Em manutenção!!!

terça-feira, 22 de maio de 2012

DILMA E O DEDO EM RISTE, VISTE?





Por Carlos Sena (*)
  
A presidente Dilma disse, dedo em riste, que os prefeitos “tomassem tento” (grifo meu) e que os royalties do petróleo não se daria de acordo com suas vontades. Seu “dedo em riste” foi muito significativo e eu fiz minha leitura atrevida, mas acho que muitos pensam como eu. Seu “dedo” quis dar uma conotação maior tipo: “saneiem as contas das prefeituras de vocês”; controlem a corrupção miúda que geralmente se esconde pelas gavetas do toma lá, dá cá paroquianas; otimizem os gastos; busquem convênios que gerem recursos, etc.

Talvez as vaias mixurucas misturadas com os tímidos aplausos tenham sido por conta do “banho de água fria” que a nossa Presidente deu em alto e bom som. Particularmente nunca vi outro presidente de dedo em riste e isto surpreendeu a muitos além da imprensa. Mais que dedo em riste ela olhou nos olhos do comandante dos prefeitos e lhe disse o que ele não esperava ouvir. Seu recado, enquanto presidente estava dado. Mostrou que é mulher e que o poder não está condicionado ao gênero. Mostrou, acima de tudo, que o país investe na seriedade. Talvez ainda não da forma como todos querem. Afinal, a corrupção é pior do que o câncer e vem se acumulando no processo histórico. Assim, do dia pra noite, não existe remédio para curar esse mal que carcome a nossa educação, nossa saúde e nossa cidadania.

Quem não votou nela deve estar feliz. Podemos até achá-la meio durona, autoritária. Mas, no cargo de presidente, ainda acho pouco o que ela faz nesse quesito. De uma coisa não se pode negar: ela diz na lata, nas fuças desses que vivem de pires na mão em Brasília – mais pelo pires do que pelas mãos a quem poderiam servir se voltassem cheios de dinheiro para atender as populações carentes. Recado dado, portador merece pancada. Principalmente porque não foi preciso portador. Quem se dispõe a bater nela? Afinal, “formiga sabe que roçado come”, já escutava isto na minha Bom conselho de Papacaça.

Rabinho entre as pernas, os prefeitos devem estar retornando pra casa com o dedo no fiofó com desejo, talvez, de rasgar. Pois é. Quem manda não serem estratégicos?

----------------
(*) Publicado no Recanto de Letras em 16/05/2012

Um comentário:

  1. O resumo de tudo isso: a nossa presidenta só mostrou mais clarasmente o que ela realmente é: uma "mau educada".

    ResponderExcluir