Em manutenção!!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bom Conselho e as "lan houses" - D. Lourdes Cardoso e a banda larga




Por Zé Carlos

Continuando minha saga blogueira visitei mais 4 “lan houses”, pois outras duas por onde passei estavam fechadas. Foram elas a G.com, já citada anteriormente, onde encontrei a Gisele, que me permitiu que a fotografasse em seu estabelecimento, que nos informou que além do jogos, os usuários vão às “redes sociais”. Ela não soube me dizer qual era a mais usada, mas, pelo que vi nas outras, Bom Conselho segue a tendência atual de migrar do Orkut para o Facebook, mantendo o Twitter como coisa de velho.

Passei também pela DN.com, na Avenida Nova que é a Dr. Raul de Holanda. Fui bem atendido pelo Ricardo, sem mesmo eu gastar nem R$ 1,00. Ele me falou que, devido a proximidade do centro, as pessoas que iam lá, tinham uma idade maior, embora eu não tenha percebido isto no momento em que estive lá. Havia apenas algumas crianças fazendo o normal: matando os vilões. No entanto acredito que há um maior uso das redes sociais por lá.

G.com

Uma das coisas que perguntei a todos, foi a média de público diário, e as respostas variaram entre 10 ou 12 e 40 ou 50. O que para mim, mesmo vendo o mínimo declarado, já é bastante gente. Pelo que escrevi antes sobre as enquetes e a nova profissão de “votadores de enquete”, quando tem alguma enquete eleitoral no ar, em blogs, a audiência deve bombar.

Gisele da G.com

Relacionado com isto, como vi que quando se chega aos terminais, sempre há uma página inicial diferente, eu comecei a inquirir sobre quais as páginas iniciais de cada um. Vi que a maioria dos administradores não tinha ciência da importância que eles poderiam ter na audiência de determinados veículos de comunicação eletrônicos ou não em termos de publicidade. Pois imaginem, todos os usuários toda vez que sentasse para usar a internet abrisse na AGD. Nossa audiência ficaria incrementada, e, quem sabe os usuários não se beneficiassem mais com sua leitura do que entrar no Google pesquisa, por exemplo. Eu não sei se isto já é explorado em Bom Conselho, mais pode ajudar as “lan houses” a ganhar dinheiro junto com os sites que já o fazem.

Fui também na Avenida.com, quase na frente da redação da A GAZETA, sendo recebido pelo Cleiton, e que me disse ter uma média de 50 usuários dia. Com uma boa localização e com uma boa frequência eu fui atrevido o suficiente para dizer-lhe uma frase, que não sei como ele me interpretou, e antes de mencioná-la eu digo o motivo para dizê-la.

Sempre que chegávamos à escola de D. Lourdes Cardoso, e outras também, antes de começar a atividade principal que era a aula, tínhamos que rezar, ou pelo menos, fazer o Sinal da Cruz. Lembrei disto ao ver que quando as crianças chagavam à “lan house”, antes de começarem a atividade principal, elas não faziam nada. Começavam logo a matar os vilões. Então fiquei pensando, e se as crianças, antes da atividade principal fizessem outra coisa, como fazíamos na escola? Eu, com o nível de religiosidade que temos hoje, jamais proporia rezar antes de começar a caça ao vilão por mais perigoso que ele fosse. Então emiti a seguinte frase:

- E se eles antes de começar a jogar, tivessem que ler alguma coisa?!

Não deu tempo de explicar mais nada e saiu em direção ao centro da cidade, a pé pela nova avenida. No entanto, o que queria dizer era apenas que a página inicial poderia ter algo atraente que incentivasse a leitura. Pelo sim, pelo não, já estou considerando colocar uns contos infantis na AGD. Quem sabe não estaremos algum dia nas páginas iniciais das “lan houses” da nossa terra, com a garotada lendo contos infantis antes de começarem a matarem os vilões?!

Para concluir este texto sobre as “lan houses”, já que falei de D. Lourdes Cardoso, minha professora e que hoje seria processada pela Lei da Palmada, de forma injusta, pois eu me beneficiei de cada bolo que ela me deu, eu devo comentar como cheguei à minha última “lan house”.

Havia terminado de visitar uns familiares na rua onde vivi muito tempo, a Rua José do Amaral, mais conhecida como Rua da Cadeia que era até onde ela ia, antigamente. Aproveitei e fui ver agora onde ela terminava. Rodei, rodei, rodei, por casas e mais casas, passando pelo grupo que tem o nome de minha amiga e vizinha por muito anos, a Luiza Ramos, e tive medo até de continuar, pois pensei que iria encontrar casa até na Barra do Brejo.

Lan House na Rua D. Lourdes

Quis voltar e entrei numa rua que liga a Rua da Cadeia á Avenida XV de novembro. Casas e mais casas. Até que no meio dela encontro um anúncio de uma “lan house”, do qual tirei uma foto e a coloco nesta matéria como ilustração. Neste caso as imagens valem mais do que mil palavras. E eu só usarei umas poucas para dizer que nesta casa temos 11 terminais de computadores onde a meninada se diverte a valer em sua atividade principal.

Não cheguei a dizer ao Ronaldo (se não me engano de nome), o administrador desta “lan house”, para que ele antes da atividade principal mostrasse uma boa leitura para os meninos. Mas, tive muita vontade de dizer quando lhe perguntei qual era  nome daquela rua. Resposta:

Rua Professor Maria de Lourdes Cardoso Dias e sua banda larga.

- Rua Professora Maria de Lourdes Cardoso Dias.

Valeu a visita a nossas “lan houses”. Elas já fazem parte da vida da cidade. Para o bem ou para o mal. Rezemos antes de nossa atividade principal para que seja para o bem, como gostaria D. Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário