Em manutenção!!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O Dia da Criança com Águida Godoy



Por  Zé Carlos

Ontem recebi uma mensagem da Socorro Godoy. Ela falava do aniversário de 80 anos de sua mãe. Hoje é Dia da Criança. Então é um dia excelente para falar de alguém que cuidou de tantas.

Eu não me lembro muito bem dos traços fisionômicos de D. Águida, tanto quanto eu me lembro dos de Seu Miro, por tê-lo atendido muito na venda de Tio Vitinho onde eu trabalhava e ele comprava Bolacha Comum, para revender. Isto quase certamente pela maneira como se comportavam as mulheres da época de nossas mães. Os homens eram conhecidos e isto era normal, mas as mulheres muito conhecidas se tornavam faladas.

Conheci quase todas as crianças de D. Águida, umas mais, como o Nivaldo, outras menos como seus irmãos. Isto eu digo, conhecer pessoalmente, pois eles são todos conhecidos pelos seus feitos em vários campos de suas atividades, mostrando quanto cuidou bem delas a D. Águida.

Mas, apesar da vontade, não devo me estender, pois o objetivo mesmo é apresentar a bela mensagem da Socorro e dar os parabéns a D. Águida. Fiquem com a mensagem:


MENSAGEM PELO ANIVERSÁRIO DE ÁGUIDA GODOY

Hoje estamos aqui reunidos para homenagear a mãe, a mulher, a amiga que durante todos esses anos tem presenteado a todos com sua sabedoria, amor, paciência e acima de tudo com o exemplo.

A pequena Águida nasceu no sítio Boa  Sorte, filha de Ana e Sátyro, há 80 anos. Era uma pequena família de três filhos, Antônio, Águida e Lola, que mais tarde cresceu com a chegada de um filho adotivo chamado Expedito.

Durante toda a infância despertou atenção de todos, pois sempre foi muito ativa e bonita.
Ainda criança descobriu o amor do seu príncipe encantado, e aos 14 anos casou-se com Teodomiro, ou simplesmente, Miro, como o chamava carinhosamente, sendo ele 10 anos mais velho que ela.

Construíram uma grande família de 13 filhos, restando 9 filhos vivos Jacilda, Nivaldo, Socorro, Lúcia, Valdelúcia, Aldomiro, Gloria, Alda, Cácia.

Não satisfeita com a quantidade de filhos biológicos, recebe e sua casa e em seu coração mais 8 filhos, Tereza, Elza, Nane, Graça, Ivanildo, Josenilda, Ceicinha e Terezinha, aos quais dedica todo amor  materno e os reconhece como filhos do coração, dividindo o amor dos filhos entre eles.

Torna-se uma grande mulher e companheira dando exemplo aos filhos de formação familiar e esperança em DEUS e nos homens.

Decidida, dinâmica, empreendedora, pois na sua dedicada tarefa de mãe orientou aos filhos na busca dos objetivos.

Traçou muitos planos para a educação dos filhos e quando se deslocou de sua Pequena Barra do Brejo para Bom Conselho veio buscar novos horizontes para educação de todos os filhos, mandando-os depois para a capital para novos desafios.

Não se deteve em momento algum diante das dificuldades, pois sempre soube o que era sonho e o que era realidade.

Transformou sonhos em projeto e realizou cada um, adaptando as necessidades de cada época e de cada situação.

Desconhece o fracasso, pois sempre soube negociar as adversidades que surgiram em sua vida.

Apesar de ter estudado apenas o primário, sempre foi exemplo para seus filhos em conhecimentos matemáticos e da língua portuguesa, sendo a leitura um destaque a parte, quando seus filhos ainda crianças necessitavam de sua orientação nas tarefas de casa.
Mãe extremamente zelosa em todos os momentos, não permitia muitas brincadeiras por temer que algo lhes acontecesse, ciumenta de todos eles, e grande defensora da moral e dos bons costumes, passando o ensinamento a todos.

Viveu para o lar, entretanto sempre foi independente financeiramente, pois em suas atividades diárias incluía a criação de pequenos animais, a venda do leite, que representava  momento de integração com as pessoas e de grande satisfação. Ali trocava as informações dos fatos ocorridos e ajudava muita gente que a procurava em sua casa na busca de conforto ou de ajuda.

D. Águida, como sempre foi conhecida, é uma referência de bondade e honradez para todos os filhos, amigos e pessoas conhecidas. Madrinha de uma infinidade de crianças, sempre dedicada a todos os seus afilhados, atenção, carinho e às vezes, ajuda quando é necessário, pois sendo uma mulher de fé e caridade não deixa os que a procuram de mãos vazias.

Ternura, sensatez, honestidade, firmeza são algumas das qualidades desta mulher de pulso forte que junto ao querido Miro construiu um grande patrimônio em ações e bens materiais, sem deixar de viver na simplicidade de sua casa, onde tem sempre uma palavra de carinho a todos que a procuram.

Hoje é um dia especial de sua vida, pois aqui estamos todos os filhos, netos, genros, noras, parentes e amigos para agradecer a DEUS e comemorar a graça de ter em  nossa companhia uma pessoa tão maravilhosa, tão firme, e o porto seguro, enfim um anjo de luz na vida de todos nós.

Obrigada minha mãe,
Obrigada a minha avó,
Obrigada a minha sogra,
Obrigada a minha amiga,
Por todos esses anos em nossa companhia e por todo amor a nós dedicado.

Sua filha:
Socorro Godoy.

3 comentários:

  1. Prezado Zé Carlos,

    POR HOJE SER DIA DAS CRIANÇAS, GOSTARIA DE PRESENTEAR COM UMA BELA HOMENAGEM ESSA CRIANCINHA BASTANTE TOLINHA QUE É O NOSSO PREFEITINHO DA TERRINHA DOS GUARÁS E DOS ANUNS. ATENTE PARA PERCEBEREM COMO ESSA CRIANÇA É TOLINHA!!! NASCEU HOJE!!!


    Até onde se conhece, em seus quarenta anos de convivência no seio da sociedade de Garanhuns, na sua vida privada e familiar o atual prefeito é um homem de conduta irretocável, amante da paz e da concórdia, pertencente a maçonaria, cidadão de boas lidas, com uma amizade farta, paga seus impostos em dia, nunca chamou a Dilma de vaca terrorista nem muito menos o Lula de Seboso de Caetés, vende seu remedinho ali, cura uma blenorragiazinha dos cabareseiros inveterados acolá, vai tocando a vida no cotidiano atrás do balcão de sua farmácia e não se tem conhecimento de nada que venha desaboná-lo. Infelizmente, Não podemos dizer o mesmo na sua curta e passageira vida pública. Na verdade, ele deixou muito a desejar. É um prefeito sem brio, isolado e sem a mínima tesão para governar o município. Politicamente falando tem um caráter duvidoso, uma dignidade diminuta, uma honra meio desonrada, e o pudor lá embaixo, além de ter mandado o escrúpulo às favas. Pois bem, como todos nós temos conhecimento que durante nossas vidas, aparecem uns cavalos selados por esse mundão de my god. Cavalo selado é uma boa metáfora e, tem vez que aparece um só. Tem gente que monta e vai embora, tem gente que deixa passar, esperando outro, um melhor, quem sabe outro, outro e mais outro... E quando vê, quando se dá conta, perdeu o primeiro. Confesso, que não foi o caso desse cidadão: DEPOIS DESSA BOMBA DE EFEITO RETARDADO DO GOVERNADOR IMPOR A CANDIDATURA A PREFEITO DESSE TAL DE ANTONIO JOÃO DE LAJEDO, isso soou como a balada da meia-noite e houve uma rebeldia total da sociedade garanhuense, acarretando com isso um movimento apartidário que se alastrou feito ferida braba. Daí, apesar de seu humor ser tão ácido quanto limão ou tão amargo quanto jiló(nunca rir), mesmo assim, ele MONTOU NO PRIMEIRO CAVALO SELADO QUE PASSOU e vem se dando bem na fita, naquilo que era sua expectativa. Ou seja, o que era amargo está na iminência de se tornar doce, apesar de muita bosta ainda vai passar por baixo da PONTE(substantivo feminino que ele odeia. Não é à toa que essa palavrinha rendeu-lhe uma CPI que fora engavetada pelos seus cupinchas!!!). Iludido com sua popularidade tanto quanto o prefeito da capital, o tabacudo do João da costa, o daqui, de Garanhuns, transparece estar muito esperançoso de reverter o quadro político partidário que é altamente desfavorável ao seu grupo. Politicamente está vivendo os últimos dias de Pompéia. A essa altura do campeonato, tudo que vier pra ele é lucro. Tá naquela base: Se der deu, se não der lascou!!!


    P.S. : - NAS CORDAS, CAMBALEANDO PARA IR À LONA E A CAMINHO DO NOCAUTE ELEITORAL, O PREFEITO LUIZ CARLOS, PEGA UM GANCHO NA POLÊMICA CANDIDATURA DO SUJEITO DE LAJEDO E TENTA SOERGUER-SE ÀS CUSTAS DESSE LEVANTE POLÍTICO APARTIDÁRIO...

    ResponderExcluir
  2. Sem bajulação nem uma, mais esse barbudo chumbo grosso, é o cão chupando manga em pleno sereno da meia noite. É o jornalista politico mais arrojado de todo nosso agreste meridional.

    ResponderExcluir
  3. COMO DEPOIS DE TODA TEMPESTADE VEM A BONANZA, NO TOCANTE AO PREFEITO DE GARANHUNS, PARA SER JUSTO, FIZ-LHE UMA HOMENAGEM, MAS ESQUICI O PRESENTE, EI-LO:

    ONTEM, TERÇA, NA PREFEITURA, COM UM TOM DE VOZ AGRESSIVO, RAIVOSO E SENTINDO-SE DESMORALIZADO, EM SEU GABINETE, LUIZ CARLOS FALOU PARA IMPRENSA A RESPEITO DA INGERÊNCIA E AGRESSÃO SOFRIDAS PELO PSB DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS. EM QUE PESE O SEU CONHECIDO EQUILÍBRIO EMOCIONAL (O HOMEM QUE NÃO RIR OU NUNCA RIO), DESTA VEZ, NO SEU PRONUNCIAMENTO, ELE USOU MENOS A RAZÃO E MAIS O FÍGADO, QUANDO AFIRMOU CATEGORICAMENTE: “A CANDIDATURA DESSE CIDADÃO É ESPÚRIA E IMORAL. JAMAIS POSSO ACEITAR TAMANHA AGRESSÃO AO MEU POVO. NÃO DAREMOS GUARIDA A ELE EM HIPÓTESE ALGUMA”. AFIRMOU O FURIOSO E EXALTADO MANDATÁRIO GARANHUENSE.

    P.S.: - Para quem não o conhece, pensa que é verdade...

    ResponderExcluir