Em manutenção!!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

BRASÍLIA FORMATO DE AVIÃO? NÃO, DE CAMBURÃO.





Por Carlos Sena (*)

Sabemos que, contra fatos não existem argumentos. No caso, contra fotos. Oscar Niemayer não precisa dizer mais nada, nem nós “escridores” escrevermos também mais nada. quem tem que fazer alguma coisa é o Brasil, mais precisamente os brasileiros. Embora não precisando dizer mais nada, a gente que se escraviza das letras não se contenta com o que a mídia mostra de roubalheira neste país. E quem rouba? Eles, logo eles, que o povo colocou lá pra lhe representar. O povo é ladrão? O povo é idiota? O povo é bobo? Sim e não, como se nesse "liquidificador" a gente pudesse fazer um "suco" de sins e nãos. O povo é tudo isto na medida em que vota sem crítica. Não, porque muitas vezes nós votamos com crítica e critério, mas eles, mal caráter como sempre, enganam a todos, da mesma forma que Judas enganou a  Cristo. Se nem Jesus se livrou de Judas, como nós, pobres mortais brasileiros com  esse tipo de educação precária que temos, iremos dar a volta por cima? Mas isto será possível, justamente pela educação. Já foi bem pior a nossa malha educacional. Distante de ser rede de educação, enquanto malha há rombos enormes nos seus processos elitistas e conservadores de transmitir conhecimentos.

Recentemente, um Decreto da Presidência da República institui Paulo Freire como o patrono da nossa Educação. De onde ele saiu com sua verve libertadora de educação? De Pernambuco, mais precisamente do Cabo de Santo Agostinho! Mas ele foi perseguido pelos fazedores de corruptos que se vestem de políticos que, como um câncer se instalaram em nossa estrutura que, após mais de cinquenta anos está aí, resistindo, carcomendo nossa estrutura política com o roubo e a instalação de quadrilhas dentro do próprio poder central constituído. Dizemos isto, porque cremos que só a educação mudará o formato de Brasília pra o de um avião. como disse seu criador, o atual formato é, metaforicamente, um camburão. Mas esse camburão só se muda via educação do povo. Mas não o povo do Nordeste como se quer induzir, pois quem mais tem dado exemplos de maus votantes não somos nós, mas também nós, junto com todos, inclusive os Sudestinos metidos a besta (nem todos) e politizados na medida dos seus interesses.

Se eu pudesse falar com Niemayer, certamente dizia que ele não fique triste. Que sua intelectualidade é maior do que a mesquinhez dos políticos ladrões que os camburões não cabem mais em si. Brasília, em sua concepção, Niemayer, é imbatível. Em outros tempos eu lembraria ao nosso Oscar que a "merda é a mesma, só mudou a mosca", mas não. A mosca é a própria merda que sobre sua obra de arte povoa como se ela fosse pão doce. Um dia chegará em que nós só teremos elogios a sua grande obra arquitetônica em forma de avião. Um dia, certamente, você pegará o avião da eternidade. Mas lá, diante de Deus, a gente daqui da terra irá te fazer justiça pelo voto consciente, maduro, adulto, invendável por qualquer tapinha nas costas ou por uma dentadura.

Diante de fotos não nos restam fatos. Diante dos fatos só nos restam guardar as fotos pra depois, quando um dia a justiça for aprimorada e as cadeias forem todas multiplicadas por dez para por dentro delas tantos ladrões nominados de “pralamentares”.

Como não tenho filhos, seus netos poderão ver. Seus bisnetos poderão desfrutar. Seus tataranetos... Deixa prá lá.

------------------
(*) Publicado no Recanto de Letras em 23/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário