Em manutenção!!!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Resultado das Enquetes




Por Zé Carlos

Hoje tenho uma missão espinhosa, mas necessária. Foi ideia minha colocar uma enquete no ar para aquilatar o que o público conectado de Bom Conselho e adjacências achava de um affaire que houve entre dois dos nossos conterrâneos, que tentei historiar aqui para orientar a votação e não os votos. Então é minha responsabilidade proclamar os resultados.

Durante quase um mês a enquete ficou aberta. O número de pessoas que votaram me surpreendeu. Ou melhor, o número de computadores que foram usados para votar me surpreendeu. Em nossas enquetes anteriores nunca chegamos a mais de 30 computadores. Será que Bom Conselho está mais conectado agora? Eu acho que sim. Mesmo assim quero repetir o significado deste resultado, dentro daquilo que me foi passado, do que seja uma enquete no Blogger.

Em primeiro lugar jamais podemos dizer que Bom Conselho pensa assim ou assado porque a enquete deu tal ou qual resultado. Como eu já tentei explicar, lidamos com uma amostra, ou pedaço da coisa que queremos analisar, que talvez não seja tão representativa do conjunto ou do todo. Os estatísticos de plantão dirão: Mas, nenhuma é. Eu respondo: Nestas enquetes, deste tipo,  a coisa é pior pois não temos nenhum jeito de medir quais sejam as margens de erro, o que outras pesquisas permitem. Por exemplo, ontem eu vi o resultado de uma enquete no Blog do Cláudio André. Lá ele perguntava: Você votaria num candidato indicado pelo ex-prefeito....? Eram três enquetes incluindo três nomes: Audálio Ferreira, Daniel Brasileiro e Gervásio Matos. Sem me deter em perguntar o que realmente o Cláudio queria saber, eu vi os resultados, respectivavamente, para o “sim” e para o “não”: 43 e 56, 49 e 51, 42 e 57, em termos percentuais. Então se tivéssemos uma margem de erro de 1%, o “sim” e o “não” de Daniel estariam empatados e os dos outros indicariam que houve um vitória do “não”. Ou seja, para efeitos práticos, se tivesse algum, o Audálio e Gervásio, mesmo indicando o Lula, perderiam as eleições, enquanto o Daniel mesmo indicando o Zé Bebinho, ainda poderia ganhar. Sem saber a margem de erro, a enquete só teria efeitos práticos se só os mesmos computadores votassem, repetindo os seus donos ou usuários.

Em segundo lugar, a ideia de uma pessoa um voto que temos a partir das  eleições comuns, raramente valeria aqui. Mesmo um solitário contumaz como o Ponta Baixa, tendo só um computador em casa, pode ter combinado com o irmão de votar com as opiniões dele pois estava por fora do motivo e coisas envolvidas na enquete. Eu raciocino sempre que um voto de computador está mais para uma decisão coletiva, do que para um voto individual. E que devemos multiplicar os 50 computadores por 4 para termos o números de pessoas que opinaram, aproximadamente.

Em terceiro lugar, alguém pode votar mais de uma vez usando mais de um computador. Por exemplo, dizem que em Bom Conselho, como os blogs fazem muitas enquetes que envolvem políticos e seus interesses, durante sua vigência, as “lan houses”,  são muito mais frequentadas. Eu não duvidaria se já existissem os “votantes profissionais”, como existem os cabos eleitorais nas eleições dos Tribunais Eleitorais, e que podem fazer a diferença. Um exemplo claro do que pretendo dizer é a enquete em curso no excelente Blog do Tiago Padilha, que pergunta quem deverá ser o prefeito de Bom Conselho. Eu ainda nem votei, mas já ontem vi que mais de 200 computadores já votaram. E ainda faltam 5 dias para terminar a enquete. Eu ficaria muito alegre se Bom Conselho já estivesse tão conectado assim. E já vi enquetes, feitas no Blog do Cláudio André, onde são 600 votantes. Apesar de saber que tudo pode acontecer e alguém ligar para alguém para votar na Oropa, França e Bahia, já que nossos blogs vão para todos cantos do planeta, este número ainda indica que não há uma relação direta do voto individual com o computador e com os resultados da enquete, como se fosse uma eleição para prefeito, de verdade.

Há coisas imorais, ilegais, desonestas envolvidas? Talvez sim talvez não, igualzinho ao que ocorre com todas as eleições. Há assuntos que são mais interessantes outros menos interessantes. Blogs mais vistos outros não. Temas mal colocados, outros não. Por exemplo, o Blog do Felipe Alapenha que me elogiou muito dizendo que eu sou o “cão chupando manga”, pois escrevo por umas 8 ou 10 pessoas (embora longe do Fernando Pessoa que escrevia por 127), fez uma enquete, onde já previa, além da separação de Rainha Isabel de Bom Conselho, as pessoas que poderiam ser seu prefeito. Resultado: quem ganhou a enquete foram os “outros”. Talvez se ele tivesse colocado o meu nome na disputa, eu talvez tivesse ganho, pois se já escrevo por tanta gente, por que não escrever como prefeito de Rainha Isabel? Afinal lá eu já conheço o Sebastião, pais da professora Rita. Enfim, como na vida, tudo é mais complicado.

Vamos então aos números finais da enquete, que assim podem ser resumido:

Pergunta: Você acha que a Ana deveria pedir desculpas públicas ao Ronaldo?

Votaram Sim: 41 (73,25%)
Votaram Não: 11 (19,64%)
Votaram Não Sei: 4 (7,11%)

E daí? Que juízo de valor poderemos tirar destes números? Com todas as ressalvas acima mencionadas, aqueles que deram sua opinião ao responder a pergunta, em sua grande maioria acham que a Ana Luna deveria pedir desculpas públicas ao Ronaldo. De todos este votos, só existiu um que foi declarado e aberto, que foi o do Beto Guerra,  que votou no não. Eu também dei minha opinião mas, ao contrário dele, deixo-a entre os números.

Os mais interessados no assunto que façam seu julgamento particular e ajam de acordo. Nós como imprensa nanica, cumprimos o nosso papel, e vamos continuar fazendo. Por causa desta enquete perdemos um colaborador assíduo do nosso Mural, o Beto Guerra. Foi uma pena. E foi pensando nisso que ontem, por um acontecimento fora do nosso controle, ao termos um problema com o nosso Mural, resolvemos consultar as pessoas sobre a importância dele para a comunicação entre os bom-conselhenses. Parece que o resultado demonstra, pelos resultados parciais até a hora que escrevo que o Mural é útil, embora nem todos concordem com isto. Tivemos, até o momento 3 votos que nos dizem que ele não serve para coisa alguma. Ficaremos por enquanto com os outros 28 que acham que ele é útil.

Em tempo, os 3 que disseram que o Mural não serve prá nada, não declaram seu voto, e nem queremos que o façam. Que fiquem dentro dos números, e sempre respondendo nossas enquetes.

Ainda, em tempo: Você acha que Rainha Isabel deveria se emancipar de Bom Conselho? Aguardem um pouco prá  responder. Se a resposta for positiva procuremos uma lista de interessados em serem prefeitos de Rainha. Teremos outra enquete.

Desculpem mas, ainda em tempo, e sobre a enquete do Tiago Padilha. Eu não vi lá os nomes de duas pessoas que foram faladas como interessadas e com potencial para o cargo de prefeito. O José Maria Taveira, que já esteve até no cafezinho do Luis Clério colocando sua plataforma de governo, o Emanoel Luna que só na A GAZETA 287 deu uma entrevista de página inteira não descartando a possibilidade de ser candidato, e como sabemos que ele tem pedigree, está também faltando na enquete. E, finalmente, o Bizunga, que já até ganhou a preferência para ser o prefeito quando comparado com a prefeita Judith Alapenha, no Blog Gustavo Pereira. Nestas enquetes tem sempre que haver um item “Outros”, e se houvesse na do Tiago Padilha, com o número de votos que o Bizunga teve, “Outros” ganharia sem dúvida. Quem sabe o Bizunga não está entre os “Outros” que ganharam para prefeito de Rainha Isabel na enquete do Blog do Felipe Alapenha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário