Em manutenção!!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A Gazeta Digital e os Blogs de Bom Conselho (continuação 1)



Por Zé Carlos

Já que estou aqui falando do nosso blog, por que não falarmos dos outros blogs e nossa interação com eles? Vou me ater aos de Bom Conselho, apesar de ler muito o de outros municípios, não os citando porque até aprender a fazer um pouco de política, eu estou aprendendo. Quanto aos de Bom Conselho não tem jeito, e espero não proteger nem criticar nenhum a não ser que seja necessário. Será uma análise neutra e fria, sem juízos de valor de nenhuma forma. (Todos já sabem quando se diz isso é porque já estamos fazendo política).

Primeiro do que tudo, eu tentei colocar todos os blogs de Bom Conselho em nossa lista de blogs recomendados. Isto nem sempre é possível, pois, estão surgindo tantos blogs em nossa terra, que, brevemente teremos um blog por habitante alfabetizado. E isto seria muito bom, e eu adoraria colocar na nossa lista o Blog do Padre Nelson, o Blog do Promotor, o Blog do Juiz (que soube por um Blog que foi assaltado, ou seja, não estão respeitando nem vereador nem juiz), o Blog do Delegado e muitos outros que só fariam enriquecer nossas listas. Pensando adiante, eu não sei como, nos dias de hoje, alguém poderá enfrentar uma campanha política em Bom Conselho sem ter um Blog.

Nisto, partiram na frente, a Prefeita Judith, com dois blogs, a matriz e a filial, o Vereador Carlos Alberto, com a matriz e 3 ou 4 subsidiários, como o do Gilmar Aleixo e Gustavo Peixoto, e o Mister M com o Blog de Papacaça, que, infelizmente, parou há algum tempo. Era um ótimo blog, e único que fazia uma oposição séria e consciente à atual prefeita. Não sei o que aconteceu com Mister M. Ele alegou doença, o que é compreensível, e eu espero que, passado todo este tempo, ele já  esteja bom e poderá voltar. O que não posso esperar é que ele já esteja cooperando com os blogs da Prefeita.

Há os blogs extremamente informativos como o do Tiago Padilha, com boas notícias sobre a cidade e mantendo uma transparência razoável quanto as suas crenças políticas. Aproveitamos suas notícias com muito prazer em nossas páginas. E há aqueles que se transformaram para melhor, trazendo notícias da nossa terra, agora em maior número do que antes (talvez as críticas de Bom Conselho, o anônimo, em nosso Mural, não tenham sido em vão), como o Blog do Cláudio André, o Poeta. Este merece algunss parágrafos à parte, antes de falarmos doutros.

O Poeta realizou um dos mais importantes eventos bloguísticos de Bom Conselho, que foi o I Encontro de Blogueiros, e também realizou (pelo menos não vi o resultado, mas, penso que realizou), um dos eventos mais bobos da cidade: Um concurso de Lambada. O que penso do Poeta, pelo pouco tempo que estive com ele pessoalmente, é como um cara de inteligência privilegiada, com um dinamismo incomum entre os blogueiros e que pode ir do céu ao inferno em 20 minutos, e faz a viagem pelo menos 30 vezes por mês. Uma hora Judith é predestinada para ser prefeita, outra hora ela é predestinada para sair de lá. Uma hora Bom Conselho é a cidade mãe, outra hora é a cidade madrasta. Uma hora a jumentinha é a vítima, outra hora ela é a ré. Uma hora ele vai ao nosso Mural e malha a coitada da Lucinha, outras horas ele vai lá e faz juras de amor. E assim por diante. No meio, ele está informando, e, o que para mim é fundamental, fazendo ri o povo de Bom Conselho. Seu blog é hoje uma boa fonte de informação, e poderia melhorar bastante se ele completasse as matérias, ou pelo menos dissesse o porque não as completa. Talvez, seja pela própria morosidade dos fatos, em relação à nossa pressa em saber deles, mas que nos provoca ansiedade, isto provoca. Um dia desse a pressão de Lucinha foi aos píncaros porque ela queria saber o tamanho da surra que o vereador levou e o Poeta não contou. Virou segredo de justiça poética.

O Blog do Poeta é tão bom que não coube só num parágrafo. Ultimamente, ele começou a falar por parábolas. Não cita nomes e sim frases gongóricas e mesmo exotéricas para se livrar de algumas críticas. Algumas até válidas. Ele talvez esteja sofrendo do que eu chamo da “Síndrome do Luís Clério”, por este luminar da imprensa de Bom Conselho tê-la criado, inicialmente na prefeita Judith, orientando-a a não responder às críticas do Mr. M, seu opositor anônimo. O resultado foi que o Blog da Prefeita quase já morreu por falta de assunto e o do Felipe, apesar de muito bem escrito, quando ele escreve, só não morreu até agora, em termos de notícias novas, pela mesmo motivo que a nossa página Deu nos Blogs ainda não morreu, ou seja, pelas notícias de segunda mão. Agora o Blog da Prefeita, a matriz, vive de espasmos, de 3 em 3 meses ele dá sinais de vida. O Blog do Cláudio André deve está sofrendo intensamente com esta síndrome. Sendo que nele, ela apareceu com outros sintomas. Ele não diz quem o ataca e só critica os anônimos porque eles não tem coragem de se apresentar, etc. etc. Mas, ao continur escrevendo, faz nossa cabeça fica procurando a quem ele está se referindo, mas, em vão. E haja, lambada!

Eita, isto é que é blog importante. Três parágrafos. Ontem copiei e colei uma postagem do Blog do Poeta, e faço isto quase todo o dia, porque é o único que vem trabalhando, em Bom Conselho para produzir notícias de primeira mão, algo que mostra quantos malefícios políticos pode ter sofrido a prefeita com a “Síndrome do Luis Clério”. Ao invés de usar seu próprio Blog a prefeita preferiu usar o do Cláudio André para mostrar quanto foi incompetente, e prometer não ser mais, dentro do sistema de saúde da cidade, que o Cláudio André, pelo que sei, com toda razão, mete o pau todo o dia. Ou pelo menos, metia. Todos sabemos que errar faz parte da atividade humana, inclusive dos prefeitos, e é obrigação da imprensa mostrar estes erros, todos os santos dias. Foi uma brava atitude da prefeita, e que só a engrandece como pessoa. Mas, agora repito o Felipe, quando disse que eu teria dado um tiro no pé, pensando que eu tivesse enganado sobre alguma coisa que nem mais me lembro. Sua mãe fez o mesmo, politicamente. Todos nós blogueiros perguntamos: Já que não usou seu blog, por que não mandou para outros blogs também? Só agora administrando blogs, é que entendo a ciumeira de Lucinha no Blog da CIT, quando a prefeita preferia anunciar nos blogs estrangeiros do que fazê-lo nos blogs de nossa pátria. Espero que ela tenha um médico tão eficiente aí em Bom Conselho quanto eu tenho aqui no Recife, o Felipe, para fazer um curativo no pé.

Esta postagem já está ficando muito esticada para os padrões do nosso Blog. Mas, não gostaria de terminar sem findar de escrever sobre o Blog do Poeta. E hoje, ele ao término da publicação da notícia exclusiva, que foi a declaração de incompetência da prefeita ele diz:

“EIS O GRANDE MOTIVO DE MEU BLOG CAUSAR CIUMEIRA A UNS INCOMPETENTES. NÃO ME INVEJEM, TRABALHEM. RESPEITO E CREDIBILIDADE NÃO SE CONSTRÓI DO DIA PARA A NOITE. AGRADEÇO A ATENÇÃO DA PREFEITA JUDITH ALAPENHA PARA COM ESTE BLOGUEIRO.”

Ao ler a primeira frase pensava que ele iria continuar, de acordo com a prefeita, chamando-a de incompente e ciumenta. Mas, não era isto. Era mais uma acusação parabólica a alguém que não sei quem é, e agora como administrador de blogs fico doido para vestir a carapuça. Mas, tenho certeza, não é só eu, e sim toda a imprensa de Bom Conselho, inclusive o Luis Clério, que também perdeu este furo, que estamos procurando uma carapuça que nos sirva. Eu só não visto a carapuça porque a única inveja que tenho do Blog do Poeta, é dele está mais perto de Bom Conselho, e poder, obter notícias de primeira mão. Isto não é impossível de longe, mas é mais difícil. Furos como este fornecido pela prefeita não, pois para isto seria necessário eu ter certeza de onde vem os 4000 votos que o Poeta diz que a Judith já tem. Pelo que sei, Blog Vidente lá em Bom Conselho, só o do Poeta.

(Por hoje é só, mas ainda continua, qualquer hora, qualquer dia em qualquer lugar o tema da blogada de Bom Conselho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário