Em manutenção!!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O trânsito em Bom Conselho


Bom Conselho - PE (Foto do Blog do Poeta)


Por Zé Carlos

Não pude deixar de ler o que Lucinha Peixoto escreveu no Mural hoje sobre o Blog do Cláudio André. Sou eu quem escolho as matérias que são incluídas na nossa página “Deu nos Blogs” e assim sendo, já havia lido a notícia sobre o projeto do Petrúcio, e quando a coloquei lá já tive vontade de comentar o projeto. As notas da Lucinha apenas me incentivaram a sentar e escrever sobre o caso.

Em primeiro lugar, como ela mesmo diz, daí ao Poeta o que é do Poeta e a Lucinha o que é da Lucinha. O Blog do Cláudio André é quem mantém nossa página “Deu nos Blogs”, no que se refere a Bom Conselho. Os outros, que pertence a blogueiros da terra, em termos de quantidade, produzem muito menos em relação a ele. Neste ponto eu acho que o Cláudio André, talvez por sua experiência e seu trabalho como radialista, ande correndo atrás da noticia, mais que os outros. E Bom Conselho de fora agradece e nós também.

Por outro lado, Lucinha tem suas razões, expostas com as jocosidades que lhe são peculiares, ao reclamar, não dá falta de informação, mas delas não serem mais completas. Já falei sobre isto antes (veja aqui). Há uma pressa danada em colocar os assuntos como se só fossem manchetes, e deixar o leitor na saudade, principalmente, os de fora. Até hoje não sei o que ele leu no relatório policial da surra do vereador.

Agora ele noticia, e foi o único a fazer isto, até a hora que escrevo, sobre um projeto do Petrúcio Borges. O Petrúcio deve ser muito mais jovem do que eu, pois fui colega de Ginásio São Geraldo, do seu irmão Elion, hoje até da família, pois é casado com uma prima minha. O Elion é um dos caras mais inteligentes de Bom Conselho, como o Elisênio foi o melhor jogador de futebol. Se o Petrúcio foi para o lado político deve ser também um dos bons políticos de nossa terra. Só falta o Blog. E disso o Elion entende, pois, quem já trabalhou com “mainframes” deve lidar bastante bem com estas coisas menores. Não sei nem se ele ainda mora em Bom Conselho, mas, se ainda morar, faça um blog para o seu irmão, pois precisamos ver o seu projeto para o trânsito. Se não morar, fica mais fácil ainda pois nem precisa se envolver com a política da terrinha.

Muitos já escreveram sobre o trânsito de Bom Conselho, que piora muito no Natal, com os monstros de ferro que são os parques de diversão. O Cláudio André, noutra postagem diz que um trânsito desorganizado é sinônimo de cidade sem lei. Num ponto ele tem razão. Parece que não temos um lei que regulamente o trânsito de Bom Conselho, mas, o mais importante é a sociedade discutir (e ele propõe isto) o projeto de lei do Petrúcio. Pois mesmo reconhecendo que ele seja um gênio, sempre tem alguém que possa dar “bons conselhos” para que a lei melhore. Senão, teremos um trânsito ainda desorganizado, numa cidade  com lei.

Neste aspecto eu entendi a Lucinha, pois nos consideramos, mesmo de fora, integrando a sociedade de Bom Conselho. Ambos lidamos com blogs voltados para a terra, mas com obrigações pessoais que nos impede de morar e viver na cidade, mesmo querendo. Queremos colaborar, mas, para isto precisamos de informação. E a culpa desta não informação é da imprensa, o que inclui os blogs. A comunicação institucional é importante, entretanto, não é suficiente.

De minha parte, o que gostaria é que se disciplinasse o trânsito de Bom Conselho, o mais breve possível, e que para isto pudesse colaborar com ideias e sugestões para que isto aconteça. Penso não ser só meu este desejo e que haja outros com muito mais expertise na área, nem que seja como um turista casual.

Nos ajudaria muito, nesta missão, se tivéssemos mais informações sobre as atividades da Casa de Dantas Barretas, que não fossem só o número de vereadores que comparecem as sessões (o que também é importante), mas, pelo menos saber porque os projetos de lei são polêmicos. Eu li e reli a postagem do Cláudio André  e não encontrei nada de substantivo sobre o projeto do Petrúcio, e que pudesse concluir a mesma coisa, sobre a “polemicidade”.

Fiquei até com medo. Será que o Petrúcio está propondo, para desafogar o tráfego do centro, com o uso exclusivo de helicópteros, logo agora que vendemos o da CIT Ltda, e a AGD ainda não teve como comprar outro? Ou, ele restabelece o uso de carros de boi cantadores pelas nossas ruas, o que me traz tantas lembranças românticas? Ou será que ele propõe um semárfaro em cada esquina? Sei que estas perguntas são próprias das jocosidades da Lucinha Peixoto, mas, quem se junta com jocosos, jocosidades come.

Só para terminar. Não sei se o Petrúcio ler a AGD, mas, se não o fizer e alguém que o faz (já são pelo menos 100 todos os dias) o encontrar, pode informá-lo, por favor, que estamos dispostos a publicar seu projeto por aqui, facilitando a participação da sociedade “errante” pelo mundo, mas bom-conselhense da gema. Embora eu preferisse mesmo vê-lo no Blog do Petrúcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário