Em manutenção!!!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Resultados da velha e um nova enquete: Agora os vereadores




Por Zé Carlos

Já faz algum tempo que pretendo apresentar oficialmente o resultado de nossa última enquete. Não o fiz até agora porque estávamos assuntando sobre qual outra enquete colocaríamos no lugar desta. Neste ínterim, além das análises que cada um deve ter feito por si próprio, até nossa colega Lucinha Peixoto, usou de suas teclas para cometer a sua (aqui). Eu até a reli para aprender com sua expertise política, e me sinto incapaz de fazer uma análise como a que ela fez, mesmo se eu descesse do muro que ela inventou para mim.

Eis então o resultado final de nossa enquete, que é uma continuação da anterior e que durou bastante tempo:

Alípio Soares - 77 (16%)
Ana Soares (CERU) - 1 (0%)
Audálio Ferreira25 -  (5%)
Daniel Brasileiro Filho - 43 (8%)
Dr. Daniel Brasileiro - 99 (20%)
Dr. Fabrício Benjoino - 2 (0%)
Emanuel Tenório Luna - 48 (10%)
Gervásio Matos - 1 (0%)
Gilmar Aleixo - 5 (1%)
Judith Alapenha - 10 (2%)
Petrúcio Borges - 79 (16%)
Renato Curvelo               - 43 (8%)
Zenício dos Santos - 42 (8%)

Em branco - 1 (0%)
Nulo - 3 (0%)
Não sabe - 1 (0%)

Este é o resultado como se apresenta no mesmo local da enquete onde tivemos quase um recorde de 480 votantes. E não vou voltar a dizer, mas, já dizendo que isto deveria ser o resultado de 480 computadores votantes. No entanto, não podemos deixar de lembrar, igual ao que acontece com as eleições reais, nas quais de vez em quando se encontra um morto sufragando algum candidato, que pode ter havido algum burla no processo.

O que deveremos aqui salientar é que é impossível, para os blogueiros, usando esta metodologia de enquete, pelo seu baixo custo, controlar as fraudes por ventura existentes. Estas deverão ser levadas em conta nas análises, mas, fica difícil para os autores das enquetes como nós, já começarmos uma análise de resultado dizendo que ele foi fraudado a um ponto que para nada sirva. Alguns fazem isto quando querem discordar dos resultados, mas, continuam firme usando as enquetes quando lhes convém. Aqui não faremos isto. E partiremos do pressuposto da mais absoluta moralidade do pleito.

O melhor é apresentar o resultado classificado pela ordem e começar alguns possíveis devaneios em torno dos resultados:


Dr. Daniel Brasileiro - 99
Petrúcio Borges               - 79
Alípio Soares - 77
Emanuel Tenório Luna - 48
Daniel Brasileiro Filho - 43
Renato Curvelo - 43
Zenício dos Santos - 42
Audálio Ferreira - 25
Judith Alapenha - 10
Gilmar Aleixo - 5
Dr. Fabrício Benjoino - 2
Ana Soares (CERU) - 1
Gervásio Matos               - 1

É quase impossível esquecer a acuidade analítica da Lucinha Peixoto quando divide em clãs os políticos para uma melhor análise. Embora, mesmo dentro de minha formação política aristotélica, pensar que um chapa formada pelo Dr. Daniel e o Petrúcio Borges fosse imbatível porque eles tiveram o maior número de votos, seria até temerário. Eu sei que o caminho mais curto entre dois pontos, em política, não é uma reta. Como se diz, neste campo muitas vezes nem a vaca reconhece o bezerro. Talvez, quem sabe, uma chapa composta pelo Dr. Daniel e pelo Gervásio fosse mais viável?

Eu sou de um tempo em Bom Conselho, em que se apelava, algumas vezes, para um candidato único, ou candidato de conciliação e eu penso (me corrijam se estiver errado) o Dr. Raul foi um deles. Era aquele candidato que evitava as brigas políticas e que se pensava representar os verdadeiros anseios da população do município. Nem sempre isto é verdade, e eu não tenho saudades daqueles tempos.

Uma sociedade como a de Bom Conselho, já é muito complexa para termos “coronéis”, que normalmente eram aqueles que de uma forma ou de outra passava por cima das forças políticas da sociedade, com o propósito de uni-las. Muitas vezes, estas pessoas eram boas para o município do ponto de todos os pontos de vista, menos de um processo político democrático onde as correntes de ideias vão se ajustando de forma a que a sociedade progrida.

Não posso chegar aqui e dizer que os resultados apresentados são justos ou já esperados, pois eu tenho meu senso de justiça política e minhas esperanças, que são muito diferentes das de outros. Embora, não seja contra a quem emite suas opiniões quando tem uma boa base para se manifestar. A minha base é pequena, o que justifica parcialmente, gostar tanto do aconchego de um muro. Isto não que dizer que eu seja neutro, pois na vida como na política, a melhor forma de ser parcial, é ficar calado.

E não é fugindo do muro que apresento a nossa nova enquete aos nossos distintos leitores e eleitores. A ideia não foi minha, e apenas a aprovei votando nela.

Algum tempo atrás eu li um texto da Lucinha Peixoto (aqui), muito pertinente por sinal, sobre outra reportagem do Diário de Pernambuco que abordava os gastos com diárias por parte dos nossos vereadores. E fiquei acompanhando tudo aquilo, e tendo certeza que este fato foi politicamente relevante até para influenciar nossas enquetes, pelo tanto que foi abordado pela mídia local.

Então alguém pensou, porque não criarmos uma enquete abordando as eleições legislativas e não as executivas como viemos abordando até hoje? Quando eu pensei que começamos com quase 50 candidatos para o executivo, eu afastava a ideia (começaríamos com 500 candidatos a vereador?). Até que alguém mais inteligente disse: por não fazer uma enquete de rejeição envolvendo os atuais vereadores? E este cérebro privilegiado, que nos ajuda, explicou, dizendo logo o que perguntaríamos aos nossos leitores/eleitores:

“Em quais dos vereadores abaixo você não votaria nas eleições de outubro próximo?”

E aí criamos nossa nova enquete envolvendo os nossos vereadores em ordem alfabética:

Arlan Wanderley Curvelo (Arlan da Barra)
Carlos Alberto Pereira de Oliveira (Carlos Alberto)
Eliane Ramos Dias de Melo (Léa Ramos)
Francisco Bento Soares (Chico Bento)
Gilmar Aleixo (Aleixo)
Ivete da Silva (Ivete Enfermeira)
José Arnaldo Gonçalves Pereira (Arnaldo Pintado)
Luís Pedro Sobral (Luizinho da Malharia)
Petrúcio Borges dos Santos (Dr. Petrúcio)

Mantivemos no quadro da enquete apenas os nomes como são reconhecidos para melhor entendimento e visibilidade na hora da votação, também em ordem alfabética:

Arlan da Barra
Arnaldo Pintado
Carlos Alberto
Chico Bento
Doutor Petrúcio
Gilmar Aleixo
Ivete Enfermeira
Léa Ramos
Luizinho da Malharia

Os eleitores (que são os computadores) poderão votar apenas uma vez, mas, poderão votar em mais de um dos vereadores. Pelo tecnologia do Blogger, a pessoa pode alterar o voto. Então podem votar e se se arrependeram podem consertar ao longo da enquete que durará 20 dias, tempo mais do que necessário para quem quiser influenciar no processo político de nossa terra.

Então vamos às urnas com honestidade, retidão, lisura, ética e moralidade, como ocorre com nossas eleições reais. Votem!

3 comentários:

  1. NÃO SE TRATA DE SUA SACANAGEM COMO BLOGUEIRO OU DETURPADOR DO PROCESSO, MEU PREZADO ZÉ CARLOS, EM ABSOLUTO!!! TRATA-SE, EVIDENTEMENTE, DE QUEM BURLA O TAL PROCESSO COMO É O CASO DO "XUMBETA DE SORDADO DE PULIÇA", A SERVIÇO DO SEU PRETENDENTE, IMAGINÁRIO E ILUDIDO PRÉ-CANDIDATO NAS LAN HAUSE DAS RUAS, BECOS E ESQUINAS...

    ResponderExcluir
  2. MEU CARO ZÉ CARLOS; O DR.RAUL PODE NÃO TER SIDO O MELHOR PREFEITO OU VOCÊ NÃO TER SAUDADES DO PERÍODO, NO ENTANTO, FOI UM DOS POUCOS POLÍTICOS QUE ENTROU RICO EM MORAL E DIGNIDADE E SEM GRANDES RECURSOS FINANCEIROS,AO SAIR MANTEVE SUA MORAL E FINANCEIRAMENTE SAIU MAIS POBRE QUE ENTROU,POSSUÍA DUAS PROPRIEDADES E AO SAIR TEVE QUE VENDER UMA,FATO PUBLICO E NOTÓRIO EM NOSSA BOM CONSELHO.

    ResponderExcluir
  3. Caro Altamir,

    Eu entendi a mensagem, divino mestre!

    Caro Saul,

    Eu não tenho saudades do período, já de Dr. Raul tenho e muitas.

    Obrigado a ambos por comentar-me.

    Zé Carlos

    ResponderExcluir