Em manutenção!!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

A utopia que deu certo



Por Zé Carlos

Li o artigo da estudante de jornalismo gaúcha, Caroline Berbick (aqui neste Blog e aqui no Blog da CIT). Fazia tempo que não ficava orgulhoso. Só um pouquinho com o meu neto e mais um pouquinho com a manutenção do hexa. Mas estes “orgulhuzinhos” não contam diante do “orgulhozão” que tive quando o li.

Naquelas épocas passadas e até históricas já para o ritmo em que corre a história em nosso meio digital, quando eu resolvi abandonar o barco da computação gráfica por falta de talento e neurônios suficientes, entregando a CIT Ltda ao Diretor Presidente, eu jamais esperaria que as aporrinhações da Lucinha, do Cleómenes, da Eliúde e de outros para criarem um blog, poderia ter dado tão certo.

Hoje dou “a mão à palmatória”, quando leio o seguinte , da nobre jornalista, com seu texto de fazer inveja ao Carlos Heitor Cony:

Apesar do avanço da inclusão digital, o Brasil ainda tem longo caminho a percorrer para superar a barreira que a desigualdade social impõe ao acesso de todos ao computador. Um estudo feito em 2007 pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, intitulado Lápis, Borracha e Teclado, revelou que entre os 10% de população mais pobre, apenas 0,6% tem acesso a computador com internet. Enquanto isso, entre os 10% mais ricos, esse número é de 56,3%. O estudo mostra, também, que somente 13,3% dos indivíduos de raça negra usam a internet, mais de duas vezes menos que os de raça branca (28,3%). As discrepâncias regionais também chamam a atenção. Os índices de acesso à internet das Regiões Sul (25,6%) e Sudeste (26,6%) são mais de duas vezes superiores aos constatados nas Regiões Norte (12%) e Nordeste (11,9%). No Distrito Federal, 41% da população usa a internet, ao passo que, em Alagoas, apenas 7,7% o fazem.


Pois é na Região Nordeste, onde se tem o menor índice brasileiro de acesso à internet, que vive Lucinha Peixoto, uma mulher que ignorou algumas estatísticas. Lucinha vive no agreste de Pernambuco, a 280 quilômetros de Recife, na cidade de Bom Conselho. Trata-se de uma cidade de 45 mil habitantes, que sustenta o título de terra natal de Pedro de Lara, com economia baseada na pecuária, ensino de diretrizes autoritárias (reflexo que ainda persiste da ditadura), e uma característica bastante interessante: atividade blogueira intensa.


Lucinha é uma das pioneiras dos blogs de Bom Conselho de Papa-Caça. Perto da “boa idade”, como se classifica, ela se considerava uma ciberfóbica: “Sobre computador não tinha conhecimento nenhum. Sentimento, pavor”. Mas de forma lenta, segura e gradual, Lucinha foi se adaptando, e hoje utiliza tranquilamente a máquina: “Tive o incentivo dos meus filhos. Foi através deles que consegui me aproximar do bicho e descobrir que ele não mordia, embora hoje saiba que pode provocar crises existenciais, sociais e políticas, que podem ser terríveis.”

Parte da aproximação de Lucinha à informática se deu pelo seu trabalho. Ela era secretária de numa empresa chamada CIT LTDA, que produzia vídeos de entretenimento e reflexão, utilizando computação gráfica. Porém, nas palavras de Lucinha, depois que o Diretor da Empresa decidiu que, a partir de uma certa idade, computação gráfica seria demais para os seus neurônios, todos passaram a investir no Blog da CIT, onde Lucinha é uma das colaboradoras mais assíduas.


O Blog da CIT foi pioneiro na cidade e, desde 2008, já recebeu quase 100 mil acessos. As atualizações são feitas quase diariamente pelos membros da equipe, pouco menos de dez colaboradores. Intitulado “Um Blog de Bom Conselho”, a página apresenta crônicas bastante elaboradas sobre diversos assuntos: acontecimentos gerais, política, cultura. Até biblioteca o blog tem, com links de livros indicados pelo conselho editorial. A ideia empolgou os conterrâneos de Bom Conselho, e outras pessoas que também não se satisfaziam em apenas publicar seus comentários no site da prefeitura, que segundo eles, faz certa censura, passaram a criar seus blogs.


Formou-se uma comunidade blogueira extremamente crítica e reflexiva em Bom Conselho. Assuntos polêmicos, discussões políticas, textos de qualidade, todos conversando entre si. Agora, a novidade da rede virtual da cidade é o blog A Gazeta Digital. Bom Conselho tem um jornal chamado A Gazeta, mas, apesar dos pedidos, o periódico nunca se aventurou a migrar para a internet. Pois a comunidade blogueira, em especial o Blog da CIT, se apropriou da missão e criou a própria Gazeta Digital, que tem por objetivo ser um blog noticioso. A ideia inicial é publicar conteúdo produzido pela comissão editorial, mas também receber contribuições por e-mail para preencher espaços destinados a artigos, avisos, fotos, e assuntos como história e geografia, política e economia, sociedade e turismo. Em cinco meses, foram, pelo menos, 15 mil acessos. Por ser novo, ainda existe muita expectativa e formatos a serem mudados. Tudo guiado pelas manifestações dos leitores e pelo prazer de escrever da equipe.


Bom Conselho, cidade pequena do agreste de Pernambuco, tornou-se um centro de comunicação alternativa de alta qualidade. Lucinha Peixoto, que não largou das panelas e nem do neto, se faz ouvir não só em Pernambuco como em qualquer outro lugar do mundo, levando sua literatura e reflexões de pessoa vivida. Valquíria Gratti e Renato da Silva, antes desqualificados para os empregos que sempre tiveram, agora têm no currículo a esperança de novas oportunidades. Isso chama-se inclusão digital.”

Sem falsa modéstia na pequena parte que me concerne, a atividade blogueira realmente, era uma antes do Blog da CIT e outra depois. E a Lucinha foi decisiva em tudo isto, sem tirar os devidos méritos dos seus colegas de empresa. Embora naquela época o Site de Bom Conselho (SBC) fosse mais independente das hostes oficiais, com seu mural muito mais informativo, embora desse muito mais trabalho, inclusive de censura, ao seu administrador. Foi o Blog da CIT que abriu as portas para diversos escritores bom-conselhenses, alguns ainda hoje colaboradores e outros não.

Realmente o Blog foi o pioneiro na cidade, e eu durante dois anos “rui a corda” por não ter embarcado junto na mesma aventura. Só ficava observando e poucos vezes sugerindo coisas, muito menos do que os componentes do Blog me sugeriam. Até que fui invadido certa vez pela Lucinha e pelo DP, que deram a ideia da A Gazeta Digital. Todos pensamos inicialmente nas promessas do amigo Luis Clério em fazer o seu jornal com um apêndice digital, e esta foi a ideia inicial. O importante do artigo da Caroline é que ela pesquisou tudo nos Blogs, como boa jornalista que é, e falou tudo certinho, com algumas não importantes exceções. O Luis Clério, igual a mim com o Blog da CIT, também “roeu a corda.

A A Gazeta Digital já está há quase seis meses no ar e já faz a sua parte, como gente grande. Nem tudo são flores. Mas vamos levando. A informação vinda diretamente para nós de Bom Conselho, ainda é muito pouca. Vejam o caso do falecimento de Joanita, que ontem nos foi informado pelo Beto Guerra. Ainda não sei como nem quando aconteceu, pois em nosso orçamento não existe verbas para telefones, e nossas fontes nem sempre dão valor ao que nós mais antigos damos. Talvez tenha dado na rádio. Mas, a atividade de é quase incompatível com rádio.

Isto se explica, em parte, por sermos ainda a cidade dos coronéis. Quando vamos esquecendo isto, um vereador leva uma surra, e jura de pés juntos que houve motivação política. Como esperar que nos mandem notícias que contrariem os novos coronéis? Em Bom Conselho tudo é política. Nascimento, batizado, enterro, missa, cafezinho, carnaval, forrobom, água, esgoto, saneamento e tudo mais. E nestes tempos eleitorais, até notícia de morte, precisa ser checada e rechecada para não bancarmos o bobo.

Queremos divulgar mas, ainda vivemos sonhando com o Pedro de Lara para divulgar o nome de Bom Conselho, a partir do programa de sua mulher, e agora esperando que a bela e esforçada Ana Luna diga uma palavrinha num programa de TV ou noutro enquanto a UvaPassa. Até agora, só houve comentários ao artigo da Caroline, de blogs de Garanhuns que reconheceram, há muito, a importância do Blog da CIT na região. O artigo foi muito mais longe do que o Sudeste e alcançou o Sul do Brasil, pelo esforço, principalmente da Lucinha Peixoto.

Uns dizem que não é um esforço desinteressado, pois ela quer mesmo é ser vereadora em Bom Conselho. E que tem isto com o silêncio em relação a um artigo que apenas diz a verdade? Só há a explicação do elefante: “1 elefante incomoda muita gente, 2 elefantes incomodam incomodam muito mais....” Sabendo que ele vai me odiar por compará-la a um elefante, eu digo que a Lucinha são 10 elefantes. A proposta dela de baixar o salário dos vereadores para um salário mínimo, suas ideias sobre o governo do povo que e a exclui e assim exclui uma parte do povo como ela se julga, suas opiniões sobre o tráfico em Bom Conselho, que mais parece cidade indiana, alguém aparece para dizer que a solução passa por semáforos, suas opiniões de católica consciente e altiva e que como ela diz, “não é ovelha”, e outras e outros fazem as pessoas tentarem esquecer até que nossos Blogs existem. Sem eles tudo voltaria ao oba oba e ao auto elogio permanente. O que eu gostaria mesmo e vou dar todo o incentivo é que a Lucinha se lance de corpo e alma em sua campanha, apesar de reconhecer suas limitações de ordem pessoal e familiar.

Sei que todo Bom Conselho conectado leu o artigo da Caroline. O que gostaríamos é que os não conectados também lessem. Será que a imprensa escrita de nossa terra não irá publicá-lo? Se os elogios que foram feitos a Bom Conselho fosse feitos a Garanhuns, todos os Blogs de lá já o teriam publicado. Mas, a imprensa e os Blogs de Bom Conselho, ainda estão esperando o relatório do coronel. Mas, quem será o coronel? Quando, e se, algum dia o caso do vereador for esclarecido, talvez o conheceremos. Será que ele ou ela frequenta o cafezinho do Luis Clério?

Conversando sobre isso com a Lucinha, ela me disse: “Zé Carlos, quem tem cotovelo tem medo. E eu prezo muito o meu. E ainda querem que eu apareça. Se eu levasse a surra que o vereador levou só aproveitariam minha banha”. E riu da forma como ela sempre faz com as próprias jocosidades.

Vejam o vídeo a seguir, se aguentarem o incômodo, já que não aguentam o da Lucinha.


2 comentários:

  1. NÃO É QUALQUER ”MANÉ BEIÇUDO” QUE ESCREVE TÃO DESENVOLTO E COM UMA PRECISÃO MILIMÉTRICA O QUE TERMINAMOS DE APRECIAR: REFERIMO-NOS TANTO A ESTUDANTE DE JORNALISMO CAROLINE BERBICK QUANTO AO ECONOMISTA/JORNALISTA ZÉ CARLOS. DEPOIS DESSA, DEDUZ-SE QUE, SOMENTE UMA MINORIA QUASE MICROSCÓPICA NÃO SE VANGLORIOU, FICOU VAIDOSA, JACTOU-SE OU SE ORGULHOU DO AGRESTE MERIDIONAL E, PRIMORDIALMENTE, DA TERRA DO PEDRO DE LARA. PARA MUITOS, COMO EU, ESSE MEDALHÃO BLOGOSFÉRICO FOI RECEBIDO GARBOSAMENTE COM TAPETE VERMELHO, CHAMPANHE, MORANGO E CHOCOLATE...

    ResponderExcluir
  2. Caro Altamir,

    Obrigado pelo comentário. Estou tentando fazer minha pequena parte, com o meu pequeno caminhãozinho, embora muitas vezes pense que Bom Conselho não chegará nunca a ser um imenso Brogodó.

    Zé Carlos

    ResponderExcluir