Em manutenção!!!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

MUDAR POR QUÊ?



Praça Pedro II - Bom Conselho - PE


Por José Antonio Taveira Belo / Zetinho

Em tudo que se quer modificar deve existir uma razão para que isto aconteça. Nada se muda sem que haja um consenso e uma explicação que convença a comunidade. E quando se quer mudar alguma coisa que já se encontra enraizada deve ser muito bem especificado para que a mudança venha a ter um sentido.

Tenho acompanhado pelos comentários do nosso site de Bom Conselho e pelas páginas do nossa querida A GAZETA, sobre as mudanças que vem sendo articuladas ou mesmo sugeridas em nomes que já existem na comunidade. Eu, particularmente, não comungo com este pensamento, pois, o que já existem devem ter um argumento muito forte para existir e para que se modifique ou altere o nome que já se tem no decorrer de tempo passado é preciso cautela.  O que nos leva a comentar este assunto, é que nos últimos tempos vem ocorrendo susussuros em mudança de nomes de Município, praças, ruas e vielas, se é o caso. O nosso amigo conterrâneo Edjasme Tavares, conhecido carinhosamente pelo nome de Di, vem de público suscitar a mudança da Praça Pedro II para o nome inesquecível do Padre Alfredo. E ai vem à pergunta: Por quê? Será que na época que batizaram a praça com o nome de Pedro II os mentores deste tempo não tinham razões para denominar a praça com o nome do Imperador? Por que a autoridades que existiam na época adotaram esta personagem? Acredito que existiu uma causa que tornou efeito neste tempo. O nome do Padre Alfredo, do qual fui coroinha pelo tempo que vivi em minha querida Rua do Caborje, merece todo carinho e todo respeito e merece ter também seu nome gravado na historia de Bom Conselho, e já esta eternizada o seu nome em uma casa que apoia e recebem os pacientes carentes do Município, o Hospital Monsenhor Alfredo Pinto Damaso, bem como aos pés de Santa Terezinha na Ermida um museu com todos os seus pertences sacerdotais.

Há tempos atrás, vi e li algum comentário do nosso querido José Arnaldo Amaral, em nossa A GAZETA, que desejaria levar para Câmara Municipal um projeto para mudar o nome do Município de BOM CONSELHO para o nome do conterrâneo DANTAS BARRETO. Fiquei pensativo sobre este assunto e me perguntava, sentado em minha poltrona do papai, o porquê desta mudança. Bom Conselho foi o nome adotado há mais de cem anos e que o nome desta querida terra natal, vem de um modelo que todos nós deveríamos adotar “o bom conselho” quando provém da comunidade. O nome de Dantas Barreto, já se encontra imortalizado em vários lugares, Academia Brasileira de Letras, ruas, praças e avenida já levam o seu nome que é merecedor de homenagem. Ai fica pensando, como seriam denominadas as pessoas que nascessem depois, se caso fosse concretizado este pensamento de mudança; e as pessoas como eu, nascido em Bom Conselho, como seria a minha referencia perante os documentos que uso como cidadão? Tem que se pensar, antes de agir.

Na Câmara Federal, um dos nossos deputados na sua sabedoria peculiar, pois, eu acredito que não tenha outro assunto no momento para se ocupar, lançou ou vai lançar ou pretende lançar um projeto para mudar os nomes dos Estados, Capitais e quem sabe dos milhares Municípios brasileiros que levem os nomes de SANTOS. Fiquei pasmo com esta noticia. Qual seria o nome que se daria a SÃO PAULO a maior cidade brasileira conhecida no mundo inteiro? Santa Catarina, São Luis, Espírito Santo, São Salvador, São Leopoldo, São João, e tantos outros nomes de Santos e Santas que levam os nossos Municipios? Quanta coisa este nosso deputado teria a fazer apresentando os outros tipos de projetos para beneficiar a população carentes de saúde, educação, de moradia, de transporte público de qualidade, de empregos entre outros. Tanta coisa para se preocupar vem com este absurdo projeto.  Pois é meus amigos “no Ceara não tem disso não, não, não no Ceara não tem disso não”, dizia o centenário Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que por muito tempo ficou no ostracismo, mas, agora está no ápice da glória.

2 comentários:

  1. CONCORDO COM VOCÊ ZETINHO;MUDAR PRA QUE?É VIOLAR AS TRADIÇÕES DE NOSSA BOM CONSELHO, SE A PRAÇA É D.PEDRO II, ASSIM DEVE PERMANECER, VAI QUE MUDA E DAQUI ALGUNS ANOS APARECE ALGUÉM MAIS UMA VEZ QUERENDO MUDAR, COMO FICA? AS TRADIÇÕES DEVEM SEREM MANTIDAS E RESPEITADAS, AFINAL A PRAÇA JÁ HOMENAGEIA MERECIDAMENTE D.PEDRO II, COM TODO RESPEITO QUE MERECE O QUERIDO PADRE ALFREDO.

    ResponderExcluir
  2. NOTA DE REPÚDIO ANTROPOFÁGICA:

    Sem ter nada a ver o cu com as calças, porém, sem canibalismo e muito menos imbecilidade e ainda por cima, solidarizando-me com essa figura humana possuidora de um caráter imaculado e virtuoso que é o meu nobre amigo Alexandre Marinho, Gostaria de externar minha indignação as impensadas palavras de um indivíduo que, pela incitação macabra que exalou à população de Garanhuns, de maneira nenhuma pode ser taxado de jornalista. Na verdade, isso é um delinquente MENTAL, quem sabe, canibal. Você meu caro, ao se dirigir ao povo leitor do seu blog que habita à cidade das sete colinas foi deselegante no estilo, provocador e descompromissado com os fundamentos do bom jornalismo, principalmente para quem esfregou a bunda numa carteira universitária. A COISA NÃO É BEM ASSIM, SEU JAMILDO!!!. Pois bem, vamos por partes, como diria o esquartejador e não o antropófago: Primeiramente, a sua atitude, o seu ato foi insano, descabido e totalmente fora do contexto. Na verdade, pelo que foi dito, zombateiramente, a sua pessoa não tem medo nem de ser nem de parecer ridículo; Continuando nesse mesmo diapasão, a sua colocação, inapelável e irresponsavelmente, foi de uma tremenda má-fé intelectual de quem falsifica os fatos para construir uma narrativa "APROPRIADA". Além de ter sido rancorosa, discriminativa e doentia; No seu texto chifrin, O NÃO tão nobre blogueiro, revela desconhecimento, desonestidade e um desagradável traço de grosseria, perversidade e uma boa dose de escárnio, além de um humor burlesco com uma pitada de chacota; Portanto, por a palavra escrita, às vezes, ter peso e custo tanto funesto quanto sinistro, a partir dessa brutalizada e antropofágica informação de paladar fúnebre, você, meu prezado blogueiro, não só emporcalhou, mas contaminou com nódoa o seu currículo jornalístico...

    C/CÓPIA PARA JAMILDO MELO ATRAVÉS DE E-MAIL: jamildo@ne10.com.br

    www.pinheirochumbogrosso.blogspot.com
    o_guerrilheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir