Em manutenção!!!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Santa Cruz na série "C" e o ministério da Dilma




Por Zezinho de Caetés

Eu li muito neste fim de semana sobre esportes. Li até que o Santa Cruz passou, finalmente, para a série C do campeonato nacional. O que é mais uma prova de que política tem muito a ver com esportes.

O Fernando Bezerra Coelho ficou como presidente do tricolor por um tempão, para ver se assim fazendo teria chance de cativar alguns votos dos mestiços do litoral, já que o Santa tem uma das maiores torcidas do Brasil. Trabalhou, trabalhou e trabalhou e nunca tirou o time do lugar vergonhoso em que se encontrava. Desistiu e foi ser ministro da Dilma, aí o Santa Cruz passou para a série C. Eu só espero que o São Francisco não seque em sua gestão.

Mas, o fim de semana mostra a política e os esportes também juntos. Mais uma vez um ministro do governo Dilma é flagrado pela imprensa com a mão na cumbuca das ONGs. Agora é no Ministério dos Esportes. Ontem eu vi a Lucinha Peixoto apresentando o Orlando Silva como o cantor e mostrando seus sucessos que nossa geração nunca esqueceu. Ela é impagável com suas jocosidades.

No caso verdadeiro, o Orlando Silva, o ministro, não o cantou, desafinou e dizem que ele já vinha desafinando há muito tempo. E não era só ele. Segundo vi no fantástico, o PC do B tinha seus “mãos bobas” em todo o país. Alguns dirão que isto só acontece com este partido comunista porque é do Brasil. Que nada! Até hoje, em todos os países onde existem um PC, impera a corrupção e o descalabro.

Hoje quase todos se tornaram socialistas, para fugir do estigma de visionários do dinheiro alheio, em que se tornaram os comunistas, com honrosas execeções. Até hoje estes remanescente vivem a procurar um meio de explicar com se pode desenvolver uma nação sem os fundamentos básicos de uma economia de mercado. E a maior apelação para explicar a fuga deles é a busca do assistencialismo barato, que engana os bobos que tem alguma coisa fazendo-os cúmplices do eterno esmolar.

Apesar do Reinaldo Azevedo ter pegado forte em alguns pontos, não se pode discordar do seu texto, que saiu ontem em seu blog com o longo e narrativo título de: “Recado aos porta-vozes de bandidos: a canalha pode gritar à vontade! Isso só excita o senso de responsabilidade do jornalismo que se preza. Não passarão!”.  Como se diz, em linhas gerais, não há como discordar. Deixo-os com ele, e não volto, pois vou comemorar o Santa Cruz na série C. Se eu fosse comunista igual ao Ministro dos Esportes, eu diria: Meu Deus, proteja-nos!

Vocês sabem que há difamadores profissionais atuando nas redes sociais. Trata-se, atenção!, de um emprego!!! Alguns têm cara e nome. Uma pequena pesquisa vai indicar que é gente que recebe, direta ou indiretamente, dinheiro do governo ou das estatais. Ou são financiados pela publicidade oficial ou são empregados do governo. Ou por outra: usa-se dinheiro público para sustentar a vagabundagem que atua como apparatchik.

Desde que VEJA começou a chegar aos leitores no sábado de manhã, a corja entrou em ação para tentar fazer a defesa de Orlando Silva e do PC do B e atacar, ora, ora, a imprensa! O primeiro alvo foi a revista — essa gente não se conforma que haja quem não tenha desistido do jornalismo! — e, depois, a TV Globo por causa da reportagem de ontem à noite do Fantástico.

Petralhas e representantes do PC do B tentam transformar as notícias numa grande conspiração contra os “interesses do povo”. Até parece que o partido representa uma grande ameaça “à burguesia” (como eles diriam antigamente) e que essa burguesia decidiu se mobilizar contra o perigo vermelho… Ora, tenham ao menos senso de ridículo! Se a turma do PC do B que está no Ministério do Esporte representa ameaça a alguma coisa, convenham, é à decência e à lógica.

Mas os blogs e sites sujos são assim mesmo. Estão, afinal de contas, “trabalhando”, não é? Essa mesma canalha entrou em ação quando VEJA fez a reportagem sobre Erenice Guerra. Erenice caiu. Depois atuou quando Palocci voltou a ser estrela do noticiário não exatamente por bons motivos. Palocci caiu. Voltou à carga quando a revista denunciou a roubalheira no Ministério dos Transportes. Alfredo Nascimento e outros vinte e tantos caíram. Os vagabundos se organizaram contra a revista quando esta expôs as entranhas dos ministérios da Agricultura e do Turismo. Wagner Rossi e Pedro Novais caíram. Eu não sei se Orlando Silva cai. Nós cumprimos a nossa obrigação: dizer a verdade; se Dilma vai cumprir a dela, aí é com ela — e com os brasileiros que vão acabar julgando, democraticamente, os seus atos.

A vagabundagem pode espernear que não vai conseguir eliminar as evidências de fraude no Programa Segundo Tempo. Os esbirros a soldo do oficialismo podem secretar seu ódio à vontade. Isso tudo só impõe desafios novos ao jornalismo que se preza. Se há coisa que excita o senso de responsabilidade do bom profissional de imprensa é haver gente que se organiza para, de modo sistemático e deliberado, esconder a verdade.

Parafraseando o poeta, quanto mais vergonha a essa gente falta, mais o nosso senso de responsabilidade se exalta.”

Um comentário:

  1. COMO DIZ o MEU AMIGO DE CACHAÇA LÁ DA BUCHADA DO GAGO ALARICO DE CAETÉS: "NÃO HÁ COMO CHAMAR O BRASIL DO PT DE ESTADO ORGANIZADO, VIROU UM IMENSO COVIL DE LOBOS CORRUPTOS E HIENAS SANGUINÁRIAS E UM IMENSO PASTO DE POVOS BOVINOS ABOBALHADOS. O PAÍS SUCUMBE E RETROAGE AO ESTADO DE BARBÁRIE BRUTAL SEM ESPERANÇA DE REDENÇÃO. É UM CAOS TOTAL...

    ResponderExcluir