Em manutenção!!!

domingo, 8 de maio de 2011

MÃE

MÃE


Por Zé Carlos

Mãe é algo tão importante que escrevinhador ruim não deve nem tentar mencioná-la em seu dia. E eu não farei isso. Minha homenagem será não escrever nada sobre o dia das mães. Nem mesmo mencionar que não sei porque ele cai no segundo domingo maio. Deus me livre de aqui dizer que mãe é tudo igual e só muda de endereço, pois elas não tem endereço. Não usarei jamais seu santo nome em vão.

Nem me atrevo a falar sobre minha mãe e jamais diria que ela sempre foi minha grande amiga e nem direi que nem sempre obteve minha reciprocidade. Ser filho é ser filho, ser mãe é ser mãe. Sobre filho posso escrever, sobre mãe não. Ser filho é fazer a mãe padecer no paraíso do poeta e nem pensar que este paraíso existe. Ser filho é nem ligar para o que a mãe representa em sua vida. Ser filho é sofrer quando ela se vai, não por amor, mas por não ter mais a quem explorar e fazer padecer.

Nem quero pensar em minha mãe ou escrever sobre ela. Seria uma audácia de minha parte. E audiciosa foi ela ao me colocar no mundo, fazendo-a sofrer por amor. Dizer que sofrimento de amor não dói é apenas uma bela frase que jamais deve ser dita em relação às mães. Aliás nada deve ser dito por um mau escrevinhador sobre mães.

E para homenageá-lo em seu dia,  o que pode fazer um blogueiro? Que pergunta boba! Blogueiro bloga. E blogar, no dia das mães, é copiar e colar coisas bonitas, cafonas, sentimentais piegas, chorososas, perfumosas, lacrimejantes e deixar que os leitores que já tiveram mãe um dia, lembrem um pouquinho dela. Bloguemos:

Ser mãe

Por Coelho Neto

Ser mãe é desdobrar fibra por fibra
o coração! Ser mãe é ter no alheio
lábio que suga, o pedestal do seio,
onde a vida, onde o amor, cantando, vibra.

Ser mãe é ser um anjo que se libra
sobre um berço dormindo! É ser anseio,
é ser temeridade, é ser receio,
é ser força que os males equilibra!

Todo o bem que a mãe goza é bem do filho,
espelho em que se mira afortunada,
Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!

Ser mãe é andar chorando num sorriso!
Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!
Ser mãe é padecer num paraíso!

-------------

Para sempre

Por Carlos Drummond Andrade

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
  
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

-------------

De mãe!

Por Desconhecido

Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido,aquele que ela mais amava.E ela deixou entrever um sorriso,respondeu:
"Nada é mais volúvel que um coração de mãe". E como mãe lhe respondeu: o filho predileto,aquele a quem me dedico de corpo e alma é o meu filho doente até que sare
O que partiu, até que volte
O que está cansado, até que descanse
O que está com fome, até que se alimente
O que está com sede, até que beba
O que está estudando, até que aprenda
O que está nu, até que se vista
O que não trabalha até que se empregue
O que namora, até que se case
O que casa até que conviva
O que é pai, até que os crie
O que prometeu, até que cumpra
O que chore, até que cale
E já com o semblante bem distante daquele sorriso completou:
O que me deixou, até que o reencontre
Parabéns pelo seu dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário