Em manutenção!!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

TRISTEZA NÃO PAGA DIVIDAS NEM APAGA DESILUSÃO




Por Carlos Sena (*)

SAUDADE não é coisa pra se guardar. Saudade é pra ser sentida, curtida, principalmente se nos traz ao pensamento momentos bons do que um dia fomos e passamos.
 
TRISTEZA não. Tristeza a gente tem que investigar os motivos e procurar sair dela o mais rápido possível. Ser pratico é um bom alívio para mandá-la embora, mesmo sabendo que ela não vai com facilidade, mas o exercício de afugentá-la já alivia um pouco.

ANSIEDADE é uma forma de estado comportamental muito mais interna e provoca nas pessoas alguns tipos de sinais PARTICULARES como suor nas mãos, insônia, desconcentração, etc. No geral as pessoas ansiosas sabem o “porquê” da sua ansiedade, embora existam alguns tipos de pessoas ansiosas como se as causas estivessem dentro do próprio DNA. Nesses casos, as pessoas convivem bem com seus processos ansiolíticos que poderão se desenvolver em formas mais graves como a tristeza permanente e a depressão.

DEPRESSÃO! Corramos todos dela. É o agravamento da tristeza num nível de maior profundidade emocional. No geral a depressão se instala quando determinados valores conscientes são contrariados na estrutura psicológica contrariando também a estrutura geral dos indivíduos. Um processo depressivo dificilmente dispensa ajuda externa de um profissional especializado e de competência comprovada na área. Pode acontecer no âmbito do inconsciente o que pode tornar mais difícil a sua identificação, posto que exigirá de cada pessoa um certa “intimidade” com a sua própria estrutura de personalidade ou não. Provavelmente num quadro de depressão grave, o uso de medicação seja indicado, mas concomitante com um processo terapêutico sistemático. Um quadro depressivo grave leva no seu bojo estados de tristieza e ansiedade, bem na lógica de que "não se faz omelete sem quebrar os ovos". Um dos maiores problemas que uma pessoa em GRAVE ESTADO DEPRESSIVO enfrenta é a falta de consciência disto. Uma dica: no geral há um viés inconsciente muito forte que precisa ser trabalhado num processo psicoterapeutico. A questão da sexualidade não pode ser descartada, nem aspectos genéticos. As formas moderadas de depressão podem acontecer no nível do consciente motivadas pela perda do emprego, de um ente querido, o rompimento afetivo, dentre outros.

FELICIDADE. Este estado emocional leva ao sentimento de leveza e de bem com a vida. Pessoas felizes assim o são porque seus desejos, sonhos, quereres, foram, de alguma maneira, atendidos pela vida. Só que pessoas felizes ficam vulneráveis a outros sentimentos, caso não se cuide em sua felicidade. Como ser feliz implica num momento meio nirvana, temos a tendência para eternizar esses momentos como se só o tivéssemos pra viver. Ser pratico mais uma vez se torna imperioso: qualquer momento feliz da vida é passageiro. Lutar para que essa “passagem” dure a vida inteira é uma possibilidade. Mas se não o for, melhor buscar outra forma de felicidade, posto que a vida é breve e ser feliz é tudo que todos querem. Saudades permitam-me retornar a ela. É que ela nos proporciona um reviver de felicidade em que a tristeza e a depressão nem se atrevem a chegar por perto. Ser saudosista? Nem pensar! Ser vivo, isto sim. Mas não se está vivo sem que o passar das horas não deixe rastros de existência plena  e de tudo que um dia fomos. Conjugar os tempos presnte, passado e futuro sem que isto signifique aprisionamento, talvez seja um princípio fabuloso de que estamos prontos para uma felicidade duradoira.
----------
(*) Publicado no Recanto das Letras em 20/03/2011

Um comentário:

  1. tristeza u unico centimento que nos faz sofre o piores dos centimentos e eu estou triste muito triste por algo que mi aconteceu mi deixou tão triste que caie em depreçaõ e não consigo sair dela

    ResponderExcluir