Em manutenção!!!

terça-feira, 7 de junho de 2011

A PROGRAMAÇÃO DO FORRÓBOM 2011




Por Zé Pilintra (*)

Ontem, sendo eu simples servidor do palácio do coronel, ao passar perto do gabinete da prefeita, ouvi, sem querer, uma conversa entre a prefeita e um subalterno, que tinha voz feminina. Eu, que não gosto de bisbilhotar assim, mas, diante do assunto que se mostrou tão importante, fiquei ouvindo.

Antes de transcrever a conversa, que gravei em meu possante aparelho MP-4, quero dizer, porque tenho certeza que o assunto é importante. Era um discussão sobre a Programação do Forróbom 2011. A princípio devo dizer que este assunto se tornou tão importante aqui no município que quase deflagrou uma nova guerra de blogs, simplesmente, pela primazia em divulgar tal programação. Foi xingamento de todos os lados, um dizendo é esta, e outro dizendo é aquela, outro dizendo que não era essa nem aquela, etc. etc. Quem acompanha nossos blogs está por dentro do que tou dizendo.

Não era prá menos. Todos, que enxergarmos um palmo político à frente do nosso nariz sabe que hoje as eleições municipais são movidas à bandas, sejam ela de forró, de carnaval, de Aché, de MPB, e até da banda podre. E os governos que se intitulam “governo do povo”, que são todos hoje em nosso Estado, precisam de bandas e mais bandas para sua re-eleição ou eleição do seu grupo político.

Já existe até uma classificação de bandas pela capacidade de obter voto. Dizim que a Joelma e o Chimbinha estão no “top 10”, daquelas que mais elegem prefeitos por este país a fora, e, por isso, está tão cara que já tem contrato exclusivo até o próximo ano com a prefeitura de São Paulo. Dizem que o Kassab só sai se quiser. A Garota Safada está em Brasília o mês todo sem nem um espaçozinho na agenda.

Aqui em nosso Estado, já há até programas, através de órgãos oficiais de fomento, que se dizem incentivadores do Turismo e da Cultura, mas, que não passam de cabos eleitorais dos prefeitos de plantão, para programarem seus eventos, rumo a 2012. Ou seja sem banda, não há prefeito que resista às eleições.

É diante deste quadro que ouvimos e gravamos a seguinte conversa, no gabinete da prefeita:

- O que o Poeta pensa que é para sair por aí divulgando a programação antes de mim!?

- Prefeita, eu penso que foi só um chute do Poeta. Ele colocou uma verde prá colher madura. O Felipe se precipitou em sua reação.

- Não é chute não! Tínhamos aprovado Los Muchachos Enamorados. Só falamos sobre o Forró do Plays, e não sei quem vazou esta informação para o Poeta.

- Mas até que a programação que o Poeta publicou não é ruim prá gente. São todas baratas e é disso que o povo gosta.

- Eu estou preocupada é com esta AGD. Agora, vem um tal de Zé Carlos, e propõe a vinda do Dominginhos. Quié que é isso? Tá pensando que dinheiro é capim? O Dominguinhos sozinho levaria todo nosso dinheiro, e tenho certeza que o povo prefere mesmo é Calcinha Preta. Por falar nisso você telefonou para eles para verificar preço e agenda?

- Ainda não. Estou esperando que a senhora decida, pelo menos o que vamos querer no atacado. Por exemplo, vai preferir uma só banda cara, ou um centena da baratinhas? Isto a senhora é que deve decidir pois o Felipe disse que só a senhora pode decidir a respeito, e divulgar a programação.

- Eu estou em dúvida. Com é o nome daquela que me deu 4000 votos de lambuja do Forróbom passado?

- Sei lá, e a senhora pensa que gravo estas coisas? Vou ver aqui no arquivo...

E se dirigiu à porta onde eu estava com o meu gravador, então eu me escondi. Não voltei mais enquanto a prefeita e sua assessora não saíram da sala. Pensava até que por medo eu iria perder talvez o grande furo de minha curta carreira jornalista. Sou jovem ainda mas já produzi bastante matérias como correspondente da AGD. O problema que o Zé Carlos é muito meticuloso naquilo que publica ou não. Ele termina perdendo muita coisa boa. Por exemplo, fiz uma matéria sobre a gravação que fiz de uma conversa entre o Monsenhor Nelson durante a marcha dos excluídos no 7 de setembro. Uma beleza de matéria. Ele vetou. Ontem enviei outra com base na conversa que flagrei também entre o Felipe e o Poeta, onde fumaram o cachimbo da paz. Também foi vetada. Agora eu quero ver.

Quando as pessoas que conversavam saíram da sala eu, sorrateiramente, entrei lá e fui logo procurar coisas em cima da mesa. Nada encontrei e já ia me retirando com mil dúvidas na cabeça, quando olhei para o cesto de lixo e vi um papel escrito à mão. Quando li, chega tremia todo. Era a programação do Forróbom 2011. Ei-la:

PROGRAMAÇÃO DO FORRÓBOM 2011

DIA 18-06 Bakulejo
DIA 19-06 Banda Ô mÔ Deus
DIA 20-06 Chibata Preta
DIA 21-06 Etalaskera
DIA 22-06 Formigas Desdentadas
DIA 23-06 Gordurinha
DIA 24-06 Kara Véia
DIA 25-06 Mala 100 Alça
DIA 26-06 Mulher Sarada
DIA 27-06 Noda de Caju
DIA 28-06 Peixeletrico
DIA 29-06 Pimenta do Reino
DIA 30-06 Vamo ki vamo

Bem aí está a grande programação do Forróbom. Não sei que fonte eu deva citar, pois não estou seguro, só através da voz, de quem estava na sala da prefeita. Para evitar confusão eu digo que minha principal fonte foi a lato de lixo.

Espero que, com este furo, embora eu já saiba, antes que o Felipe me critique, que tudo pode mudar, seja publicado. Eu não conheço muito as bandas e cantores da programação, então eu fui ver se encontrava algumas no YouTube. Encontrei quase todas e parece que o ritmo é bom. Ouçam vocês mesmos uma das atrações no vídeo abaixo. Eu o escolhi, por que no seu nome, na programação do lixo, havia entre parêntese (homenagem), eu não sei porque, mas a escolhi. Seja a homenagem a quem for, eu a faço minha também.

Musica de Gordurinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário