Em manutenção!!!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mais uma do Bispo...




Por Zezinho de Caetés

Domingo à noite quase sempre fico em casa ou lendo ou vendo minha TV, ainda não digital e de 14’. Num desses lances de sorte ou de azar sintonizei a Rede Record e me vi diante de algo inesperado. Uma reportagem que mostrava por A mais B porque a Revista Veja teria que ser ouvida na CPI do Cachoeira. Eu vi atentamente e depois até a revi numa postagem do Blog do Kotscho (não sei se escreve assim), onde ele, de cima de sua amizade milenar com o meu conterrâneo Lula defendia a mesma ideia, da emissora do Edir Macedo.

Eu não gosto muito do blog do Kotscho pela sua parcialidade quando se trata de coisas do interesse de Lula, mas, foi bom a reprodução do vídeo pois pude ver várias vezes. E agora eu confesso, nas vezes que a vi, lendo todos os diálogos, não vi nada mais do que o mais puro jornalismo investigativo por parte do repórter da Veja, em todos os casos mostrados. E não vi nada que desabonasse a ação da Revista que levou a nossa ex-faxineira a ganhar popularidade por demitir 6 picaretas da república, que foram nomeados pelo Lula.

Ora, jornalismo investigativo é uma das modalidades da comunicação na qual ou o jornalista está disposto a sujar um pouco as mãos, ou ele só publica coisas relativas a desfile de modas. Aliás, como ocorre com alguns blogs de nossa região. Como diz o Reinaldo Azevedo, ironicamente, em postagem de 07.05, que pode ser vista aqui, e que se refere também a este caso:

“Os repórteres investigativos — e existe até uma associação no Brasil que os junta — devem se reunir, a partir de agora, e estabelecer um código de ética próprio: “Só falaremos, daqui para a frente, com pessoas de reputação ilibada. Descobriremos as safadezas da República conversando com acadêmicos, teólogos, filósofos etc. Antes de saber se alguém pode ser uma fonte, vamos pedir atestado de bons antecedentes…””

O que a reportagem da Record faz é baixa politicagem, tentando “melar” o esforço de todos em ver os “mensaleiros” (principalmente, o chefe da quadrilha) serem julgados e condenados por enganarem e roubarem a república. E, hoje não estou muito a fim de me alongar sobre este assunto. Simplesmente, eu não acredito no jornalismo da TV Record, por não acreditar nos bons propósitos da Igreja Universal. E aqui não vai nenhuma crítica às outras igrejas cristãs que agem de um forma adequada na pregação de seus princípios.

Poderia me alongar em letras, justificando o parágrafo anterior, mas, faço melhor. Havia visto anteriormente certos vídeos, que estão aí pelo YouTube, que são uma melhor justificativa, e que aqui os reproduzo. O primeiro é uma tentativa mais ridícula ainda de culpar o demônio pela queda de um edifício no Rio de Janeiro, assim como hoje se culpa a Veja pela lambança do governo herdado pela presidenta. E o segundo, é um vídeo de um irmão de fé do Edir Macedo, que diz o que sabe sobre ele e as artimanhas de sua emissora de TV. Fiquem com eles, que irei orar, mas, não me esperem encontrar em algum templo da IURD.




Um comentário: