Em manutenção!!!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia do Blogueiro, parabéns aos colegas




Por Zé Carlos

No dia 20 passado recebemos através do Facebook uma mensagem, de uma das nossas filhas, nos cumprimentando pelo Dia do Blogueiro. Nós nos surpreendemos não pela mensagem mas, pelo motivo dela. Nós, depois de mais de um ano nesta gratificante atividade  não sabíamos deste glorioso dia, e até agora, nos blogs da região por onde andamos, não vimos nenhuma referência a ele.

Os blogs hoje se tornaram uma boa parte de nossos meios de comunicação, e mesmo aqueles meios mais tradicionais já têm seus blogs, muitas vezes divididos pelos seus mais diversos profissionais. Hoje há pessoas que já vivem exclusivamente da profissão de blogueiro e falam até em regulamentá-la brevemente. No último Encontro de Blogueiros de Bom Conselho, foi levantada a hipótese de regulamentação da profissão, fichamento dos profissionais, organização sindical, etc. coisas que ainda somos contra, talvez até porque não soubéssemos ainda da existência do Dia do Blogueiro.

Nosso blog, graças a Deus está cumprindo os objetivos para o qual foi criado, que é o de informar Bom Conselho, ou, sendo mais rude, fazer a cidade ler  cada vez mais. Para nós, e para nossos colaboradores, o dinheiro passa longe. E nisto não vai aqui nenhum veredito contra ele. Apenas o prazer de fazê-lo já nos é muito compensador. Em nossas reuniões internas alguns tem perguntado porque não arranjamos algumas imagens propagandísticas para pagar a luz que alumia nossos computadores. Esta hipótese não está descartada, mas, lembro que já tive que tirar a propaganda que tínhamos, mesmo sendo de graça, ou que prometíamos doar o dinheiro à Casa da Caridade. Imagine quem vai querer pagar para anunciar aqui. E os açodados logo se aquietam.

Em uma das atividades mais prazerosas que temos, que é encher nossa página “Deu nos Blogs” encontramos, no Blog do Noblat, um texto sobre a imparcialidade do jornalista (aqui) que transcrevo abaixo por achar que o blogueiro hoje é um jornalista e como tal deve proceder. Leiam e depois eu volto.

"Este é um dos mitos cultivados há mais de século: jornalista é imparcial. Ou tem obrigação de ser.

Ninguém é imparcial. Porque você é obrigado a fazer escolhas a todo instante. E ao fazer toma partido.

Quando destaco mais uma notícia do que outra faço uma escolha. Tomo partido.

Quando opino a respeito de qualquer coisa tomo partido.

Cobre-se do jornalista honestidade.

Não posso inventar nada. Não posso mentir. Não posso manipular fatos.

Mas posso errar - como qualquer um pode. E quando erro devo admitir o erro e me desculpar por ele.

Cobre-se do jornalista independência.

Não posso omitir informações ou subvertê-las para servir aos meus interesses ou a interesses alheios.

Se me limito a dar uma notícia devo ser objetivo. Cabe aos leitores tirarem suas próprias conclusões.

Se comento uma notícia ou analiso um fato, ofereço minhas próprias conclusões. Cabe aos leitores refletir a respeito, concordar, divergir ou se manter indiferente.

Jornalista é um incômodo. E é assim que deve ser. Se não for não é jornalista."

Pedimos a gentileza de que aquele que nos leu até aqui, releia este texto do Ricardo Noblat e substitua o termo “jornalista” por “blogueiro”. Foi o que eu fiz, e consideramos nossas, as palavras do blogueiro Noblat, no Dia do Blogueiro.

Por isto seguimos dizendo que não é lícito escrever que não temos opinião de qualquer espécie, inclusive política, simplesmente porque isto é impossível. Mas, estas opiniões devem serem faladas ou escritas preservando os fatos, e mantendo nossa independência ao relatá-los.

Nós, a AGD, nos consideramos um blog de notícias de “segunda mão”, dosados com um pouquinho de opinião. Fomos já até criticados por usar as informações dos outros e não as nossas informações colhidas no dia a dia pelos nossos repórteres. Só os malucos pensam que a notícia de primeira mão é única que pode ser dada por um órgão da mídia. Com o orçamento aprovado, e seu plano de gastos que a AGD vem aprovando nos últimos meses, sendo voltado para Bom Conselho, a única notícia de primeira mão que poderíamos dar é que o Luis Clério estava vestido de branco no Encontro de Blogueiros que mencionamos acima. E mesmo assim, terá alguém que dirá que a notícia foi inventada ou é irrelevante porque sabemos que ele só usa branco. Evitamos um pouco as notícias de “terceira mão”, mas, até quando a colocamos sempre citamos suas fontes explicitamente ou através de um link.

Agora já está programado pelo Cláudio André e seu Blog um novo Encontro, a que não poderemos comparecer, infelizmente. E antes que alguém diga que é porque ele vem sempre nos elogiando ao nos confundir com a Lucinha Peixoto, embora deixe a própria Lucinha uma fera, nós dizemos que é porque nos dias programados estaremos exercendo outra atividade que, em nossa escala de prioridade, nos dar muito mais prazer: ficar tomando conta de um neto. Mas, pela importância que esta atividade de blogueiro é portadora, estamos envidando todos os esforços para que a nossa colega Eliúde Vilela, vá representar a AGD, já desejando sucesso ao Encontro.

E tudo isto já faz parte da nossa vida, e agora mais com o Dia do Blogueiro então, não temos mais o que reclamar. Entretanto, acompanhando o debate de altíssimo nível entre o vereador Carlos Alberto e nossa amiga Lucinha Peixoto, em seus blogs, sobre o “feriado do Dia da Mulher”, eu diria ao nobre e atuante edil, que eu apoiaria qualquer projeto seu para homenagear os blogueiros no próximo dia 20 de março, mas, um feriado neste dia, seria demais.

Parabéns a todos os blogueiros pelo seu dia, mesmo que atrasados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário