Em manutenção!!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Número de "rombo": 130.000





Por Zé Carlos

A atividade blogueira é mais gratificante do que desestimulante, embora muitas vezes misture estes dois aspectos. Sempre que o nosso contador chega a cifras redondas, como os 130.000 a que chegou nesta semana, somos tentados a fazer avaliações daquilo que estamos fazendo, de bom ou de ruim, para nós mesmos e para os que nos leem.

Nosso blog, a AGD, não é um blog comercial. E não vai aqui nenhuma crítica àqueles que o são. Não temos remuneração financeira pelo que fazemos, apenas a remuneração psicológica, e esta tem seus altos e baixos. E a única avaliação objetiva que temos é o número de acessos. De alguma forma quando escrevemos, queremos ser lidos por alguém, além de nós mesmos. Como também publicamos textos de várias pessoas, que nos honram em nos permitir isto, pensamos que eles também querem a mesma coisa.

Entretanto, vale lucubrar sobre o que significa o número de acessos aos blogs. Para fazer isto, temos que supor que aquilo que o nosso contador marca é efetivamente o número de vezes que as páginas são acessadas neles. Pois, como nós blogueiros estamos cientes, cada contador que usamos nos dar um resultado diferente. Nós analisaremos aquele que usamos e está no final de nossa página, que nos é fornecido pelo próprio Blogger.

Dentre estes mais de 130.000 acessos, muitos deles são dirigidos a páginas do passado que ficam lá com um arquivo vivo para pesquisas de toda natureza. Por exemplo, como ficamos na administração do finado Blog da CIT, podemos verificar que desde o tempo que ele se foi, teve até agora mais de 40.000 acessos, o que deixará alegre o nosso Diretor Presidente e aqueles que o fizeram no passado.

Outros acessos são provenientes dos mecanismos de busca e que, na maioria das vezes não indicam a leitura de determinada página, mas apenas seu encontro por estes mecanismos, e que são descartadas se verificados não concernentes ao tema pesquisado. Não podemos aferir os percentuais de acesso, através deste mecanismo, que realmente terminem numa leitura completa e proveitosa da página acessada.

Finalmente, quanto maior for a citação pelos outros blogs e sites do nosso blog, teremos um maior número de acessos, embora nunca possamos garantir sua leitura efetiva.

Em suma o que queremos dizer é que, mesmo o mais objetivo dos nossos indicadores de leituras, o número de acessos não nos dá condições de avaliar a quantas vai o nosso blog. Antes que esqueça e alguém pode pensar no número de comentários para uma aferição mais efetiva. Mas, não é ainda por aí. São poucos os leitores, que se dignam, mesmo lendo a matéria completa e dela tirando proveito que parte para fazer um simples comentário. E, mesmo ficando alegres pelo nosso número de acesso de “rombo”, 130.000, se quisermos abrir um champanhe para comemorar, poderemos fazê-lo, porém, diante de tantas “poréms”, e melhor abrir só um espumante.

Mesmo assim só temos a agradecer a todos estes que nos acessam de uma forma ou de outra, e procurando fazer o melhor que podemos dentro desta atividade, para nós, mais gratificante do que desestimulante.

Um comentário:

  1. É PRECISO PARAR DE ENCARAR A INTERNET COMO UMA REDE DE COMPUTADORES. ELA É UMA REDE DE PESSOAS. TAÍ, A MARCA DE 130 MIL ACESSOS(DE PESSOAS, GENTE, ANÔNIMOS) QUE NÃO NOS DEIXA MENTIR!!!

    ResponderExcluir