Em manutenção!!!

sábado, 28 de janeiro de 2012

A semana - Lula sai do câncer para entrar na bajulação




Por Zé Carlos

Já falei mais de mil vezes da minha condição de político aristotélico, com um dos significados de concordar com aquele que disse que o homem é um animal político. Eu estou bem, dentro desta condição. Mesmo assim, em certos momentos eu até gostaria de não me associar, mesmo no sentido aristotélico, aos animais políticos.

Eu sei que o ser humano gosta de afagos e que muitas vezes eles são necessários para a sobrevivência da espécie. Mas, quando ele é demasiado e vira bajulação explícita, já me incomoda. E quando não posso evitar tais situações me dá uma vontade danada de rir, e foi o que fiz, com um de regurgitações no meio, ao assistir ao filme abaixo, que resume, pelos artistas da UOL, a semana política que se passou.

Foram tantos os salamaleques feitos ao Lula, desde pela presidenta, pelo velho e pelo novo Ministro da Educação, e pela entusiasta plateia, que serviram apenas para deseducar algum incauto jovem que veja este filme. Eu ainda pensei em fazer uma censura classificatória por idade, mas depois desisti, com medo de afastar da assistência o presidente do PRTB de Bom Conselho.

Penso até, que o próprio presidente Lula, se ainda mantém  alguns dos princípios que levamos do berço quando nascemos no Agreste de Pernambuco, deve ter ficado incomodado. Talvez, por um gesto de cortesia ele não botou seu chapéu e saiu daquele ambiente poluído pela bajulação explícita.

Penso que a frase que resume esta semana é aquela dita lá pelo meio do filme: “O legítimo puxa saco transforma respeito em veneração”. E quando vemos a figura máxima do governo puxar o clima de veneração ao ex-presidente Lula, a coisa fica realmente insuportável, para apenas um político aristotélico.

No entanto, o pior estaria por vir, e me arrependi de não ter parado antes. Soube que o Ciro Gomes se separou da Patrícia Pilar e vi o Barack Obama cantando. Meu Deus, por que nos fizestes políticos!?

Vejam abaixo o resumo feito pela equipe da UOL, e logo a seguir o filme. Se sairem risos entremeados por náuseas, não se preocupem, vejam até o fim e depois, aí sim, coloquem um disco de Luiz Gonzaga na vitrola e tudo passará.

Nesta semana o agora ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, passou o posto para Aloizio Mercadante, que, por sua vez, passou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para Marco Antônio Raupp. O ex-presidente Lula, prestigiando seu preferido para a prefeitura de São Paulo, Haddad, compareceu à posse. Foi a primeira participação dele em evento público desde que descobriu que tem câncer. Com isso, Dilma, Haddad e Mercadante ficaram com a voz embargada ao falar de Lula. E por falar em São Paulo, em pleno aniversário da cidade, uma manifestação contra as ações policiais realizadas na cracolândia e na ocupação do Pinheirinho quase acabou com ovada contra o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab. Também nessa semana, foi noticiada a separação do casal Ciro Gomes e Patrícia Pillar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário