Em manutenção!!!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A semana - Vaias e choros




Por Zé Carlos

No fim de semana não tive tempo de ver o meu filme predileto da UOL, e portanto não escrevi sobre a semana que passou, aproveitando o humor que ele nos passa. Então hoje começamos a semana com este humor.

O filme tem como principal fato nossa presidenta, de dedo em riste, como que admoestasse seu neto, com eu relutei em fazer com o meu no final de semana, em direção ao presidente da Confederação dos Municípios. Se este fosse meu neto diria: “Para com esta conversa!”. Mas, ele não era, e recebeu o puxão de orelhas com um sorriso nos lábios e, talvez, não as lave por um bom tempo. Talvez o que justifique o ato tenha sido a vaia que a presidenta recebeu dos prefeitos, enquanto se via o som dos pires caindo e se quebrando no chão duro do palácio. Quem já viu prefeito, em Brasília, sem pires na mão. Foi uma perda irreparável.

Depois disso, como acontece com todos os avós emotivos a nossa presidenta chorou ao lembrar a verdade sobre os desaparecidos políticos. O que espero é que as lágrimas não tenham saído por um olho só.

E na CPI o imbróglio continua. O Cachoeira vai ou não vai, fala ou não fala? E nisto lembrei dos tempos de poucos direitos humanos lá em Bom Conselho, quando um delegado dizia, sobre o preso pobre que acusavam de roubar uma galinha: “Pode deixar comigo, Dr. Fulano, comigo ele confessa!”. Velhos tempos cruéis de tortura. Hoje a tortura é dos cidadãos, loucos para saber o que desceu de ruim pela cachoeira, e este delegado não aparece. Graças a Deus!

Mas, junto com a cachoeira, chegamos ao fundo poço, quando se flagrou um deputado do PT dizendo para um governador, que dançou em Paris com guardanapo na cabeça, sobre quem paira uma ameaça de convocação para a CPI: “Mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu”. O que me constrange é que não sei em nome de quem ele está falando. Se ele me incluiu eu fico morrendo de vergonha e decepcionado, pois não quero pertencer ao tal governador.

Finalmente, uma boa e justa notícia. O Fernando Henrique Cardoso ganhou um prêmio de um milhão de dólares. E pela fama de pão duro que tem, tenho certeza, ele não trocaria este milhão pelos milhões de títulos de doutor honoris causa que o Lula fatalmente receberá. Mas, deixa isto para lá pois a briga é deles e não minha.

Vejam abaixo o roteiro resumo do filme, e o próprio e tenha uma boa semana.

A CPI do Cachoeira empacou após o bicheiro conseguir adiar seu depoimento, mas sobrou polêmica na comissão no Congresso. Teve atrito sobre a revista “Veja”, a namorada do contraventor e mensagens de SMS para blindar governantes. Por seu lado, a presidente Dilma Rousseff se irritou com cobranças e vaias de prefeitos. Depois chorou com ato de instalação da Comissão da Verdade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário