Em manutenção!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Uma enquete: "Você acha que a Ana deveria pedir desculpas públicas ao Ronaldo?"

Ana, Ronaldo e Lucinha

Por Zé Carlos

De: ANA LUNA em 28/04/2011
Para: TODOS
AMIGOS, AMANHÃ, SEXTA, UVAPASSA NO PROGRAMA DA CRISTINA ROCHA, SBT A PARTIR DAS 16 HORAS....BJUSSSSSSSSSS
Meu e-mail

De: RONALDO DIAS em 29/04/2011
Para: TODOS
PREZADOS, TENHO OBSERVADO QUE NESTE SITE, O QUE REM PREVALECIDO SÃO SOMENTE AMENIDADES E ASSUNTOS DE NATUREZA PESSOAL, E CREIO QUE TEM CASOS QUE REALAMENTE MEREÇE NOSSA ARENÇÃO, POIS ESTAMOS LIDANDO COM COISA SERIA, MAS O QUE EU GOSTARIA É DE VER ESS SITE UM POUCO MAIS APIMENTADO", COM DISCUSSÕES DE ASSUNTOS DO NOSSO DIA-A-DIA, E QUE TENHA CERTA RELEVANCIA. POR EXEMPLO TEM COISA MAIS CHATA DO QUE ESSE "UVAPASSA"? O QUE É ISSO?- RONALDO DIAS DE MELO-RIO-DE-JANEIRO.
Meu e-mail

De: ANA LUNA em 30/04/2011
Para: RONALDO DIAS
PREZADO SR. RONALDO DIAS.O SENHOR TEM TODA RAZÃO .HÁ COISAS MUITO MAIS IMPORTANTES A SEREM DEBATIDAS.COMECE COM UMA BOA AULA DE PORTUGUÊS.EM SEU TEXTO, MAL REDIGIDO , HÁ ERROS ATÉ DE CONCORDÃNCIA.....VAMOS LÁ! ANIME-SE E EM VEZ DE ACESSAR O PAPACAÇA MURAL, ACESSE UM SITE QUE ENSINA NOSSO IDIOMA.CARINHO DEANA LUNAUVA PASSA
Meu e-mail

De: RONALDO DIAS em 02/05/2011
Para: DONA ANA LUNA
PODE FICAR SOSSEGADA, QUE VOU LHE PROCURAR UM SITE PARA APRIMORAR O MEU IDIOMA, QUE PARA A SRA. IMAGINO EU, DOTADA DE POUCOS RECURSOS EM NOSSA LINGUA, NÃO DEVA COMPARTLHAR DE DEBATES NESTE ESPAÇO, DEVIDO A SRA. ALEM DE MOSTAR O SEU DESPREZO, AINDA ATUA DE MODO PRECONCEITUOSO. ESPERAVA DA SRA. UM COMPORTAMENTO MAIS ELEGANTE E NÃO SER TÃO AGRESSIVA. DE QUALQUER FORMA TRMHA BASTANTE SUCESO NA SUA VIDA LITERARIA, ACREDITO QUE PELOS LIVROS QUE A SRA LEU E ATE ESCREVEU, O SEU ESPAÇO NA ABL, ESTARÁ GARANTIDO. DIAS FELIZES PARA A SRA. COM CARINHO. RONALDO DIAS. RIO-DE JANEIRO.
Meu e-mail

Lucinha Peixoto em 02/05/2011

Por acaso passei hoje no Mural do SBC. Apimentou geral. O Sr. Ronaldo Dias botou fervendo na Ana Luna. Para mim ambos tem razão. A Ana Luna tem todo direito de anunciar o UvaPassa no SBC, e não anunciar aqui na AGD. E, talvez por isso o Ronaldo tenha toda razão de não conhecer o UvaPassa, pois quase ninguém ler mais o Mural do SBC. Mas, por outro lado, ambos não tem razão. Ana Luna chamou o Ronaldo de apedeuta e este reagiu chamando ela de grossa. Mesmo que Saulo não apareça mais para atualizar a Academia Pedro de Lara, o Mural, como é automático continua funcionando, e eu noticio aqui para ver se o SBC todo não morre. Vão lá no Mural do SBC e participem. Está apimentado. É xingamento de tudo que é lado. Eu já xinguei muiiiiito lá também. Hoje, só escrevo aqui neste espaço, onde mantenho a compostura. Eu odeio brigas. Estou terminando de escrever os capítulos finais do Casamento Real em Seráfia, sem xingamentos. Aguardem!!!
Meu e-mail

Lucinha Peixoto em 07/05/2011
Eu já estava desesperançada. Não ia mais à APL. Ia só no Mural do SBC, para verificar se a Ana Luna já havia pedido desculpas ao Ronaldo Dias pela grosseria da concordância verbal com ele cometida. E hoje estou aqui, salva das águas do Recife, e avisada pela amiga Maria Caliel, que as noivas da Ana e a vida do Gildo estavam de volta, na APL. Fui lá e além destes textos, estavam lá os de Zetinho (todos publicados aqui na AGD e voltarão a serem publicados no Blog da CIT), e um monte de textos do nosso Diácono Di, que por alguns títulos terei assunto por mais de uma semana. Viva! Viva! Tenho que encontrar um bonequinho adequado. Só falta agora o Saulo explicar porque deu este prejuízo aos leitores de Bom Conselho. 
Meu e-mail


Este diálogo, publicado no Mural do SBC e no Mural da AGD dias atrás (é apenas um resumo, quem quiser os detalhes, deve ir direto às fontes), já gerou muitas letras. Principalmente, da Lucinha Peixoto e da Ana Luna. A primeiro tomou as dores do Ronaldo e a Ana ficou com suas dores. Ontem li, em nosso Mural, aqui na AGD, um recado do Diretor Presidente, onde ele falava da rusga delas e que prezando ambas as duas não gostaria de se meter (o DP não esqueceu das aulas do Zezinho, quando ele dizia que esta expressão não era errada mas, era um pleonasmo literário e já fora usado por muitos indivíduos bons de língua, como por exemplo, o Rui Barbosa que dizia: “Ambas as formas são gramaticais? São-no ambas as duas”) .

Igual a ele, eu não gostaria de me meter no debate, pois o tempo é curto, apesar de o achar importante, nestes tempo em todos lutamos por “um vida melhor”. Já hoje, recebi um telefonema do DP, que depois de relatar suas posições sobre o caso, sem querer que elas se tornassem públicas, disse que adoraria opinar sobre ele, da mesma forma que ele opina sobre todas as coisas: secretamente. Pensamos juntos, então. E chegamos à conclusão de que a melhor forma de sermos “anônimos das ideias” é usar o mesmo mecanismo da democracia que tanto admiramos: o voto. Por que não uma enquete?

Continuamos a pensar juntos enquanto falávamos e até brigávamos a respeito da importância do hexa campeonato. Será que as pessoas envolvidas no debate vão querer fazer parte de uma enquete pública? Por que não? Respondeu o DP. E foi além. Hoje, e em qualquer época, quem não quer sofrer críticas não se torna uma pessoa pública. E todos os envolvidos são pessoas públicas, inclusive nós, por estarmos dando estes “pitacos” através dos Blogs. Quem não quer sofrer críticas ou elogios do público, escreve diários secretos, para serem publicados depois da morte.

Ele me convenceu. A AGD, volta com suas enquetes, envolvendo as opiniões da Lucinha Peixoto e da Ana Luna em relação à crítica desta última ao Ronaldo Dias. Ficamos então pensando em como formular a pergunta, que refletisse todo o imbróglio. Por uma lado a Lucinha (que até fundou o Movimento dos Sem Concordância Verbal, o que já daria outra enquete) diz que, pelo diálogo mostrado acima, a Ana Luna deveria pedir desculpas públicas ao Ronaldo Dias. E Ana Luna se recusa a fazê-lo, pelo menos até o momento que lhes escrevo. Se as desculpas vierem, a enquete perde um pouco a sua força presente, mas não perde a capacidade de orientar as pessoas para opiniões futuras.

Então, agora há pouco reuni todo o meu staff e decidimos perguntar aos bom-conselhenses e a todos que nos lêem:

Você acha que a Ana deveria pedir desculpas públicas ao Ronaldo?

Vamos, pelas limitações da ferramenta de enquete, fornecida pelo Blogger, gratuitamente, e de cavalo dado não se olham os dentes, limitar as respostas a “sim”, “não” e "não sei". Já aviso que “as enquetes do Blogger” é uma ferramenta que não permite, depois de lançada, a interferência dos administradores dos blogs, a não ser sua retirada completa. Os administradores, nem mesmo o Blogger, podem identificar aqueles que nela votam, mantendo, igual a uma urna eletrônica, o anonimato para os votantes. Para ser mais claro, os votos são dos computadores, que só podem votar uma vez, pelo o que eu saiba. Então se na família existirem divergências, ou comprem computadores para as crianças ou discutam antes de votar.

Espero que o resultado da enquete, no prazo de 15 dias dados para reflexão, sirva como uma orientação futura, mais do que qualquer demonização de quem quer que seja no presente. Para aqueles que quiserem tornar públicas suas opiniões, com mais letras, temos o nosso Mural, além do nosso e-mail para enviarem textos mais longos, que serão publicados, se acharmos conveniente ( agazetadigital@citltda.com ).

E vamos à urna instalada ai no lado direito do Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário