fazer isto,  poderia, como todos os outros citados na postagem. Eu sei que a Lucinha não irá processar o Felipe por insinuar tal coisa, pois pelo seu objetivo político, quem sabe estarão juntos no mesmo palanque em 2012?

Eu não processarei o Felipe Alapenha por Injúria, Calúnia ou Difamação (ajude-me caro Renato Curvelo eu ouvi sua palestra mas já esqueci a diferença entre estas coisas), pois ninguém processa alguém por nos deixar feliz, orgulhoso, vaidoso. E Deus me livre de me tornar pedante. De qualquer forma só posso agradecer ao Felipe Alapenha, mesmo sabendo do engano em que ele incorre. Repetindo o Palocci (as palavras, não os atos) eu diria que a coisa mais difícil é provar que não fez as coisas, no caso, provar que não é alguém, e eu nem cogito em provar isto, embora concorde que o Palocci pelo menos tentasse, para o bem da República.

Eu fico ainda mais admirando o Felipe, pois sei que sua idea de escrever sobre o Blog da CIT, imputando a mim sua autoria, foi uma leve reação ao que escrevi aqui sobre sua rusga com o Cláudio André, o Poeta, e mostra apenas que ele reconheceu meus argumentos como válidos e que também é um leitor de nossa modesta AGD. Mas aqui eu já digo a Lucinha Peixoto, antes que ela me venha com quatro pedras na mão. Desta vez, não fui eu quem insinuei a estapafúrdia notícia de que eu sou você e você é eu. Foi o Felipe Alapenha.
---------
(*) A foto foi tirada no cafezinho de Luis Clério pelo Cláudio André. A mulher que está atrás de mim não é a Lucinha Peixoto, como chegaram a insinuar quando foi publicada pela primeira vez.

2 comentários:

  1. Prezado Zé Carlos,

    TODO A REGIÃO DO AGRESTE MERIDIONAL OS TÊM(VOCÊ e LUCINHA), COMO AS PESSOAS QUE MELHOR ESCREVEM POR ESSAS BANDAS. ALIÁS, PELO TALHO DOCE QUE POSSUEM AO ESCREVER, OS DOIS COSTUMAM FAZER DA TECLA OU PENA(CANETA), UMA ESCRAVA(NO BOM SENTIDO, CLARO!!!) SUAS INTELECTUALIDADES CAUSAM SURPRESAS ATÉ PARA OS DICIONÁRIOS. AGORA, PELAS NÁDEGAS DO PROFETA!!! PERAÍ!!!COMO É MESMO ESSA FUSÃO!!! É 2 EM 1, É!!! COMO É QUE É “MERMO”?!?!?! QUEM? COMO? O QUE? AONDE?!?!?!

    ResponderExcluir
  2. Caro Altamir,

    Pelo que falou o Felipe Alapenha parace que são 7 ou 8 em 1. Assim não tem quem aguente. Agora é com os "citeiros", que conheço a todos e não merecem serem chamados de fantasma.

    Eu chega tenho medo de quando a Lucinha voltar da missa. Espero que não sobre prá mim.

    Zé Carlos

    ResponderExcluir