Em manutenção!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O descalabro da BRASIL Foods em Bom Conselho. Verdade ou Mentira?




Por Zé Carlos

Hoje, na minha prazerosa missão de construir nossa página “Deu nos Blogs”, deparei-me com a seguinte postagem do Blog do Cláudio André, o Poeta:

ESCÂNDALO: CRIADO BLOG QUE CONTA BASTIDORES DA BRFOODS-BOM CONSELHO

Chegou a redação deste blog o endereço de um blog anônimo, onde declara explicitamente os bastidores de funcionamento da Empresa BRFoods na cidade Bom Conselho. O conteúdo é estarrecedor. Quem fez este blog, conhece mais do que nunca a empresa. Há videos de funcionários dançando, relatos com pornografia, relatos sobre demissões na empresa, enquetes detonando a empresa, declaração de bastidores de reuniões, afirmação de intrigas na empresa, denuncias de produtos vencidos, etc. Quem fez este blog ou já foi funcionário ou é funcionário ainda. As primeiras postagens declarando "escândalos da BRFoods-Bom Conselho", deu-se inicio no dia 06 de outubro. Para tirar qualquer dúvida acesse o seguinte endereço: www.brfbom.blogspot.com
Lamentamos profundamente que pessoas se utilizem de um blog (que é um meio de comunicação on-line) para exercer este tipo de expediente, prejudicando quem trabalha sério e defende o profissionalismo dos blogs. Com a palavra a empresa.”

Esta postagem me fez voltar àquela discussão profícua que aqui mantivemos sobre a questão do anonimato, mesmo que o Cláudio não se refira a ela explicitamente, a questão da missão dos blogueiros.

O que foi discutido e rediscutido no último Encontro de Blogueiros sobre blogs e suas consequências  nos levou, mesmo com a contestação de alguns que já correram do debate, a concluir que o anonimato não é um problema do blogueiro, a não ser que ele seja o anônimo. Isto o Dr. Renato, com sua capacidade de jurista jovem e da época digital, deixou bastante claro.

Ainda com os ecos daquele encontro na cabeça, que não deveria sair também da cabeça de nenhum blogueiro sério, eu fui ao endereço mencionado pelo Blog do Poeta e li o conteúdo do blog que se chama de “br bco bom conselho”. Lemos sua primeira mensagem, que nos pareceu hilária e com teor de suspense pela sua última frase que é um pergunta. Veja a postagem do dia 06.10.2011:

“Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?”

A pergunta também ficou ecoando em minha mente. E eu quis ler as outras coisas para saber que estava no caixão. Até agora, mesmo depois de ler todas as postagens que vão até o último domingo (16.10.2011), não sei quem estava lá. Pelas pistas deixadas, deveria ser um caixão enorme, onde descansava em paz toda a diretoria da BR Foods de Bom Conselho, que nasceu cheia de glória e prometia a Bom Conselho o caminho da vitória. Quem é da minha geração sabe como estas palavras soam bem aos nossos ouvidos, pelo menos para aqueles que estudaram no Ginásio São Geraldo.

A postagem que mais me prendeu (aqui) foi uma intitulado “A BURRICE”. Quem acompanhou a chegada da Perdigão (depois BR Foods) em Bom Conselho sabe da história contada em seu primeiro parágrafo, que transcrevo, com erros de grafia e tudo:

“ Bom Conselho é considerada a cidade mais carente do sertão pernambucano,a cidade que a BRF a multinacional que integra o time Brasileiro entre as treze empresas brasileiras capazes de enfrentar os desafios do cormécio mundial, escolheu para implantar mais uma unidade da empresa. Empresa que tem como missão participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos com qualidade, inovação e preço acessíveis em escala mundial, e visão de ser uma das maiores empresas de alimento do mundo, admirada por sua marcas. Inovação e Resultados, contribuindo para um mundo melhor e sustentável, e seus valores representam a base do desenvolvimento e integridade com base em qualquer relação respeito pelas as pesoas nos faz ainda mais forte, qualidade em produtos e excelência em processo. Localizada as margens da PE 216, no KM 46 de Bom Conselho aréa total de 100 hectare , e área costruida de 69700 metros quadrado , e um empreendimento de 280 milhões e que iria produzir cerca de 6 mil toneladas de embutido, o início da utopia para Bom Conselho e Região.”

Fora os erros de grafia e geográficos não se pode dizer que o Blog esteja mentindo. Já o que vem a seguir na mesma postagem, o autor escreve o seguinte trecho, já não podemos afirmar nada, a não ser lhes dar o benefício da dúvida:

Hoje 90% dos funcionários da empresa vivem irritados com o descaso e a rigidez que são tratados por seus lideres chefia e gestor e descaso do RH que fecha os alhos para os acontecimentos e é conivente. Unidade com mais de 75% de seus funcionários  trabalhando automático, robotizados, uniformes, sem criatividade, liberdade, cansados e stressados com altos risco de prejuízo a saúde. Ainda encontramos 15%  de funcionários puxando muito o saco, como jurar fidelidade a uma empresa que a qualquer momento demite um funcionário que trabalha a mais de dois anos honradamente conforme as normas da empresa, e coloca em seu lugar um sem noção, ou ainda a namorada do coordenador, ou um puxa saco qualquer da liderança, burrice é se escrever para um processo seletivo que todos já sabem que vai ser escolhido critérios  usados para seleção são sempre os mesmo os funcionários do gerente, ou do  coordenador, ou do RH são sempre escolhidos seleção é um breve ensaio.”

Isto é apenas a ponta do Iceberg das denúncias feitas pelo Blog e que vocês podem ver aqui desde o início do blog. Estes trechos que citei bastam para o que quero argumentar em relação aos blogs e suas responsabilidades.

O Cláudio André termina sua postagem com a seguinte sentença: “Lamentamos profundamente que pessoas se utilizem de um blog (que é um meio de comunicação on-line) para exercer este tipo de expediente, prejudicando quem trabalha sério e defende o profissionalismo dos blogs. Com a palavra a empresa.” E eu não entendi por que o Cláudio lamenta tanto quando se utiliza um blog para denunciar o descalabro (se verdadeiras as denúncias) de uma empresa que surgiu como a grande esperança para região. A BR Foods, pela sua importância na região, e principalmente, por suas promessas aos nossos habitantes, é um caso de utilidade pública. Falar de suas mazelas e sujeiras é tão válido quando falar da sujeira, buracos e dos animais na rua, como o faz tanto o Blog do Poeta, e nem por isso eu o  julgo menos profissional.

Ora, senhores, é porque é a poderosa BR Foods, que patrocina jornais, blogs e mídia em geral, que tornam as denúncias menos profissionais? O que o Blog fez, e aqui tentamos fazer, quando podemos, é jornalismo. Se é preciso que seja um jornalista anônimo que faça uma denúncia como esta, é porque a imprensa que é contra o anonimato não está sendo eficiente. E só podemos louvar a coragem do anônimo que faz as denúncias porque não se importou com a possibilidade de um dia ser descoberta a sua identidade, pois, se verdadeiras as denúncias, está prestando um grande serviço a Bom Conselho, e quem sabe, talvez à própria empresa que é maior do que o ramo de Bom Conselho.

O Cláudio já avançou um pouco dando o “link” do Blog, mas, voltou anos luz atrás quando, ao invés de ir lá na BR Foods, entrevistar pessoas e envolvidos com o descalabro descrito na empresa, fica lamentando que o certo tenha sido feito.

Talvez ele queira dizer que  o expediente utilizado é ruim porque é anônimo. Isto nos remete a um dos grandes momentos do nosso Encontro de Blogueiros, que só não foi melhor porque os seus organizadores pensaram que sairiam de lá com a condenação sumária e os anônimos presos, e descobriram que tanto ética como juridicamente estavam errados.

Certa hora, um dos expositores dizia que o blogueiro não poderia ser responsabilizado pela a opinião de terceiros publicadas em seu blog, pois não haveria uma relação de “causalidade” direta entre a mensagem e o blogueiro. Apenas caberia às autoridades judiciárias, se provocadas, procurarem os autores do escrito. Alguém na plateia, levantou-se e argumentou:

- Mas assim poderemos publicar toda denúncia em nossos blogs sem nenhuma punição! Mesmo sem saber que elas sejam verdadeiras.

O expositor, usando de toda sua experiência jurídica e sensibilidade social libertária perguntou:

- E se as denúncias forem realmente verdadeiras?

Ainda argumentou, e isto foi descrito por mim em outros textos aqui na AGD, que o problema de publicação de determinadas coisas dos outros em nossos blogs é mais ético do que jurídico, quando se trata do anonimato.

O que a mídia escrita, falada, blogada e televisada de Bom  Conselho tem a fazer de mais útil para cidade, para o estado e para o país,  é correr para BR Foods, antes que eles possam limpar a sujeira (se verdadeiras as denúncias), e contar o que está acontecendo naquela que um dia foi julgada a redenção da cidade, e não dizer que é a empresa que tem a palavra.

Eu sempre digo que ganhar dinheiro é também é uma missão do jornalista profissional, o que eu não sou, pois sou apenas um jornalista bissexto, pois neste mundo precisamos sobreviver. Mas é da profissão um pouco da ética sacerdotal para que não se deixe influenciar demasiadamente pelo poder que tem alguns patrocinadores dos seus meios de impedir o bom exercício de sua profissão. Por isso eu ouvi dizer que os departamentos comerciais dos jornais são, ou deveriam ser, separados dos gabinetes dos jornalistas. Sei que nem sempre esta separação é completa,  mas seria o ideal. O jornal sobreviveria e o jornalista poderia olhar os filhos nos olhos ao chegar em casa, depois de um dia de trabalho.

No caso de nós blogueiros, que somos ao mesmo tempo, jornalistas e empresários, devemos pelo menos tentar, fazendo das tripas coração, separar nossa cabeça da nossa barriga.

15 comentários:

  1. Pelo que eu soube aqui isto não é mentira não. O pessoal dos blog deveriam ir lá e mesmo a rádio e a imprensa para saber o que se passa. Vamos ver que em coragem ou não.

    ResponderExcluir
  2. mesmo q eles tentem negar todos os funcionarios da brf sabe que tudo, absolutamente tudo q contem no conteúdo do blog é verdadeiro mas todos tem medo de denunciar e perder o emprego temos a esperança de que um dia alguem veja o que acontece la.....la nao é o mar de rosa que todos pensam façam uma pesquisa de satisfaçao com funcionarios e vcs veram a realidade da considerada "redençao de bom conselho" brf brasil foods.

    ResponderExcluir
  3. Vocês foram o único blog que repercutiram o Blog do Poeta e aumentaram a denúncia. é uma prova que a Perdigao está dominando todo mundo e dando as cartas na politica de Bom Conselho. Eleitor desconfie de quem levar o dinherio da empresa que assedia seu funcionarios.
    É dificil de pegar porque eles são espertos, mas se a imprensa da cidade também não fosse vendida seria fácil.
    Que Deus proteja a AGD.

    ResponderExcluir
  4. E agora enventaram uma escala de 6 por 1
    e ´é verdade pessoas são promovidas sem seletiva nenhuma e por arrumadinho

    ResponderExcluir
  5. e uma vergonha o que tá acontecendo na perdigâo somos humilhados,despresados.cachorro sem dono isso nâo pode acontecer e uma vergonha.....

    ResponderExcluir
  6. tenho vergonha de falar que trabalho na perdigão.

    ResponderExcluir
  7. É necessário que as autoridades competentes, como a Delegacia Regional do Trabalho, apure essas denúncias absurdas. E claro, tome as devidas providências! Pois o povo da minha terra não é e nem será escravo de quem quer que seja. O que nos deixa triste, é essa omissão vergonhosa desses canalhas que, por puxa-saquismo,deixa os nossos irmãos e irmãs serem tratados feito lixo. FDPs!!!

    ResponderExcluir
  8. Fiz parte do quadro de funcionários da BRF, a realidade dentro da empresa é bem diferente da visão de outras pessoas que apenas conhecem só o nome da empresa, exitem injustiças, se vc tem interesse em crescer profissionalmente tem que se envolver com atitudes anti-éticas, fazer sabotegem com colegas de trabalho para favorecer o coordenador, pois a seleção não é realizada pelo perfil profissional e sim se tiver vocação para corrupção. A bem da verdade é que ética e responsabilidade não existem quando se trata de funcionários e consumidores.
    Se vc tem dúvidas... trabalhe na BRF para conhecer melhor como funciona o processo e gerenciamento da empresa!

    ResponderExcluir
  9. brf parece uma empresa publica, politica, 90% de corrupção, desvios, assedios, e infrações aos codigos trabalhistas, mas infelizmente ministerio do trabalho come bola para deixar quieto, medicos do trabalho tb sao corruptos e são omissos, segurança no trabalho não existe, a estrutura é otima, o descaso é a administração, RH, coordenadores, supervisores, horrível. e as pessoas do sul que trabalham lá, sempre comentam e dizem que os nordestinos nao prestam, sao pobres, pessoas de goias e do sul. esculacham nossa terra.

    ResponderExcluir
  10. Essa empresa é uma verdadeira bosta

    ResponderExcluir
  11. A grande responsável por tudo que acontece é sem dúvida a própria BRF, pois é responsável pela contratação do coordenador com histórico como o KLB tem, o mesmo é o pivô de toda injustiça cometida naquela unidade. O pior é que a BRF apoia os erros cometido por ele.

    ResponderExcluir
  12. Trabalho na BRF mais de 10anos e continua a mesma merda são só promessas e mais promessas e os funcionarios continuam sofrendo do mesmo jeito..

    ResponderExcluir
  13. Trabalha a mais de 10 anos e continua a mesma Merda?
    Porque nao pede a conta?
    Como consegue ficar 10 anos num lugar onde vc nao se sente bem?
    Vc tem todo o direito de reclamar e dar sua opnião... mas reclamar e nao tomar ATITUDE não te leva a lugar algum.
    A gente muda o que está ao nosso redor, começando pela gente!
    Assim como o direito de reclamar... vc tbm tem direito DE PEDIR DEMISSAO!

    ResponderExcluir
  14. ola a todos!
    bem gente sou colaborador de uma empresa a 12 anos aqui em sp e acho que posso dar miha opinião sob o assunto, minha esposa tem parentes ai em bom conselho, me lembro que a alguns anos atras quando fui passear ai, havia uma espectativa muito grande relacionada a esta empresa..essas manifestações que li agora não me surpreendem sabe porque gente pelo que pude perceber a uma falta de estrutura muito grande por parte da gestão da empresa..trabalhar com pessoas gente não e facil e hoje em dia vivemos de modo onde os laços entre empregador e funcionario devem ser estreitos. essa região é muito carente em relação a trabalho talvez por isso os gestores da empresa ajam com discriminação com seus funcionarios.agir em gestão por troca de favores,beneficiamento,desigualdade só traz prejuizos a empresa talvez a diretoria da empresa não esteja a par da situação..isso preocupa porque com o passar do tempo vai manchando a imagem da empresa..eles não sabem o mas o bem maior na comercialização de seus produtos é a satisfação de seus funcionarios. queria poder manifestar mais opiniões ficaria horas aqui escrevendo mas decho um recado as pessoas que não estão satisfeitas..mesmo com os problemas procurem fazer sempre o melhor de voces. obrigado. ricktricollor@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  15. talvez pedir demissão não seja a melhor maneira de resolver a situação. o amigo que esta la a 10 anos só ele sabe onde o calo aperta não é porque ele usou um canal de comunicação para desabafar que o deicha ser uma pessoa sem atitude. tenho certeza se ele tivesse outra alternativa ja teria tomado alguma decisão..e dificil meu amigo estar num lugar onde vc não consegue espor opinião e pode ter certeza no caso dele qualquer exposição e demissão na certa pelametodologia de seus gestores.

    ResponderExcluir