Em manutenção!!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ATUALIDADE!




Por Patrícia Miranda (*)

O que nos faz ser diferentes de outras pessoas? São os traços físicos, nossa personalidade, caráter, valores, deficiências físicas...? Todo ser humano é diferente e possui suas deficiências, porém isso não impede ninguém de se desenvolver.

Em tempos remotos as pessoas com deficiência eram vistas como amaldiçoadas, demoníacas, enfim, vários conceitos. Em diferentes culturas tais conceitos eram formados a fim de definir essas pessoas. Em alguns lugares elas eram exterminadas pelos próprios familiares. A prática era tão comum que inclusive o grande filósofo Platão concordava com a ação, e disse: “no que concerne aos que receberam corpo mal organizado, deixa-os morrer (...) quanto às crianças doentes e às que sofrerem qualquer deformidade, serão levadas, como convém, a paradeiro desconhecido e secreto” (Platão in Silva, p. 124).

Com o passar do tempo, outras teorias foram surgindo e a ciência foi mostrando que as pessoas com deficiência possuem traços genéticos, ou a mãe passa por algum trauma físico, como doenças na gestação, uso de substâncias psicotrópicas, tentativas de arbortos mal sucedidas, enfim, várias são as causas que contribuem para o desenvolvimento das deficiências. Além disso, outras pessoas podem adquirir algumas deficiências ao longo da vida, que podem ser temporárias ou permanentes, e são causadas através de doenças ou acidentes.

Tipos de deficiência:

Deficiência auditiva: é importante desmistificar, que nem toda pessoa surda, é muda, ela não consegue desenvolver a fala porque nunca escutou, diferente da deficiência adquirida, onde o sujeito, mesmo perdendo a audição, consegue se comunicar através da voz.

Deficiência intelectual: antes conhecida como deficiência mental, pode ser apresentada de várias formas, sendo caracterizada como leve, moderada, severa e profunda.

Deficiência visual: pode ser leve, moderada ou profunda vai desde a baixa visão, até a cegueira, que é a ausência total da resposta visual.

Deficiência física: acomete membros inferiores e superiores, podendo o indivíduo ter comprometimento parcial ou total nos seus movimentos.

Deficiência múltipla: o indivíduo possui dois ou mais tipos de deficiências.

A Organização de Direitos Humanos reconheceu que todos os seres humanos são iguais e possuem os mesmos direitos e deveres. Portanto, é necessário que a sociedade reconheça de fato as pessoas com deficiência, sabendo que essas precisam ser respeitadas e incluídas, eliminando toda forma de preconceito e exclusão, que vão desde os termos perjorativos utilizados, como: “inúteis, coitadinhos, aleijado, ceguinho, etc, a não acessibilidade, onde os locais de uso coletivo, devem possuir rampas de acesso, elevadores, sinais sonoros, banheiros adequados, espaços para cadeiras de rodas, poltronas especiais, os transportes coletivos devem ser totalmente adequados, uso de informações em braille, dente outras. A obediência ao uso de vagas de estacionamento, preferências nas filas de atendimento, ajuda ao atravesar a rua, são exemplos de cidadania.

Se estamos em uma sociedade inclusiva e consciente, garanta na sua empresa vagas de trabalho que, na legislação atual, só as empresas com mais de 100 colaboradores são obrigadas a incluir pessoas com deficiência no seu quadro funcional, porém nada impede que qualquer cidadão gere oportunidades no mercado de trabalho para essas pessoas. Elas são capazes e podem desenvolver os trabalhos adequados ao seu perfil de forma satisfatória. Além disso, deve-se saber a nomenclatura correta, ainda escuta-se muito falar em Pessoa Portadora de Deficiência, porém portador é quem carrega consigo alguma coisa que pode-se deixar de lado ou abandonar, mas com a deficiência não é assim, portanto a expressão correta é PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Mesmo com a garantia de direitos, que está estabelecida em algumas leis, como por exemplo a de n° 10.098/00, que fala da acessibilidade e de n° 9.394/96, que garante o direito à Educação Especial, sabe-se que muito ainda tem a ser feito, como melhores escolas, com professores totalmente capacitados, avanços na acessibilidade, serviços de saúde mais estruturados, uso de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para todos aqueles que precisarem, maior número de pessoas inseridas no mercado de trabalho, maior acesso ao lazer. A garantia existe e deve ser cumprida, essa deve ser uma luta de todos. Nunca esqueça, que qualquer ser humano pode um dia ser uma pessoa com deficiência. A melhor forma de se entender as dificuldades, é se colocar no lugar do outro.

--------
(*) Pscóloga – Pós-graduanda em Gestão de Recursos Humanos. Texto publicado originalmente no Blog do Cláudio André o Poeta em 15.10.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário