Em manutenção!!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O caminho para Brogodó




Por Zé Carlos

Vejam a notícia de primeira pagina num jornal da capital de nosso estado:

“Na madrugada de ontem, criminosos arrombaram e levaram todos o dinheiro do cofre da agência do Banco do Brasil, em Afogados, no Recife. A ação dos bandidos – ainda misteriosa – reforça o projeto de lei que proíbe o uso de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos dentro das agências bancárias no estado. A restrição, que já vigora n Rio de Janeiro, Minas Gerais e em Curitiba, está em fase de tramitação na Assembléia Legislativa de Pernambuco e será votada em, no máximo, 45 dias.”

Inicialmente, como já vi tantos roubos de bancos ultimamente e acabo de ler num blog um assalto a agência do mesmo banco em Capoeiras, não senti muita coisa. Só fiquei remoendo meu cérebro para ver se ele me apresentava algum assalto a banco em Bom Conselho. Como não encontrei, fiquei pensando, mas que cidadezinha atrasada a nossa! Nem assalto de banco tem!

Me recompus e me lembrei que certa época um dos vigilantes do Banco do Brasil era o amigo e ex-vizinho de rua, assim como sua irmã recentemente falecida a Joanita, o Geraldo Grade. Talvez seu nome como o de todos os irmãos tenha o Torres do seu pai, o melhor treinador de futebol que Bom Conselho já teve, o Jorge Torres. Mas, para mim é Geraldo Grade. Então, estava explicado. O BB de Bom Conselho nunca fora assaltado porque o Grade era o vigilante.

Voltei à manchete e vi algo um pouco estranho. O assalto iria estimular a aprovação de um projeto de Lei para que não se use o celular dentro dos bancos. A manchete não explica se é para todos, ou só para os usuários do banco, a proibição. Eu gostaria de partir do ponto que a proibição é só para os usuários e não também para os funcionários do banco. No entanto, o melhor é transcrever a matéria completa e depois tentar entendê-la:

“Um projeto de lei criado para coibir as constantes investidas às agências bancárias em Pernambuco promete causar polêmica. Apresentado à Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o projeto pretende proibir o uso de aparelhos celulares e eletrônicos dentro dos bancos. O objetivo é evitar o repasse de informações entre bandidos dentro e fora dos estabelecimentos. A medida já está vigorando em Minas Gerais e no Rio de Janeiro desde o início deste ano e em Curitiba, no Paraná, desde o ano passado.

Enquanto a polícia investe alto para tentar coibir as ações criminosas, os assaltantes desafiam esse trabalho. Ontem, duas agências do Banco do Brasil foram alvos de investidas. Na madrugada, criminosos arrombaram e levaram todo o dinheiro do cofre da agência do bairro de Afogados, no Recife. À tarde, uma dupla armada rendeu clientes e arrombou caixas eletrônicos no município de Capoeiras, no Agreste.

O projeto de lei do deputado Diogo Moraes que visa proibir o uso dos celulares nos bancos segue em tramitação na Comissão de Justiça da Assembleia. A ideia não é proibir o porte dos aparelhos, mas sim o uso dos equipamentos dotados ou não de câmeras fotográficas, filmadoras e similares, em ambientes dos caixas de atendimento e terminais de autoatendimento. “As pessoas só poderão usá-los ao lado da gerência, por exemplo. Os vigilantes e as câmeras de segurança serão responsáveis pela fiscalização”, explicou Moraes.

Se a lei for aprovada, os bancos serão obrigados a colocar cartazes informando sobre a proibição do uso dos equipamentos. O descumprimento da medida pode acarretar em advertência ou multa em caso de reincidência. O valor pode chegar a R$ 15 mil. A fiscalização deve ficar a cargo do Procon. A medida, votada em até 45 dias, passará pela sanção do governo.

“Os crimes de roubo que ocorrem nas saídas dos bancos são realizados com a ajuda de informações de ‘olheiros’ de dentro das agências”, disse o deputado. A Câmara de Vereadores do Recife aprovou lei que prevê instalação de dispositivos de segurança que destroem cédulas em caso de violação. “

Vejam a que ponto chegamos. A polícia não tem mais como combater o crime, na especialidade de roubo de banco, e o deputado apela para a proibição de celulares. A justificativa, na certa é que isto já funciona no Sul do País. Para mim esta justificativa é pior ainda. A polícia já não funciona nem no sudeste, que é a região mais desenvolvida. E a solução sempre é, se a polícia não funciona, então que se impeça o cidadão de operar também.

Eu não entendi bem como a lei vai orientar as pessoas. Talvez,  seja mais um caso de transformar o “mundo por decreto” de que já falei neste blog. O indivíduo parece que poderá entrar com o celular, mas só pode usá-lo perto da gerência, e os vigilantes ficam fiscalizando, e talvez, enquanto fiscalizam os celulares, o bandido passa com um 38 na cintura, que também só vai poder usar perto do gerente, para mandar abrir o cofre.

Não seria melhor fazer um projeto de Lei que impedisse que alguém fosse ao banco com dinheiro, ou dele tirasse dinheiro? Isto não acabaria com os roubos a bancos, mas acabaria com o roubo aos clientes de banco que só iriam lá para verificar seu dinheiro virtual. E talvez, nem isto, pois eles poderia fazer o mesmo pelo celular. Ou seja, vamos eliminar o verdadeiro culpado pelos assaltos em bancos ou próximos de bancos, o dinheiro. Se os clientes não usarem dinheiro ninguém roubará dinheiro deles. Algum cético poderá dizer: Mas, os ladrões roubariam outras coisas, como joias, roupas e até mesmo celulares.


E para que o deputado Diogo de Moraes está ainda na assembléia? Outro projeto não permitirá o uso de roupas nos estabelecimentos bancários, a não ser perto do gerente. E assim por diante. E assim continua nosso Brogodó. Se não tivermos o que ser roubado, por definição não haverá roubo. Quanto à nossa vida, o único bem que não podemos ficar sem ele, não teremos problema, pois para isto já temos o Pacto pela Vida. Coisas de Brogodó.


-----------
P.S.: Já havia terminado este texto quando vi uma notícia na TV de que celular dá câncer. Mesmo ainda não tenha sido comprovada pelas pesquisas, se for, já seria um motivo para o deputado para retirar o seu projeto de Lei, pois ele seria inútil. Ninguém usaria celular em canto nenhum. Além disso, e pior do que tudo, o nosso Mural entrou em pane. Por enquanto vejam nosso Twitter de pobre ai ao lado que tentaremos colocar notícias mais frescas. Estamos trabalhando.


ZC

Um comentário:

  1. APESAR DE TER FICADO NA MOITA(A CIA NÃO DEIXOU CHEGAR A IMPRENSA). FÍSICOS, BIÓLOGOS E CIENTISTAS NUCLEARES, AO EXAMINAREM O CÉREBRO DO SENADOR NORTE AMERICANO BOB KENNEDY, REGISTRARAM QUE A "CAUSA MORTIS" DO IRMÃO DO PRESIDENTE JOHN KENNEDY FOI PELO USO ABUSIVO DO SEU TELEFONE CELULAR. QUEM ACHAR QUE EU ESTEJA MENTINDO OU INVENTANDO QUE VÁ SE QUIXAR AO BISPO OU ENTÃO, AO PROCON...

    ResponderExcluir