Em manutenção!!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Gazeta Digital e os Blogs de Bom Conselho




Por Zé Carlos

Este blog completou 5 meses de vida. É um bebezinho. Não diria que cuido dele tão bem quanto tento cuidar do meu neto, pois seria um exagero. Na verdade, ele é quem está cuidando de mim. Até agora a experiência tem sido trabalhosa, porém, extremamente incentivadora e estimulante.

Sentei aqui agora, terminando uma manhã e começando uma tarde para relatar um pouco sobre minha experiência e se possível dar minha opinião sobre a experiência de outros. Sempre nestas ocasiões, começamos com os agradecimentos de praxe. Tanto agradecemos àqueles que nos ajudam internamento, fazendo o blog conosco, quanto àqueles ajudantes externos que são os que nos comentam e nos lêem. Sem nomes, para não escrevermos um tratado.

Neste 5 meses tivemos mais ou menos 15000 acessos. Digo “mais ou menos” porque isto varia de contador prá contador, e não há nenhum preciso. Lembro a experiência do Diretor Presidente, que me avisou que no Blog da CIT, há algum tempo atrás, ele viu o contador num dia e uma semana depois. Nesta última vez o relógio acusava a mesma leitura de uma semana atrás. Ele pensou que todos os leitores haviam morrido. Mas, como não soube nenhuma notícia de catástrofe em Bom Conselho, como um ataque em massa de muriçocas por exemplo, foi verificar melhor, e viu que o site do contador estava fora do ar por um bom tempo. Nestes casos é muito difícil recuperar os acessos perdidos em números. O que esperamos é que eles estejam lá, mesmo que não sejam contados. Este é o caso da falta de acesso. Há também o de excesso de acessos. E ele (o DP), do alto de sua sabedoria blogueira diz que é mais fácil obter acessos a mais em qualquer reloginho, do que a menos.

Ficamos com as lições dele, quando diz que o importante é o seu prazer em escrever, e que quando isto acontece, o reloginho que conta os acessos podem até nos animar, mas nunca nos desanima. Pensando assim, pela minha alegria, o número de acessos da AGD já passou de um milhão e o reloginho não viu. Mas, 15.000 é um bom número para nossa experiência, e nos mantém com entusiasmo.

Como tudo no mundo, estamos mudando. E como todos dizem no mundo, embora nem sempre seja real, estamos mudando para melhor. Nossa ideia original era criar um blog “de” notícias de Bom Conselho, logo de início, a realidade nos fez torná-lo um blog de notícias “para” Bom Conselho. Óbvio que uma forma não exclui a outro, porém, por necessidade prática, nossa ênfase está sendo na segundo. Não há como fugir das dificuldades envolvidas em divulgar notícias, sem estarmos perto delas ou termos uma estrutura gerada para isto. Não conseguimos pessoas (não o suficiente pelo menos) que nos fornecessem notícias de lá, que pudessem ser usadas em primeira mão pela AGD. Apelamos então para os blogs que, a partir de Bom Conselho, nos informam sobre nossa terra reproduzimos suas notícias, aqui. Para evitar problemas jurídicos, citamos as matérias e, além da fonte, colocamos sempre um link para o site ou blog de onde provém a notícia. Ambos ganham com isto, pois normalmente, isto serve de divulgação para o próprio blog de origem.

Criamos uma página para veicular notícias de Bom Conselho, que, inicialmente, deveria está prenhe de notícias da cidade, através do envio por e-mail (que divulgamos no início). Logo vimos que as pessoas gostam de ler as notícias e não de gerar notícias. É por isso que existe a indústria da comunicação. O que fizemos então? A tornamos uma seção de notícias de outros lugares, e fazemos o possível para colocar o melhor do dia, de acordo com nosso ponto de vista. Parece que deu certo, pois é uma das páginas mais acessadas (junto com Deu nos Blogs) da AGD.

As outras páginas todas tiveram algum movimento, mas, muito pouco. Embora continuem a terem alguns acessos não são suficientes para dizer que estamos satisfeitos. Tudo foi pensado para haver um espaço de informação disponível para o distinto público. O distinto público não compareceu, e nos recusamos a ficar colocando casamentos de famosos nas página de sociedade, ou de fotos e vídeos, e elas só funcionam de vez em quando, com aniversários, casamentos e outras coisas bem familiares, o que não estavam nos nossos planos.

Uma página que tem dado certo é aquela da qual queríamos fazer um página de publicidade ("Compre Sorrindo e Sorria Comprando"). Não pensamos em ganhar dinheiro. Pois para fazer isto, segundo o Cláudio André, “não adianta ser cobra, é preciso saber se arrastar”. E eu chegaria em Bom Conselho morto se me arrastasse até lá, pois nem cobra sou. Em número de acessos, ela funciona que é um beleza, pois tem muita gente querendo ler as piadas que colocamos lá. Se vêem ou não as propagandas é uma pergunta que só pode ser respondida pelos que anunciam. Já está provado que não uma causalidade completa entre número de acessos e volume de compras, há apenas uma correlação. Esqueçam isto, estou falando difícil e isto já me cansa um pouco. Se as pessoas compraram ou não mais a A GAZETA, não sei, mas, muitas pessoas gostam das piadas.

Por todo o exposto, talvez devêssemos modificar um pouco o blog. Mas, não o faremos agora, pois a parte que funciona está dando certo. O que deveremos modificar urgentemente, são suas cores. Já recebemos vários e-mails de pessoas que cansam muito a vista quando lêem letras brancas em fundo negro. Ou seja hoje o blog é majoritariamente negro. Deveremos, sem nenhum preconceito de cor, e nem imitar o Michel Jackson, transformá-lo em majoritariamente branco. Como isto não é tão fácil, já pedi ao Jameson Pinheiro que é o especialista na matéria para ver o que ele consegue fazer. Portanto, se algum dia ao acessarem o blog, o encontrarem com uma cor mais para a Adriana Calcanhoto ou Roberto Carlos do que para a Preta Gil ou Emílio Santiago, não se espantem, estamos trabalhando para seu conforto. Não é preconceito.

(Temos mais o que escrever sobre o tema, mas a postagem já está grande por hoje, depois continuo)

2 comentários:

  1. Blog Chumbo Grosso5 de maio de 2011 às 10:30

    APESAR DA INTERNET SER O ÚLTIMO REDUTO DO JORNALISMO INDEPENDENTE, PARA O ADMINISTRADOR DE UM BLOG ELE É FEITO UM BEBÊ FAMINTO. TEM UMA FOME INSACIÁVEL DE NOTÍCIA NOVA, ATUALIZAÇÃO. E SE NÓS NÃO O ALIMENTAMOS, LÁ ESTÃO AS BABÁS, OU OS LEITORES ATENTOS E OS "CRI CRIS" PARA DIZER QUE ESTAMOS ACORDANDO TARDE, QUE ESTAMOS ENCERRANDO O EXPEDIENTE CEDO E POR AÍ VAI. AGORA, O MELHOR: SE VOCÊ OUVIR UM BLOGUEIRO DIZENDO “VOU BOTAR NO TEU BLOG”, NÃO TENHA DÚVIDA: TRATA-SE DE UM CARA DESPRENTENSIOSO E SEM MALÍCIA NENHUMA, ACREDITE!!! A GENTE SE BLOGA[SEM MALDADE] POR AÍ...

    ResponderExcluir
  2. Não tenha dúvida que qualquer dia destes a gente se bloga, sim. Agradecemos os comentários que você bota no meu blog.

    Zé Carlos

    ResponderExcluir