Em manutenção!!!

terça-feira, 6 de março de 2012

O LEGADO




Por Gildo Póvoas


O artista é um ser em mutação.

Sempre procurando o seu autoaprimoramento através dos trabalhos que realiza.

Busca dentro de si as nuances e interfaces para dar vida aos seus personagens. Às vezes a personagem assumida nem sempre cai nas graças da crítica ou mesmo do público em geral. Existem personagens que se imortalizam sejam pela mensagem passada ou pela intensidade imposta e vivida pelo seu intérprete. Uma personagem vem com uma grande responsabilidade, uma vez criada. Mesmo em se tratando de pura ficção. Ela desencadeia uma simpatia imediata junto ao público ou uma antipatia sem precedentes. Por isso admiro o artista. Seja ele pintor, músico, ator, escritor ou comunicador.

No setor da comunicação existiu um personagem sem par chamado Pedro de Lara.

Pedro de Lara vindo de família pobre do interior de Pernambuco, de uma cidadezinha do Agreste chamada Bom Conselho. Pedro nunca negou as suas origens e no seu trabalho na televisão, rádio sempre que podia falava com carinho da sua cidade natal. E isso despertava nas pessoas a curiosidade de saber se esta cidade realmente existia, pois o personagem assumido era brincalhão e gozador. Assim o Sr.Pedro de Lara conseguiu colocar a cidade de Bom Conselho no contexto das cidades em que nasceu uma celebridade. O Pedro de Lara foi em vida,o que se diz hoje,um homem multimídia. Usava, e bem, todos os veículos de comunicação para projetar o seu trabalho. Era jurado de TV, tinha programa nos rádios, escrevia para jornais e revistas, enfim era um comunicador nato.

Sempre que a oportunidade lhe era dada lá vinha ele dizendo um bordão que lhe ficou característico: “Eu sou de Bom Conselho papacaça, cabra macho”. E era muito engraçado e ao mesmo tempo projetava a sua cidade na mídia. Ele sempre divulgou o nome da sua cidade, pode-se dizer que poucos fizeram tanto, estando ausente. E Bom Conselho tornou-se conhecida nacionalmente por este comunicador. Acredito que se vivo estivesse ainda estaria divulgando o seu torrão natal.

E em que o seu torrão natal contribuiu para o seu filho ilustre?

Alguma rua com o seu nome?

Alguma praça com a sua estátua?

Algum teatro que leve o seu nome?

Algum museu com o seu acervo?

Nada. Nada, Nada.

É como se o poder público achasse que este tipo de manifestação cultural não fosse suficiente para uma projeção fora dos seus domínios territoriais.

Como se a cultura local só comportasse o planejamento e execução de festas passageiras como o carnaval, o São João e outras mais.

Estes são eventos bons, mas que passam e não trazem um legado permanente para a cidade e sua comunidade.

Já está mais que na hora da cidade de Bom conselho prestar uma homenagem justa e permanente a este filho exilado. Veja exemplos de cidade como Bom Jardim - RJ, onde a sua filha mais ilustre: Zezé Macedo ganhou um teatro com o seu nome e recentemente o prefeito doou um casarão todo equipado para ser o museu, onde todo o acervo da artista, que foi doado pela família, estará exposto, atraindo assim um maior fluxo de turista, permanentemente. Outra cidade é Madalena-RJ, onde está instalado o museu Dercy Gonçalves, a praça com o seu busto e o carinho dos moradores à sua filha.

Pedro de Lara também foi um filho ilustre. Vide que seu corpo foi velado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. E isso só acontece com as personalidades que se destacaram no cenário nacional.

Então senhores políticos, senhores administradores, comunidade de papacaça, está  mais que na hora de abrirem os olhos a outras realidades que não os festejos passageiros.

Tornem a cidade de Bom Conselho, não a cidade das ruas esburacadas, não a cidade do trânsito desorganizado, não a cidade onde há falta de água, não a cidade das filas imensas para o recebimento da bolsa família e aposentadorias. Aprendam a colocar Bom conselho no rol das cidades que sabem prestigiar os seus filhos ilustres. Dêem ao Pedro de Lara o reconhecimento que tão bem ele soube dar em vida a esta terra.

Transformem Bom Conselho em atrativo turístico, abrindo um museu onde o acervo do Pedro de Lara possa ser admirado e visitado. Isso é uma atração permanente.

Outra sugestão:

Por que no próximo encontro dos bomconselhenses não se cria um tema para homenagear o seu filho ilustre?

Seria mais ou menos assim:

Encontro dos bomconselhenses- Uma figura a lembrar: Pedro de Lara.

Vamos pensar nisso?

4 comentários:

  1. Como todos que me seguem desde o Blog da CIT sabem, eu sou uma fã aguerrida do Pedro de Lara. Foi uma alegria para mim ler este texto do Gildo por dois motivos. Um, o Gildo é um dos bons escritores de Bom Conselho, e não um arremedo de, como eu, e já merecia ser publicado, como o era no Blog da CIT, pela a AGD, que tem mais do que os 5 leitores eventuais da Academia Pedro de Lara. Dois, sua lembrança deste artista de Bom Conselho, e com ela sua crítica sincera, honesta e real, às pessoas de Bom Conselho, que não fizeram quase nada de permanente para homenagear a memória de Pedro de Lara.

    Fui hoje ao Mural do SBC, o que já não faço há muito, pois agora só os mesmos andam por lá, e vejo que o texto do Gildo, enviado por ele antes do dia 4 deste mês ainda não foi publicado em sua coluna. O Saulo já deve estar em campanha e não deve ter mais tempo de publicar. Fez bem o Gildo em enviar seu texto para a AGD. Eu só não digo que mande para o meu blog pela minha situação de perseguida política em minha própria terra, e não quero levar riscos aos outros.

    Caro Gildo, esta foi uma bela lembrança, e quem sabe, a Mamãe Juju, nos estertores do seu governo, não se aproveite do fato para fazer média com os eleitores fãs do artista. Talvez, agora, os que preferem outros Pedros, se manifestem para fazerem propaganda de grupos musicais, como era de hábito. Em ano eleitoral, como diz o Pitomba, “até boi voa.”

    Parabéns ao Gildo pelo texto, e parabéns à AGD por publicá-lo.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS GILDO,CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ; O PEDRO DE LARA AMAVA BOM CONSELHO E GRITAVA ISSO AOS QUATRO CANTOS.QUANDO O ENCONTRO ERA COGNOMINADO, "DOS PAPACACEIROS" SUGERI QUE AS CAMISAS TIVESSEM A FOTO DELE SE NÃO FALHA-ME A MENTE, SERIA PARA O ENCONTRO EM 201O,OUSEI A SUGESTÃO POIS FALAVAM QUE PODERÍAMOS DAR IDÉIAS, OS QUERIDOS E INTELIGENTES AMIGOS J.POVOAS, E PEDRO RAMOS ACATARAM E CONVERSANDO COM OUTROS DA QUERIDA COLONIA PAPACACEIRA DO RIO DE JANEIRO, HOUVE O AVAL;NO ENTANTO AS CAMISAS OSTENTAVAM BONECOS DE OLINDA, QUE CREIO TER MENOS DESTAQUE E VALOR PARA BOM CONSELHO.NADA TENHO CONTRA A HISTÓRICA OLINDA, APENAS ACHO EM MEU HUMILDE PONTO DE VISTA,SER O PEDRO DE LARA MAIS IMPORTANTE E COMO SALIENTAS POUCO RECONHECIDO.

    ResponderExcluir
  3. Palavras fortes e de valores profundos! Parabéns, Gildo pelo expressar! bjs

    ResponderExcluir
  4. PARABENS PELAS SÁBIAS PALAVRAS GILDO, MAS INFELIZMENTE NOSSOS POLITICOS SO ESTAO INTERESSADOS NO QUE SE DIZ RESPEITO AO INTERESSE DE SEUS FAMILIARES E ALIDOS. MAS É BOM ACORDAR A COMUNIDADE PARA ASSUNTO TOA RELEVANTE COMO AS FESTAS CITADAS POR VOCE,E VENHAM A ACORDAR PARA SEUS FILHOS ILUSTRES.

    ResponderExcluir