Em manutenção!!!

sábado, 26 de novembro de 2011

REVISTA DA APL

ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS



Por José Antonio Taveira Belo / Zetinho

Recebi de presente a Revista da Academia Pernambucana de Letras de nº 38, do meu amigo olindense Amadeu, referente às atividades dos Acadêmicos nos anos de 2002, 2003 e 2004 e Outubro de 2005, tendo à capa estampada as fotos dos acadêmicos LUIZ DE MAGALHÃES DE MELO (+27/03/2003 Cadeira nº 03 sucessor Alves da Mota, JOSÉ ANTONIO GONÇLALVES (+07/01/2002), LUIZ MARINHO – Cadeira nº 39 (+03/02/2002), JOSÉ WAMBERTO P. DE ASSUNÇÃO – (+ 23/07/2002) Cadeira nº 31 sendo sucedido  por Fátima Quintas, BARTOLOMEU ALVES DA MOTA (+08/07/2004) sucedendo Antonio Correia de Oliveira.

A revista acima aludida nos informa sobre as atividades da Academia Pernambucana de Letras – APL, nos anos acima mencionados trazendo trabalhos dos acadêmicos e de colaboradores. Nesta Revista são organizada e comentada o “Ano Literário de Luiz Delgado – 2004, pelo Acadêmico Luiz Varejão; Homens e Idéias, com vasto trabalho apresentados por vários acadêmicos, com um prefacio inédito do saudoso Acadêmico Nilo Pereira, Wamireh Chacon com o Coronel, Coronéis; Poesia dos poetas Francisco Bandeira de Melo, os poemas “O sol amargo e A Orfeu, de Marcus Accioly, com a Sextina a Marcos Villaça, atualmente Presidente da Academia Brasileira de Letra – ABL; Discursos de Posse dos acadêmicos Manoel Correia de Andrade, Alvacir Cardoso, Fátima Quintas e Bartolomeu Alves da Mota; discursos de recepção dos novos Acadêmicos; os nossos mortos, homenageados na capa da Revista; os vultos da a Academia, trazendo Fernando e Amaro Quintas; as cartas de Carneiro Vilela, fundador da Academia Pernambucana de Letras para o confrade Arthur Orlando; de José Luiz Delgado, ex-presidente da ABL para o acadêmico Jarbas Maranhão e de Jarbas Maranhão para os acadêmicos Waldenio  Porto (atual presidente da APL) e Lucilo Varejão Filho e finalmente abordando as Memórias de Ontem e de Hoje.

Faz gosto a gente ler estes pronunciamentos dos nossos acadêmicos mortais e imortalizados pelas Letras que deixam um grande legado para as gerações que se dispõe a pesquisar as literaturas pernambucanas, já tão bem escritas por outros colaboradores. Aprender com quem sabe é uma sabedoria notável que nos injeta uma condição melhor de vida. Cada um tem esta possibilidade, depende de cada um em procurar fontes que aumente o nosso conhecimento, bem como, se deliciar com as palavras e contos de pessoas cultas.

Tenho em minha pequena biblioteca alguns exemplares da Revista da Academia Pernambucana de Letras, doadas ou presenteadas pelos acadêmicos que já se foram para a presença de Deus, os acadêmicos Vlademir Maia Leite, Nilo Pereira, Luiz Magalhães de Melo, Potiguar de Matos, que os guardo com muito carinho. 

2 comentários:

  1. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge propagarmos a certeza de que Jesus Cristo já vive espiritualmente na terra pelejando por nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade original da eternidade:. E por princípio da nossa sublimação, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim:

    O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO:

    (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: (JÓ.33.2) – Passo agora a falar, em minha boca fala a língua:Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – AINDA DORMIS E REPOUSAI! BASTA! CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES:: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet, no portal Amazon, e em todas as boas livrarias: E quem não quiser, pode continuar vegetando na de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta: (NM.24.4)-PALAVRA DAQUELE QUE OUVE OS DITOS DE DEUS, O QUE TEM A VISÃO DO TODO-PODEROSO E PROSTA-SE, PORÉM DE OLHOS ABERTOS....

    ResponderExcluir
  2. E O VERBO ENCARNADO JÁ SE CONSAGRA NA AÇÃO DO FILHO DO HOMEM:
    (2Rs.21.10) – ENTÃO O SENHOR FALOU POR INTERMÉDIO DOS PROFETAS, SEUS SERVOS, DIZENDO: APRESSAMOS-NOS A CONSAGRAR A AUTO-REVELAÇÃO DE CRISTO, NA NOSSA EXORTAÇÃO; (Is.30.12) – PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    (AP.1.10/11) Achei-me em Espírito no dia 30.09.1985, e ouvi por detrás de mim grande voz como de trombeta, dizendo:: (TB.7.7) – Abençoado sejas, filho meu, porque és filho de um Homem de bem e virtuosíssimo; (1SM.9.20) – e para quem está reservado tudo o que é precioso em Israel: (GN.27.43) – Agora, pois, meu filho, ouve o que te digo: (DT.6.6) – Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; (EZ.28.6) pois que estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus: (IS.22.4) – Portanto digo: (SL.20.4) – Conceda-te segundo o teu coração, e realize todos os teus desígnios; (LS.15.3) – porque conhecer-te é a consumada justiça, e o saber a tua justiça e o teu poder, é a raiz da imortalidade. (SL.119.130) – A REVELAÇÃO das tuas palavras esclarece, e dá entendimento aos simples: (GN.28.15) Eis que Eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores...
    (LC.20.9) – A seguir passou Jesus a proferir ao povo esta parábola:

    (GN.1.5) – CHAMOU DEUS A LUZ DIA, E AS TREVAS NOITE: HOUVE TARDE E MANHÃ, O PRIMEIRO DIA: (AR.59.5)

    (GN.43.23) – Ele disse:(2TS.1.3) – Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus, no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira e o vosso mutuo amor de uns para com os outros vai aumentando: (JB.6.27) – Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo: (GL.1.9) E assim como já dissemos, agora repito: (JB.14.6) – Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim: (JS.23.14) – Eis que, hoje, já sigo pelo caminho de todos os da terra; (1CO.15.45) – pois assim está escrito, segundo a recomposição das 59 letras e dos 5 sinais que compõem a parábola acima, a saber:

    DEUS ESPIRITUALIZOU O HOMEM: ENTÃO, HA UM CRISTO NA ERA, HA A VERDADE E VIDA: (IL.59.5)

    (MT.21.33) – Atentai noutra parábola:
    (EZ.) – EZEQUIEL: A VISÃO DOS QUATRO QUERUBINS: (ES.5.2) – É AZUL: (AR.37.5)
    (HB.13.22) – Rogo-vos, ainda, irmãos, que suporteis a presente EXORTAÇÃO que vos escrevi resumidamente; (1TS.2.3) – pois a NOSSA EXORTAÇÃO não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; (2CO.2.17) – porque nós não estamos como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus: (JB.8.12) – Eu sou a luz do mundo: Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida: (1SM.12.3) – Eis-me aqui: Testemunhai recompondo as 37 letras e 5 sinais da parábola acima, gerando o testemunho do Verbo Divino, que diz:
    O QUE NÃO QUIS TER BOA VIDA QUIS SER LUZ: E É A LUZ: (IL.37.5)

    ResponderExcluir