Em manutenção!!!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Resultado da enquete e uma nova enquete...




Por Zé Carlos

Esta semana nossa mais recente enquete foi encerrada. Deixamos o resultado lá para análise dos leitores e possíveis votantes. Para interpretarmos seus resultados, temos que levar em conta tudo que já foi dito sobre enquetes, escritos estes espalhados por este blog e por outros veículos especializados.

Não queremos relegar todos os problemas que existem nestas enquetes eletrônicas, desde a burla digital em si, ou quanto às limitações que temos em realizá-las dentro da metodologia do blogger, pois esta é a única que temos, com o que podemos pagar.

Também, nós blogueiros externos, que não estamos perto dos fatos,  podemos, mesmo sem querer, melhorar ou piorar a qualidade daquilo que propomos informar. Por exemplo, não conhecemos grande parte daquelas pessoas que constam de nossa lista de pré-candidatos a prefeito, e nem mesmo sabemos se eles ainda estão interessados nela estarem. A ajuda dos colegas blogueiros  e de outras mídias seria importante, mas, a “blogueria” de Bom Conselho não nos parece muito cooperativa, e sim mais competitiva, o que não somos contra, apenas, somos contra o exagero, que prejudica a própria informação.

Mas, ficando com nossa enquete, de uma forma ou de outra, temos que assumir, para qualquer análise, que tudo se passou na mais absoluta ordem, sem burlas, sem defeitos e sem malfeitos. Cada computador deu o seu voto, familiar ou não, coletivo ou individual, num total de 302 votantes.

Cada um deles escolheu um ou mais candidatos para comporem o pódio para os candidatos a prefeito de Bom Conselho, nas próximas eleições. Abaixo fornecemos o resultado já classificado por número de votos. Veja-o, meditem e o analisem. Faremos isto também e faremos nossas observações, lá embaixo.

Classificação por número de votos

Zenício dos Santos -  78
Petrúcio Borges -  70
Renato Curvelo -  59
Alípio Soares -  56
Dr. Daniel Brasileiro -  48
Ana Soares (CERU) -  41
Daniel Brasileiro Filho -  41
Audálio Ferreira -  36
Gervásio Matos -  34
Gilmar Aleixo -  33
Judith Alapenha -  33
Emanuel Tenório Luna -  31
Dr. Fabrício Benjoino -  30
Renato Ferreira -  29
Marcos Ferreira -  28
Monsenhor Nelson Brito -  26
Washington de Azevedo -  17
Hélio Urquiza -  10
Ana Lúcia Olsen (Mama) -  9
Dr. José Arnaldo Amaral -  7
Boanerges Cerqueira -  6
Eliomar Borges -  5
José Maria Taveira -  5
Frei Zito -  4
Danilo Godoy -  3
Edvalda Carvalho -  3
Petrúcio Marinho -  3
Alexandre Tenório -  2
Léa Ramos -  2
Cleonides Tenório -  1
Cristina Curvelo -  1
Dr. José Tenório Neto -  1
Dr. Sales -  1
Dudé Amaral -  1
Elisabete Borges -  1
Katiússia Araújo -  1
Arlan Curvelo -  0
Bernardo do Posto -  0
Décio Tenório -  0
Edézio Ferreira Filho -  0
Edleuza Dionísio -  0
Geovane Lima -  0
Givaldo Cavalcante -  0
Iveta da Silva (Enfermeira) -  0
Nazário Filho -  0
Paula Frassinete -  0
Renivaldo Tenório -  0
Sílvia Borges -  0
Socorro Marinho -  0

Este é um retrato do que 302 computadores querem. Vamos supor para não ficarmos doidos, que, de uma forma ou de outra, ele representa a vontade do povo de Bom Conselho quanto à sua preferência para as próximas eleições.

Nosso objetivo primeiro não foi eleger o prefeito, pois se assim fosse faríamos uma votação de cada computador um voto e que teria o mesmo significado técnico, mas um significado político totalmente diferente. O que queríamos era formar um pódio, como dissemos, onde estariam os TOP TEN na corrida pela prefeitura.

A formação deste pódio será direta, copiando colando da lista acima. E teremos nele os 10 primeiros colocados, o seja, os seguintes:

Zenício dos Santos -  78
Petrúcio Borges -  70
Renato Curvelo -  59
Alípio Soares -  56
Dr. Daniel Brasileiro -  48
Ana Soares (CERU) -  41
Daniel Brasileiro Filho -  41
Audálio Ferreira -  36
Gervásio Matos -  34
Gilmar Aleixo -  33

É um pódio respeitável e merece nossos cumprimentos. Nós não temos preferências dentro dele e o que vamos dizer, não deve ser interpretado como uma tomada de posição para um ou para outro, e para isto nos permitam voltar ao pronome “eu” e não o “nós” que usamos para falar em nome da AGD.

Eu conheci o Zenício, que parece ser da idade do meu irmão, o Cláudio, que hoje vive em Rondônia, e que, como eu, nunca quis se meter diretamente no processo político. Se formos computar a preferência do eleitorado por grupos, seu grupo, onde há, o Daniel, o pai, o Daniel, o filho, ele poderá ser seu espírito santo. Se não é, pelo menos o público quis assim. Dizem que ele não quer mais saber de política, mas se ele continua sendo político, não é muito prudente acreditar nisto. Eu mesmo, que sou um político apenas aristotélico, de vez em quando sinto, algum diabinho me atentando. Embora, até agora consegui dominá-lo e espero ter forças para fazê-lo até o fim da vida.

O Dr. Petrúcio Borges, posso até dizer que o conheço pessoalmente, pois conheci tanto seus irmãos, que seu DNA não pode me ser estranho. Sobre sua colocação eu teria a dizer o mesmo que minha colega e amiga Lucinha Peixoto falou em algum momento, de que deve ter havido algum ganho, pelo menos, nesta enquete, da notícia sobre as viagens para congressos dos vereadores em Bom Conselho. Embora eu acredite que por si mesmo o Petrúcio tenha seus méritos. Senão outros, mas pelo menos nos livrou daquele monstro de lata que diziam ser um parque de diversão na praça de Bom Conselho, como fruto de um projeto de sua autoria para regulamentar o espaço urbana naquela área.

Renato Curvelo, eu conheço o pai, mais do que ele, isto no passado. Pelo presente, e pelos nossos encontros nos Encontros de Blogueiros, ele me pareceu ter todos os predicados para estar neste honroso pódio. Só sua defesa da liberdade de expressão pela internet e sua postura corajosa e franca a favor do anonimato responsável (pois “irresponsável” nem mesmo com RG ou CPF nem ele nem eu apoiamos) já são um reforço para balizar esta minha opinião.

Alípio Soares, não o conheço pessoalmente, e apenas acompanhei a vida política do seu pai, que ficará para a história de Bom Conselho. Conheci uma de suas irmãs, no Rio de Janeiro, mas como se diz, perdi de vista. E já pulando uma casa para falar dos Soares, será que Ana Soares (CERU) é também filha de Valmir? Se for, o ex-prefeito está bem representado.

Vejam agora o Daniel, o pai, e o Daniel, o filho, que como o Zenício, o espírito santo, eu não conheço pessoalmente. Apenas conheço o pai, que o único defeito é torcer pelo Sport, e para que isto não tire seus votos dos meus colegas torcedores do Náutico, eu já digo que não misturem esporte com política. Ela em si, já é um esporte. Para mim toda a santíssima trindade dignifica nosso pódio.

Temos mais dois ex-prefeitos: O Gervásio e o Audálio, e para este último não ficar com raiva porque eu o citei em segundo lugar, digo que o critério foi a idade, pois o Gervásio já deve ser mais velho do que seu pai, o Seu Chico de Matos, a quem eu via quase todo dia quando ia tomar banho escondido no açude de Seu Lirio. Ambos com seus defeitos e virtudes em suas administrações, mas colocados no pódio pelos nossos eleitores. Mais, uma vez, os ex-prefeitos presentes.

Finalmente, o que conheço menos, o vereador Gilmar Aleixo. Nada posso falar dele, a não ser, pela teoria que coloquei acima, influenciado pela Lucinha Peixoto de que os vereadores que receberam diárias não foram bem votados. Eu não sei se ele recebeu muito ou pouco, mas, votos ele recebeu muitos e seja bem-vindo ao nosso pódio.

E agora voltemos ao pronome “nós” da ADG. Aí estão os do pódio. E a pergunta, que tentamos responder esta semana toda, foi o que fazer daqui prá frente, já que sabemos que esta corrida só vai ter um vencedor? Olhando alguns dos nomes que não estão no pódio, por centésimos de segundos, achamos justo (contando com uma margem de erro vinda do além) incluir, todos aqueles que tiveram mais de 30 votos, na próxima enquete.

Então nossa próxima enquete responderá à pergunta muito simples:

“Em quem você votaria, para prefeito de Bom Conselho, a partir de 2013?

Resolvemos incluir mais três candidatos para aqueles ainda em dúvida (Não Sabe), para aqueles que tem certeza demais (Nulo) e para aqueles que sempre ficam em cima do muro (Branco). Então teremos nossa nova lista de pré-candidatos:

Alípio Soares
Ana Soares (CERU)
Audálio Ferreira
Daniel Brasileiro Filho
Dr. Daniel Brasileiro
Dr. Fabrício Benjoino
Emanuel Tenório Luna
Gervásio Matos
Gilmar Aleixo
Judith Alapenha
Petrúcio Borges
Renato Curvelo
Zenício dos Santos

Branco
Nulo
Não Sabe

Como já dizia um bom político pernambucano que quem tem prazo não tem pressa, vamos dar 20 dias para que os nossos eleitores meditem sobre o voto, já avisando que, agora, cada computador só poderá votar num dos canditados, embora a tecnologia do blogger, ao contrário da eleição tradicional, permita o arrependimento.

Agora volto a usar o “eu” para declarar meu voto na reunião da AGD. Eu votei para incluir os três outros concorrentes, formando os TOP THIRTEEN (os 13 mais) e talvez meus argumentos tenham sido decisivos para unanimidade do que foi decidido.

A Judith Alapenha, não a conheço pessoalmente, embora tenha conhecido seu marido exercendo sua profissão, não a de médico, mas a de comerciante, certa época em que eu imaginava ainda que tinha vocação para fazendeiro. Não era verdade. Por isso, o meu neto hoje adora uma vaquejada e não sei se ele vai cumprir aquele sonho meu. Foi a primeira mulher eleita prefeita, trabalhou pela cidade todo este tempo e não merecia ficar de fora desta última parte da disputa.

O Emanuel Luna, conheço pessoalmente, embora não possa dizer isto com certeza porque foram tão poucos nossos encontros, apesar de tudo, que não o conheço bem. Basta dizer, que a última vez que o encontrei, com uma idade mais próxima daquela que ele tem agora, foi em Londres, onde íamos ambos para uma Terra Santa. Eu para terra santa dos anglicanos (Canterbury) e ele para terra santa dos outros cristãos (Jerusalém). Mas, é uma pessoa inteligente e trabalhadora e está mostrando que quer seguir o caminho do pai, que foi muito bom no ramo.

O Dr. Fabrício Benjoino, é o que eu conheço menos dos três, embora conheço muito o seu pai, o Fernando, que um dia já tentou encarar a carreira política. Eu não sei porque ele não conseguiu mas sei que quando ele ouvia um locutar gritar no 7 de setembro: “Acuda polícia, que o povo invadiram”, ele justificava dizendo: “Se ele falar corretamente o povo não entende”. Penso que ele falou corretamente na campanha. Graças a Deus ele ficou com 30 votos e foi para o pódio.

Antes que me crucifiquem devo dizer que pela lista abaixo encontro pessoas com todas as condições de ir para nosso enquete e para ser prefeito de nossa terra. Mas, infelizmente, os eleitores digitais assim não quiseram. E eu fui voto vencido quando tentei incluir gente com menos de 30 votos. E eu sou um péssimo político, além de aristotélico.

E que vença o melhor!

4 comentários:

  1. Caro editor, Não consigo entender como o Cap. Boanerges em uma pesquisa realizada a dois dias no blog do Claudio Andre teve 505 votos de 750 com 67% dos votantes, na pesquisa deste blog apenas 6 votos(1%), qual a sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Não temos uma resposta precisa para isto. Talvez, a mais próxima da verdade é que o eleitorado do Blog do Cláudio André, não é o mesmo nosso eleitorado. Ou seja, o eleitorado do eleitorado do Cap. Boanerges não acessa a AGD, o que achamos uma pena. Mas, isto são só divagações. Vote em nossa enquete e se certifique que sua vontade esteja consagrada nas urnas, independente da vontade dos outros. Obrigado por comentar aqui.

      Excluir
  2. Muito válida a iniciativa de colocar na primeira enquete um grande número de candidatos.
    Igualmente válido o critério TOP 13 + 3 opções da 2ª enquete.
    Mas, apesar de válido, o novo critério adotado discrepa da realidade, uma vez que, no TOP 13 constam nomes de pessoas que não poderão candidatar-se, de outros que não manifestam o interesse de concorrer e percebe-se a falta de pelo menos três nomes que já trabalham no sentido de disputar o pleito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Daniel,

      Fazer um blog de longe é possível mas é difícil. Apenas seguimos o que o nosso eleitorado decidiu, com exceção de incluir mais 3 pessoas que não figuravam no TOP TEM que era nosso objetivo. Algumas pessoas que conheço e que batalham e ficaram de fora são do nosso conhecimento, mas temos que manter os critérios, sob o risco de as enquetes serem mais desacreditadas do que o que já são, muitas vezes por culpa de nós blogueiros.

      Mas, elas não terminarão aqui, e temos um longo tempo pela frente, inclusive para receber mais sugestões boas como a sua, e que serão aceitas de bom grado. Se até outubro elegermos uns 5 ou 6 bons candidatos, eles não irão para prefeitura, mas, esperamos, ajudarão o eleitorado a votar melhor. Mas, isto depende de todos e não só de nós.

      De qualquer forma agradecemos de coração, o seu comentário e o seu voto, e agradeceremos mais suas sugestões, que sempre serão bem-vindas, e isto é extensivo a todos.

      Excluir