Em manutenção!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Gazeta Digital e os Blogs de Bom Conselho (continuação 2)




Por Zé Carlos

Hoje continuo minha série sobre os Blogs de minha terra. Se é verdade o que o Cláudio André diz, que já há mais de 30 blogs por lá, e chegando mais, esta coleção de textos se prolongará até o final de 2012, quando o Blog da Prefeita já pode ser outro ou de outra, ou não.

Hoje falarei dos mortos. Não pessoas mortas, mas, blogs mortos. Estes são aqueles que nasceram, deram sua contribuição e, por algum motivo, deixaram de existir. Não incluirei hoje os moribundos. Fazendo uma classificação rudimentar eu diria que entre os mortos incluímos aqueles que não se mexem há pelo menos 3 meses, entre os moribundos aqueles que não se mexem há mais de 1 mês. Há ainda os que se mexem todos os dias mas é como se mortos fossem, pois ninguém os acessa. Tem também os natimortos, que já nascem com os pais comprando seu caixãozinho azul e uma mortalha. Há também os ressurectos  que nos deixam sempre a esperança de vivermos eternamente, pelas idas e vindo ao reino dos vivos.

Pelo que nos consta, mortos, mortos mesmo, me lembro do Blog do Irmão Ferreira, Blog do Banco da Praça (ou nome parecido, que tinha o Seu Virgílio) e o mais famoso e importante, o Blog de Bom Conselho de Papa-caça, que nossa colega Lucinha Peixoto imputava sua administração ao Mr. M. Eu sinto saudade de todos os mortos, mas sinto mais do Mr. M, quer dizer, do seu Blog.

Ele foi tão importante que, mesmo de pois de morto, já teve o acesso, ou visitas fúnebres, de mais de 35.000 mil fãs, e tem mais de 60 seguidores. Alguns dizem até que o Mr. M, igual ao Elvis Presley, não morreu.

Ele nasceu no dia primeiro de maio de 2010 e faleceu no dia 23 de fevereiro deste ano, no Domingão do Faustão. Antes de falar do que ele foi, quero apenas mostrar como ele nasceu. Mesmo sem nome e somente batizado como Mr. M, algum tempo depois, ele já nascia falando como gente grande. Leiam sua postagem inicial.

“Querida Terra de Bom Conselho de Papacaça,

Há algum tempo venho ouvindo, lendo e observando os anseios de muitos que aqui residem e ainda mais daqueles que aqui não residem fisicamente, mas que espiritualmente nunca deixaram de aqui morar, acerca de um espaço onde se noticiem os eventos e acontecimentos de Bom Conselho, sejam eles presentes, passados ou futuros.
Pois bem, achei devido prestar essa contribuição com o intuito de informar, no tempo mais próximo do real, o que acontece, o que aconteceu ou o que está por acontecer aqui em nossa amada terrinha.
Seja no meio social, no meio político, no meio econômico ou em tantos outros, trataremos de noticiar aqui tudo que concorra ou afete o dia-a-dia de nossa terra.
Diferente dos sites e outros meios de informação já existentes como rádios, revistas e jornais, este Blog será mais um elemento de informação e buscará trazer o conhecimento permanente e atualizado do nosso cotidiano.
A colaboração de terceiros com informações de interesse geral, será de grande valia para o objetivo deste Blog, que é informar.
Quando informamos, também temos responsabilidade com o que escrevemos, pois, de qualquer forma, acabamos por contribuir na formação da opinião pública como vetores do pensamento social, e que isto sirva como estímulo à recepção da verdade.
Poderá haver uma dureza na verdade trazida, um inconformismo com as revelações expostas, mas não hesitaremos de trazê-las, pois como diz o provérbio chinês: "meia verdade é uma mentira inteira".
E com esse pensamento inauguramos uma nova era de informações em Bom Conselho, era essa que já deveria ter acontecido diante de tamanha necessidade num mundo globalizado como o que vivemos hoje, onde as freqüentes e avolumadas informações ainda não são suficientes a minimizar a sede de conhecimento de nossa sociedade em evoluído crescimento sócio intelectual.
Escolhemos especialmente o “Dia do Trabalhador” para inaugurar o site, pois é em homenagem a esse povo bomconselhense tão sofrido, mas ordeiro, decente e perseverante que trazemos de presente essa conquista: o Blog de Bom Conselho de Papacaça.
Sintam-se em casa e à vontade com a abertura desse novo espaço, fazendo uso dele para o que melhor merecer Bom Conselho.

Obrigado.
Blog de Bom Conselho de Papacaça.”

Já dava sinais de que não seria um blog bem comportado do ponto de vista do esblishment oficial. Tanto que o amigo Zé Arnaldo, que sempre teve uma vocação imensa pela oposição, comentava o seu nascimento assim.

“Alvissáras (sic)!
Bom Conselho ganha mais espaço de excelência na WEB com este centrado Blog.
Junto ao da CIT e o bomconselhopapacaca, certamente cobrarão amiúde as promessas dos políticos para melhoria da qualidade de vida de nosso maltratado Município e do Cidadão local.
Longa Vida !”

Infelizmente, o desejo do nosso político maior não se concretizou, pois menos de um ano depois o Blog fechava seus olhinhos. Em nossa classificação é considerado morto. Mas, pelo que ele significou para Bom Conselho, adoraria que ele voltasse e fosse classificado como ressurecto.

Foi sempre um blog de oposição ao governo de Judith Alapenha (que tem um blog ressurecto, mas, já moribundo outra vez). O embate entre o Blog da Prefeita e o do Mr. M ficará nos anais blogueiros para ser aproveitado pelos nossos historiadores. Nestes tempos de escassa oposição aos governos de qualquer espécie ele foi fundamental. Mr. M, ao contrário deste exilado que lhes escreve, parecia ter um perfeito conhecimento do que se passava na política de Bom Conselho. Isto só ocorre se o indivíduo estiver, “fuçando” a notícia, com fazem alguns de nossos blogueiros atuais, ou tem fontes que fazem isto. O efeito é o mesmo. E no caso de fazer oposição, o bom-conselhense que  lia o Blog de Papacaça, tinha a segurança de que sua oposição era feita de forma firme e coerente.

Não posso dizer que esta oposição fosse totalmente desinteressada, pois eu tenho certeza que o objetivo do Mr. M era a prefeitura. Dizem até que, agora, esta aspiração passou para o irmão dele. Mas, que mal há nisso? Eu me arrisco a dizer aqui que os blogs de oposição atuais, são tão interessados que passam das medidas e se transformam em blogs de propaganda eleitoral fora de época, mas, destes falarei depois.

A Gazeta Digital (AGD), confesso, até se influenciou por aquela primeira postagem do Mr. M. Mesmo sendo mais jovem, a AGD já notava que não poderia nascer “chapa branca”,  pois só os antigos tem direito a esta chapa. Mas, o que mais influenciou os gazeteiros iniciais foi o arrefecimento do Blog da Prefeita no embate com o Mr. M. E aí o público leitor de blogueiros passou a nem ter oposição nem situação, com a morte do Mr. M. A AGD, que nasceu tentando ser um noticioso, pela recusa do Luis Clério em participar, teve que começar a ser “opinioso”, para não ir no caixãozinho azul. Nem somos da situação nem de oposição, e muito menos pelo contrário. Vamos vivendo a vida falando sobre Deus e o mundo, embora mais do mundo do que de Deus, pois isto é uma tarefa da Lucinha Peixoto no Blog da CIT.

2 comentários:

  1. A NOSSA MATERIA PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS FICOU MARAVILHOSA EU CLODOALDA MALTA E MICHELLY MALTA ESTAMOS AGRADECIDAS MUITO OBRIGADA..♥

    ResponderExcluir
  2. Clodoalda? Pelo amor de Deus, não tinham um nome mais feio e desumano pra colocar numa pobre criancinha? Cruz credo, acho que os pais não estavam, vamois dizer, inspirados. boa sorte.

    ResponderExcluir