Em manutenção!!!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Resultado da enquete, e, vocês já podem votar na outra...




Por Zé Carlos

Estive colocando na página “Deu nos Blogs”, uma postagem do Blog do Cláudio André, o Poeta, sobre a administração do município de Terezinha. Eu sei que é uma cidade pequena, mas vejo também, quando passando pela pista, que está se fazendo muitas  coisas por lá, inclusive um portal. Ele cita uma pesquisa que dá à administração do município uma aprovação de 81,8%.

Nada melhor para analisar os resultados de uma enquete, do que saber exatamente o seu significado, comentando outra. Eu mesmo já fiz várias ressalvas aos resultados de nossas enquetes (por exemplo, aqui). E quando encontramos uma análise de resultados para começar a analisar a nossa, é bom demais.

Qual o significado dos 81,8% de aprovação da administração de Terezinha?

Primeiro, apesar do Poeta ter tido acesso aos resultados todos da pesquisa ele não  nos informa as margens de erro. Pesquisa sem margem de erro vira enquete de blog, e penso não ser a este tipo de pesquisa a que ele se refere. Mesmo assim, com um percentual tão expressivo em valor, não há margem de dúvida que houve uma aprovação da atual administração.

Mas, e em segundo lugar, não é citada de onde provêm a amostra nem o seu tamanho. Se esta pesquisa foi feita com pessoas que passavam por aquelas lombadas gigantes que existem na PE-218, em frente à cidade, o resultado seria um, se a pesquisa foi feita com os habitantes da cidade com métodos que levem a uma boa representatividade, o resultado seria outro.

E, já emendando com o terceiro lugar, não há referências sobre o quem fez a pesquisa. Sem saber quem faz a pesquisa, só quem pode acreditar nos seus resultados é quem pagou para que ela fosse feita. E tenho certeza, que o prefeito de Terezinha, mesmo que possa ter sido o contratante, deve ter escolhido uma empresa com credibilidade suficiente para fazê-lo, a não ser, o que não creio, que ele goste de se enganar a si próprio. Isto poderia até ser normal, se a pesquisa fosse feita para consumo interno, mesmo assim, é difícil imaginar alguém que se delicie com auto-engano. Portanto, junto com os resultados da pesquisa, deverá vir sempre quem a fez. Senão, é difícil acreditar nos resultados.

Eu sei que todas estas informações devem constar do relatório da pesquisa e deve ter deixado o prefeito muito contente, pois até já pensa num re-candidatura. Apenas talvez o Poeta tenha deixado de divulgar, o que é uma pena, pois não dar para acreditar e nem para aplaudir, sem sabê-las.

E agora comecemos a divulgar um resultado de outra pesquisa. Um enquete do nosso Blog. Nossa enquete tem muito a ver, ou é similar, com a análise acima, mesmo que a pergunta seja outra.

“Você acha que a prefeita Judith Alapenha será candidata à reeleição em 2012?”

Pois, mesmo indiretamente, ela tenta descobrir como as pessoas avaliam a administração de nossa prefeita, Judith Alapenha. Ninguém seria masoquista o suficiente para responder “sim” a esta pergunta se achasse que sua administração foi um fracasso. Então, aqueles que responderam “sim” devem achar que sua administração foi boa e que deveríamos repetir a dose. O mesmo se aplica ao “não”, pois ninguém seria tão “mau” (prá Bom Conselho) o bastante para dizer que a Judith se candidatasse mesmo achando que ela fez um péssimo governo.

Antes de continuarmos apresentamos o nosso resultado, que veio de 52 computadores votantes, o que para nós é uma multidão, e foi o seguinte:

Sim – 16 (30,77%)
Não – 36 (69,23%)
Não Sei – 0 (0%)

Nem entraremos na questão de perguntar se isto significa que quase 70% dos votantes não aprovam a gestão da prefeita. Pois, pode ser que sim ou pode ser que não. Deixamos isto para a análise dos leitores.

Preferimos apenas dizer que o Instituto de Pesquisa foi a AGD. Não temos margens de erros pois é impossível calculá-las, e se a amostra é representativa ou não, depende do que consideramos o universo de nossa dúvida. No fundo, no fundo, cumprimos nosso papel de usarmos o meios de que dispomos para informar à comunidade bom-conselhense sobre alguns fatos que nos atingem.

Eu adoraria, que a Prefeitura de Bom Conselho, fizesse também pesquisas, através de institutos  independentes e nos informasse os resultados, sobre os muitos aspectos do município, como foi feito em Terezinha. Já prometo que, se estas pesquisas foram feitas e nos enviarem os resultados completos eles serão aqui publicados e com todo prazer que informar nos proporciona.

É dentro deste propósito que hoje já lançamos outra enquete, ainda cheirando a milho, suando no xaxado e ralando o bucho no baião, depois do Forróbom. Perguntamos a todos:

“Qual a nota que você dá ao Forróbom 2011?”

Como a festa ainda está terminando, deixem para votar quando puderem. Por isso o tempo da enquete será ampliado para 10 dias. Quem foi à festa vota com todo os sentidos, quem não foi vota apenas com a visão e ouvidos, dos Blogs, e da Rádio Papacaça. É uma forma de participar, mesmo de longe das coisas de nossa terra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário