Em manutenção!!!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Malufagem ou malfeito na política brasileira?


Paulo Maluf (Blog do Noblat)


Por Zezinho de Caetés

O Ricardo Noblat em seu blog no texto abaixo, lembra do verbo “malufar”. Diz ele com ar nostálgico: “Bons tempos aqueles. Havia até o verbo “malufar”. Se alguém era acusado de roubo, logo lhe apontavam o dedo acompanhado do insulto: “Malufou”.” E com ar resignado acrescenta: “Hoje, se depender da presidente da República, ninguém rouba – comete “malfeito”.”

Levado pelo teor do artigo, que tem o nome saudosista de “Malufaram”, eu fui procurar por este bonito verbo nos dicionários, mostrando que ainda hoje, mesmo tendo deixado há tempo a profissão de professor de português, eu não deixei de me interessar pela matéria.

Eu não sei se os dicionários tradicionais já registram este verbo de tanto uso no passado. Digo isto porque meus dicionários, em forma de papel, são da mesma época do autor predileto do José Fernandes, na área do Direito, isto é , meados do século passado, quando nem o homem que deu origem ao verbo era ainda político ou fazia suas traquinadas.

Então fui à internete, nosso pai dos burros modernos, como dizem. Usei vários mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, Wikipédia, etc) e em alguns encontrei mais de 3000 ocorrências do termo. Quis desistir quando fui lendo o artigo do Ricardo Noblat e ele simplesmente diz que o termo hoje caiu de moda. O quente agora é “malfeito”, que engloba todas as acepções do verbo “malufar”, mas infelizmente ainda não gerou um verbo correlato. Ninguém diz que o indivíduo “malfeitou”, usando o verbo “malfeitar”. Ele diz que nem mesmo o verbo roubar é abrangido por este novo termo. Pois agora, o afastamento ou demissão por roubo, que o verbo “malufar” englobava, poderia se correr o risco de alguém ser processado, e isto hoje, está fora de cogitação, no governo.

Agora o verbo “malufar” seria o mais adequado para tudo que está se passando com a política do nosso país. A política “malufou”, concluiu ele em sua postagem, em nome da governabilidade.

Esta conclusão me leva a continuar minha pesquisa pelos significados do verbo “malufar”,  esperando que qualquer dia ele sirva outra vez para descrição dos nosso principais eventos no mundo político.

Pesquisando, pesquisando e pesquisando descobri até que “Malufar” tornou-se até conjunto de rock. Como o conjunto é antigo, ele pode ter ido até para o Rock in Rio, com o nome trocado para “governability”, e como agora, em inglês, é valorizado, pode até ter tido sucesso. Vejam o que diz, num fotologue, um criador do conjunto:

“Malufar: Nome derivado de MALUF, um safado, que nega até hoje a sujeira de seus atos, e que por ''incrivel que pareça'' seu nome virou VERBO nacional cujo significado é ROUBAR, FURTAR, METER A MÃO, Ou 'apenas' Assaltar banco.

No ano de 2005 foi posto em pratica o projeto MALUFAR, formado em uma quinta feira santa, por Daniel, Tuca e Tim, com essa formação a banda ja havia conseguido fazer algumas musicas, Faltava baixista e então começamos a procurar, Veenstra foi o primeiro candidato a entrar na vaga, gravou alguns videos apresentou umas idéias e quis sair da banda , em meados de julho Tim não estava mais na banda, Tuca e Daniel ensaiavam sozinhos, então apareceu Netto que era amigo deles e já conhecia a banda, adaptou rapidamente as músicas, e então surge os primeiros vestigios do hardcore new school, no ep ''Let´s buy HENP together?''.”

Para aqueles que não sabem HENP refere-se a uma planta de nome científico de Cannabis que alguns petistas, junto com FHC querem descriminalizar, em nome da governabilidade.

Em um chamado Dicionário inFormal que pode ser consultado aqui http://www.dicionarioinformal.com.br/ , há algumas definições interessantes que merecem serem citadas como resultados desta nossa importante pesquisa:

Malufar

Sinônimos: roubar safadeza malandragem escangalhar dar errado encobrir disfarçar negar fraudar .

Antônimos: dar certo falar a verdade .

Palavras relacionadas: estelionato furtos e roubos, estragar, mentir, lular, optar, zedirceuzar, delubiar, silviopereirizar, genoinar, lorenzettizar, marcosvalerizar, berzoinizar, paloccizar .

1.             malufar

                Significado: O supra-sumo da Lei de Gérson aplicado à gestão pública.
Neologismo que significa esperteza, no pior sentido, a malandragem mais descarada, a roubalheira associada ao empreendedorismo do político. É o salvo-conduto para a safadeza.
                Exemplo: Lalau malufou os cofres públicos.

2.             malufar

                Significado: Ato ou efeito de roubar ou subtrair algo de propriedade de alguém ou do governo.
                Exemplo: Os políticos vivem a malufar.

3.             malufar

                Significado: Encobrir, disfarçar, negar. Fraudar, afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade.
                Exemplo: Quanta impunidade! O deputado malufou, e nem foi preso!

Vejam que profusão de significados, que verbo rico de sentido. Como poderia ele hoje ser substituído por “malfeitar”? Seria tornar pouco eficiente nossa língua, que fez agora uma reforma ortográfica para dar-lhe praticidade comercial, da qual alguns linguistas saudosistas discordam e por isso hoje preferem falar em “malfeitos” e não em “malufagem”.

Mas, este texto está ficando sério demais, muito circunspecto, e precisamos quebrar este clima contando o seguinte caso, que diz tudo sobre o significado exato do termo pesquisado:

Durante a sua campanha pelas indiretas, Maluf se enche de coragem e vai visitar uma escola primaria. Para sua surpresa é muito bem recebido pela turma do segundo ano primário. Mas que meninos inteligentes diz ele. E pergunta para a professora o que eles sabem fazer.

— Ah, eles são muito estudiosos. Sabem ler, escrever, geografia, historia, matemática, mas são craques mesmo em conjugar verbos.

— Quero ver, diz Maluf, e pede a um menino para conjugar um verbo. O garoto, todo compenetrado:

Eu malufo

Tu malufas

Ele malufa

Nós malufamos

Vós malufais

Eles malufam.

O ex-governador de São Paulo ficou impressionado e deu uma caneta de presente para o garoto. Depois de visitar a escola toda, encontrou o mesmo menino no recreio chorando num canto. Foi até lá e perguntou:

— Por que‚ que você está chorando?

- É que o sacana do Zé da terceira série, malufou a minha caneta.

Quem não entendeu ainda, porque nossa política “malufou” geral, é porque ou é petista ou teve a inteligência ou senso de humor “malufados”.

Um comentário:

  1. Boa pesquisa Zezinho. Aqui em Pernambuco está surgindo o verbo "campear", que quer dizer ser traçado pelo governado Campos. Os políticos morrem de medo de serem campeados e trucidados pelo governador. João Paulo foi uma das vítimas, teve outro agora em Petrolina que fugiu para não ser campeado. Não rezou pela sua cartilha ele "campeia". Para alguns é melhor ser capado.

    ResponderExcluir