Em manutenção!!!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A enquete do Poeta e o Capitão Boanerges


Capitão Boanerges (Blog do Poeta)


Por Zé Carlos

Quando chegamos em Bom Conselho, respiramos política desde o portal da cidade, pelas ilações que fazemos a partir da ornamentação natalina, e cada vez mais o  ar se torna mais denso quando passamos pelo posto policial e dos bombeiros, onde não encontramos mais as crateras que vimos da última vez, até chegarmos ao cemitério e descobrir que agora já temos duas entradas por onde os mortos poderão entrar, na maioria das vezes, ou até sair para também entrar na política, neste ano eleitoral.

Meu interesse, além da festa que fui, foi visitar algumas “lan houses” da cidade, e sobre isto escrevo depois. Mas, não deu para deixar de ouvir sobre as novidades na área dos blogs e da mídia eletrônica em geral.

Todos sabem, que as enquetes que envolvem o processo eleitoral fazem das “lan houses” as seções eleitorais e seus terminais as urnas. Eu mesmo, em enquete que realizamos no ano passado, vi quantos votos devem ter vindo delas, e eu até estranhava certas horas, porque comentários feitos até criaram uma nova profissão em Bom Conselho, que seriam os “votadores de enquete”. Eu não sei se eles já tem carteira assinada ou se já receberam o colete da prefeitura, mas que eles existem, ah, existem, e já são uma boa fonte de emprego e renda.

Eu hoje apresento um resultado de uma enquete que não foi feita em nosso blog. Estou aguardando o tempo certo para lançar a nossa proximamente. Foi uma enquete realizada no Blog do Poeta (aqui). O Cláudio André perguntou durante alguns dias “QUAL DESSES NOMES MERECE SEU VOTO EM 2012, PARA COMANDAR BOM CONSELHO POR 04 ANOS?”. Durante este tempo a enquete teve 1148 votantes, produzindo em seu final o resultado a seguir:

WASHINGTON AZEVEDO               25 (2%)
RENATO CURVELO            73 (6%)
CAPITÃO BOANERGES    596 (51%)
DR. DANIEL BRASILEIRO (PAI)      87 (7%)
AUDALIO FERREIRA          65 (5%)
MARQUITO          31 (2%)
DANILO GODOY                 21 (1%)
PETRUCIO BORGES           19 (1%)
MAMA   24 (2%)
ZÉ MARIA TAVEIRA          4 (0%)
ALIPIO SOARES   115 (10%)
JUDITH ALAPENHA           60 (5%)
EMANUEL LUNA                14 (1%)
HÉLIO URQUISA                 7 (0%)
ALOIZO BERNARDO (STR0             7 (0%)

Durante o pouco tempo que lido com isto, de enquetes e blogs, descobri algumas coisinhas, que vou colocá-las aqui, sem querer ensinar a ninguém, principalmente, ao Cláudio André, pois não quero ensinar Pai Nossa a vigário.

Primeiro, nem todos os candidatos estão representados na relação, e quando isto acontece, sempre alguém fica com raiva. Eu fiquei por não ter sido ser prestigiado como pré-candidato a prefeito, e o meu grande amigo Zezinho Ponta Baixa também deve ter ficado, mas isto não invalida a enquete porque nós dois estamos nos lixando para uma candidatura a alguma coisa. Entretanto, colocar o Daniel Pai e não colocar o Daniel Filho, deve ter provocado algumas celeumas no seio familiar.

Colocar Audálio e Daniel, e não colocar o Gervásio, deixa a gente sem saber o porque de tal prática e leva a pensar que o elaborador da enquete está puxando a brasa para umas sardinhas e não para outras. E assim por diante.

Em segundo lugar, eu aprendi que em enquete os votantes são preguiçosos e votam no primeiro que aparece na lista. Quando não usamos a ordem alfabética ficamos com a responsabilidade da ordenação. Quando eu vi a lista pensei até que ela tivesse sido colocada em ordem alfabética, mas ao inverso, embora não tenha visto Zenício. Porém, não era, pois o último era o Aloizo Bernardo (não sei se ele é o Bernardo do Posto que eu usei em minha enquete, se não for, já vamos ter mais um candidato).

Finalmente, e o mais importante, uma olhada pelo resultado. Será que alguém que o ver terá dúvidas ainda de que o Capitão Boanerges será nosso novo prefeito, se a enquete for representativa dos eleitores reais? Claro que não. Sua vantagem é tão grande em relação aos outros que penso estarem os outros no maior chororô. Vejam bem, o Capitão teve 596 votos, enquanto o seu seguidor imediato, o Alípio Soares teve apenas 115 votos.

Eu comecei a imaginar como isto ocorreu, e aqui quero, antes de tudo, dizer que não comungo com os boatos que correm em Bom Conselho de que o Capitão obrigou os seus subordinados a votarem nele. Estes são boatos eleitorais da oposição ao Capitão, pois mesmo se ele quisesse não poderia fazer isto para produzir tanta diferença. Ele estaria ferindo os regulamentos militares que não admitem o que se chamava em minha pequena fase de caserna de “chave de estrela”, ou seja o superior não pode forçar o subordinados a cometer atos apenas por capricho seus.

Eu estou mais para acreditar na liderança do Capitão, até um certo limite, e no uso que segundo fui informado que todos já fazem do “votador de enquete”, na cidade e alhures. Para mim, este é um recurso tão válido quanto gastar rios e rios de dinheiro nas campanhas reais, em comícios, panfletos, santinhos, retratos, de forma legal e ordeira.

O que aconteceu, neste caso específico, é que houve um número tão grande de votos que, mesmo que o Capitão Boanerges (ele deve ser bastante jovem, pelas fotos, para eu tê-lo conhecido pessoalmente, embora tenha conhecido toda sua família, ao ponto de pensar que ele seria o Bonerginho, irmão de meus colegas de ginásio e de futebol Chico e Everaldo) não tenha feito nada para que isto ocorresse ficou aquela impressão do ditado: “esmola grande o santo desconfia”.


De qualquer forma a enquete é válida e quando bem analisada dá para ver algumas tendências do eleitorado, e eu vou continuar usando o recurso aqui no blog. Aguardem a nossa próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário