Em manutenção!!!

sábado, 10 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DO HOMEM




Por Carlos Sena (*)

Acho, num exercício surrealista que se deveria mesmo era comemorar o dia internacional do homem. Algo como o dia da Mulher às avessas. Nesse dia, nada de enaltecer a nós homens. Afinal, a história tem se encarregado, equivocadamente de nos enaltecer como se a mulher fosse um detalhe em nossas vidas. Como detalhes, elas, as mulheres passaram a conviver conosco como se uns apêndices fossem. Assim, no dia internacional do homem, as mulheres invadiriam a mídia na mesma proporção que se faz hoje com o dia internacional das mulheres. No dia do homem não se deveria enaltecer as qualidades deles posto que sejam muitas, mas os defeitos. Que defeitos?

Eis alguns equívocos conceituais e de atitudes que bem se poderiam compreender como defeitos DOS HOMENS:

a)      Alguns homens tem o mau hábito de apresentar suas     esposas como mulheres, enquanto as mulheres não os podem apresentá-los como homem (quem tem homem é puta);

b)      Mulher não pode sentar num barzinho que logo chegam os homens dando cantada nelas como se elas fossem “alça de caixão” que todos chegam e botam a mão;

c)      A mulher sozinha desperta até nos assaltantes mais tranquilidades para agir, pois o sentimento de que mulher é frágil e não sabe se defender sozinha ainda está enraizado na nossa cultura;

d)      A mulher faz o mesmo trabalho que o homem, mas a maioria das empresas paga salário menor pra elas;

e)      Homem sempre que sai com uma mulher, no geral, a utiliza para dizer o que fez e o que não fez com ela na cama. Fala pra todo mundo para passar como garanhão o que nem sempre é verdade. Às vezes é um gay no armário.

f)       O homem continua traindo, mas exigindo da mulher fidelidade;

g)      O homem fica só vivo quando uma mulher que sai com ele e faz o mesmo que ele faz com ela: diz às amigas o ele que fez e, principalmente, se ele tem o pinto pequeno. Neste caso o homem parte para agressão quase sempre.

h)      Quando a mulher, já ressabiada com o marido ou amante, chifra ele, não raro o cacete come no centro. Ele ainda se encarrega de denegrir a imagem da mulher como se puta ela fosse;

i)        Quando se quer vender um automóvel com mais facilidade, logo se anuncia: “caro de mulher em ótimo estado”... Alusão à mulher frágil que não anda muito de automóvel e por isto ele fica em bom estado. Ainda: a mulher é cuidadosa, etc.

j)        Duas mulheres andando tarde da noite não se garantem enquanto companhia. Mas se junto delas tiver um homem, ou mesmo um gay discreto, já muda de figura o panorama no quesito respeito.

k)      “A mulher pode não saber por que está apanhando, mas o homem sempre sabe por que está batendo” (Nelson Rodrigues), alusão péssima que denota o jugo da mulher ao homem no passado e hoje, embora haja a lei Maria da Penha.

l)        Musicas que elevam a mulher a categoria de CAMA, MESA E BANHO...

m)   Mulher não pode, numa festa, tirar um homem pra dançar;

n)      Mulher não pode ainda ocupar certas posições sociais de trabalho;

o)      Mulher não pode dizer na cama o que prefere com o seu parceiro – isto é coisa de homem. Mulher não é pra dizer nada, mas apenas e tão somente servir ao homem... (No geral isto ainda acontece).

p)      O homem transa, deita e dorme. No geral não espera que a mulher tenha prazer.

q)      O homem bem mais velho pode namorar e casar uma mulher mais nova e tudo certo. Se uma mulher mais velha encontrar um boy é puta ou assemelhada.

r)       Mulher é sempre associada a “passion”. Por isto é fraca, sensível, capaz de não resistir cantadas do homem amado, mesmo que esse homem lhe seja um crápula.

s)       Coisas de mulher: levar criança a escola, ir a reuniões de pais e mestres, lavar, cozinhar, passar e ainda fazer amor gostoso com o marido “patrão” quando ele chega a casa.

t)       O homem geralmente se sente humilhado quando sua esposa ganha mais do que ele ou desempenha uma tividade profissional de destaque;

u)      O homem dificilmente sai com a esposa permitindo que ela dirija o automóvel;

v)      O homem quando sai com a esposa para jantar fora, mas está sem dinheiro pede a ela pra lhe dar o dinheiro antes de chegar ao restaurante, pois assim niguém vai dizer que ele é sustentado pela mulher... Ou não?

x)       Etc.etc. Cada um pode completar a lista até o fim do alfabeto e ainda vai faltar letras.

Portanto, no DIA INTERNACIONAL DO HOMEM, os aspectos acima seriam dimensionados na imprensa em forma de denúncia contra a opressão machista do homem latino no geral, brasileiro no particular e nordestino no particularíssimo. Assim, neste dia 8 de março, a gente poderia, num exercício de surrealismo (ou não) emplacar o DIA INTERNACIONAL DO HOMEM, às avessas do dia Internacional de Mulher.

Nada contra os homens nem a favor da mulher. Tudo a favor dos dois torcendo para que chegue um dia em que não haja marido domador nem mulher domada, mas homem amador (que ama) e mulher amada e amadora...

----------------
(*) Publicado no Recanto de Letras em 07/03/2012. 
(**) A imagem do Dia do Homem no Brasil não é do artigo original do Carlos Sena. Nos surpreendeu que já houvesse este dia. 
Administrador da e ladrão dos excelentes textos do Carlos Sena.

2 comentários:

  1. faça-nos um favor: utilize o dia das mulheres para falar asneiras, deixe que do dia dos homens nós cuidamos... se você quer ser uma mulher o problema é seu, existe cirurgia para isso sabia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A criação da data teve como objetivo a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros,..."

      http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-internacional-homem.htm

      O que a matéria diz é exatamente o motivo da criação da data.

      Excluir