Em manutenção!!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O resultado da enquete - Bom Conselho x Rainha Isabel




Por Zé Carlos

Com todas as ressalvas que fizemos sobre enquetes em postagem recente (aqui) devemos proclamar o resultado da última, que perguntava:

“Você acha que Rainha Isabel deveria se emancipar de Bom Conselho?”

O resultado foi o seguinte,  dados pelos os 60 no total:

Sim - 23 (38,33%)
Não - 35 (58,33%)
Não Sei - 2 (3,34%)

O resultado, entre os internautas é que uma boa maioria prefere que o distrito de Rainha Isabel, fique ligado a nós. Se o resultado fosse o inverso, nós proporíamos uma enquete, ampliando o leque de nomes arrolados na enquete do Blog do Felipe Alapenha, onde o ganhador foi “outros”. Tivemos algumas sugestões para ampliar estes outros, mas com o resultado acima, a enquete não faz sentido. Partiremos para outra.

Aproveito, já que também tocamos neste ponto na postagem citada acima, para fazer uma análise de uma enquete lançada pelo excelente Blog do Tiago Padilha, onde ele procurava saber o nome mais provável para assumir a prefeitura de Bom Conselho em 2013.

O próprio Tiago já fez sua análise dos resultados (aqui) e o fez com muita propriedade chamando a atenção para a limitação do que eles significam. Eu notei apenas que ele não mencionou o que achamos o mais importante, em levantamentos por amostragem, como no final das contas, é a enquete. Refiro-me ao número total de votantes.

Votaram nesta enquete, 450 computadores. É um número bastante expressivo e mostra o interesse do povo bom-conselhense pela política direta, envolvendo nomes e pessoas ligados a ela. Nisto não poderia ser desprezado a prestígio, merecido, do próprio Blog mostrando sua força como veículo que ausculta de uma forma ou de outra o desejo popular.

A nossa enquete também gira em torno de política, pois a emancipação ou não de Rainha Isabel é um fato político importante, tanto que levou ao açodamento típico do Felipe Alapenha de sair logo procurando candidatos ao posto de prefeito. Mas, o açodamente é característica dos jovens e muitas vezes é razoável e salutar. Mas, tanto em uma como em outra enquete o número de votantes é muito menor, em relação ao do Tiago Padilha. Mesmo que a AGD tenha tido mais do que o dobro do número de votantes daquela feita pelo Blog do Felipe (29 a 60), isto, não nos permite afirmar que esta diferença venha só da forma como as enquetes foram colocadas.

Temos que reconhecer, que em termos de elaboração de enquetes o Tiago Padilha ganha de todos os outros blogs. Mas, o importante para todos nós é aprender com ele para servir melhor Bom Conselho em termos de informação. Parabéns, Tiago.

Dentro desta competição saudável, é que estamos lançando outra enquete hoje, e dando os 5 ou sei dias regulamentares para que votem. Espero que todos votem com amor e com fervor, e curtindo o Forróbom.

A ideia da pergunta veio do resultado da enquete do Tiago Padilha. Vimos lá que míseros 3 computadores opinaram que a Judith Alapenha tivesse condição de assumir o posto outra vez a partir de 2013.

Diante de tanta discussão sobre sua candidatura ou não ao posto, para mim foi uma surpresa, e eu preciso saber a opinião de mais gente, e penso não só eu. E a pergunta que não quer calar é:

“Você acha que a prefeita Judith Alapenha será candidata à reeleição em 2012?”

Se, com uma margem de erro razoável, acreditarmos nos resultados da enquete do Tiago Padilha, a prefeita só tem duas alternativas: Ou não se candidata ou perde as eleições. O que é que os poucos computadores que votam em nossas enquetes acham?

Lembrando ainda que, apesar da descoberta do Felipe Alapenha de que o meu IP é o mesmo dos que fazem o Blog da CIT, o pessoal de lá não tem nada a ver com a enquete, pois se eles usam o meu computador, só podem votar uma vez, e neste caso a vez é minha. Além disto, aqui ninguém liga para o número do seu IP, e não estamos rastreando IP de ninguém, não fazemos o papel de polícia e nem da justiça. Ainda não atingimos o posto de coronel cibernético.

4 comentários:

  1. rainha isabel deve se tornar uma cidade sim,acho que o povo de rainha isabel merece que ela se torne uma cidade de garra onde existe grandes pessoas simples.eu concordo plenamente que rainha isabel seja livre e uma grande cidade do futuro.rainha isabel cidade simm.

    ResponderExcluir
  2. tenho plena convicçao que Rainha Isabel
    esta apta a sua emancipaçao ...
    e se depender de mim ela vai progredir ecologicamente correto ...

    ResponderExcluir
  3. sabemos que sao poucas as pessoas que tem acesso a internet e muitos se quer sabem sobre a emancipaçao de rainha isabel
    acreditam que isto é apenas boatos ...porem tenho plena convicçao que se vcs postarsem outra enquete sobre a opinao publica no q diz respeito a emancipaçao do distrito anteriomente citado, o resultado seria completamente favorável a independencia do mesmo... todavia,
    peço encarecedamente a gazeta que poste novamente esta enquete e se possivel envie um carro de som preferencialmente em um dia de domingo pra comunicar e solicitar a participaçao de todos ...
    muito obrigado pela atençao ... aguardo o retorno.

    ResponderExcluir
  4. Rainha Izabel deve ser cidade sim.
    Aquela região é linda é um lugar que mana leite e mel. É rica, porem com um povo sem entender como a vida de uma cidade pode melhorar a sua.
    Rainha izabel sendo cidade, a vida daquelas pessoas melhora muito.

    ResponderExcluir