Em manutenção!!!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Resultado da enquete de Rejeição - e uma nova enquete




Por Zé Carlos

Durante um longo período, Bom Conselho, de fora e de dentro, votou para dizer quem não queria verem sentados na cadeira maior do Palácio Municipal, e que irá habitar a Galeria dos Prefeitos recentemente implantada no prédio pela prefeita Judith Alapenha. Abaixo está o resultado por ordem alfabética, dos 381 votantes.

Alípio Soares     220 (57%)
Cleonides Tenório          121 (31%)
Daniel Brasileiro Filho    120 (31%)
Danilo Godoy    129 (33%)
Dr. Daniel Brasileiro        115 (30%)
Dr. José Arnaldo Amaral              223 (58%)
Dr. Sales              218 (57%)
Emanuel Tenório Luna  297 (77%)
Francisco Alexandre (Piúta)       248 (65%)
Frei Zito               208 (54%)
Gilmar Aleixo    139 (36%)
Hélio Urquiza    211 (55%)
José Maria Taveira          238 (62%)
Monsenhor Nelson Brito             110 (28%)
Paula Frassinete              280 (73%)
Petrúcio Borges               164 (43%)
Zenício dos Santos          121 (31%)

Queríamos escrever um pouquinho sobre este resultado, que é diferente daquele apresentado por nós há alguns dias em nossa página “Avisos e Comunicações”. O total de votos lá está diferente daquele aqui apresentado (lá 395 e aqui 381). Já afirmamos que, nestas enquetes a única coisa que temos controle é o fazê-las, depois vem a metodologia do Blogger de contagem e apuração. Não sabemos para onde foram os votos que fazem a diferença acima. Se alguém tem alguma explicação nos envie (agazetadigital@citltda.com). Mas como a classificação não foi alterada, para nossos propósitos e dos votantes, nada muda.

Abaixo estão os resultados em ordem crescente, pelo nível de rejeição. E a seguir fazemos alguns comentários sobre eles, sempre partindo do pressuposto de que houve completa lisura na votação, contagem e apresentação dos votos. Recebemos alguns comentários sobre pessoas que vão as “lan houses” votar, ou que usam computadores de amigos. Mas, já dissemos que estas formas de votação são válidas nas enquetes. Igual nos processos eleitorais oficiais, sempre os candidatos correm atrás dos votos,  correndo atrás dos eleitores. Como aqui os eleitores são computadores, nada mais normal do que correr atrás deles, e nas “lan houses” há muitos eleitores a serem conquistados. Nada de mau.

Monsenhor Nelson Brito             110 (28%)
Dr. Daniel Brasileiro        115 (30%)
Daniel Brasileiro Filho    120 (31%)
Cleonides Tenório          121 (31%)
Zenício dos Santos          121 (31%)
Danilo Godoy    129 (33%)
Gilmar Aleixo    139 (36%)
Petrúcio Borges               164 (43%)
Frei Zito               208 (54%)
Hélio Urquiza    211 (55%)
Dr. Sales              218 (57%)
Alípio Soares     220 (57%)
Dr. José Arnaldo Amaral              223 (58%)
José Maria Taveira          238 (62%)
Francisco Alexandre (Piúta)       248 (65%)
Paula Frassinete              280 (73%)
Emanuel Tenório Luna  297 (77%)

Por esta tabela vemos que a Igreja continua com sua credibilidade, colocando o Monsenhor Nelson Brito, com a menor taxa de rejeição entre todos os prefeituráveis (28%). O mesmo se pode dizer da família Daniel Brasileiro. Tanto o filho quanto o pai, são muito pouco rejeitados. Talvez se estivéssemos num processo de pesquisa probabilística pudéssemos dizer que eles estão empatados com a Cleonides Tenório e com o Zenício dos Santos, porém, falar em “margens de erro” aqui é até um “sacrilégio científico”.

Olhando agora de baixo para cima, o que vemos é que o Emanuel Luna, com 77% de rejeição, não é bem visto entre os votantes para ocupar o cargo de prefeito, seguido de perto pela Paula Frassinete, um pouco mais atrás (ou na frente) o Francisco Alexandre (Piúta). De longe, é muito difícil fazer uma análise precisa do significado disto. Talvez o povo não queira um engenheiro na prefeitura. Mas, nem sei a profissão da Paula, para seguir com esta linha de raciocínio. Talvez, as pessoas não queiram ninguém ligado à atual administração municipal, já que ambos são secretário e me parece, que o PV aderiu ao governo, o que incluiria o Piúta. Mas, é difícil, muito difícil a análise.

No entanto, o resultado está aí. Façam sua própria análise e comentem. Bom Conselho já aprendeu a ler os blogs, a votar, e  agora precisa aprender a comentar, também.

E agora vem o mais difícil, que não é o presente, mas, o futuro. Fizemos uma enquete de rejeição dizendo que “iríamos brincar de outra coisa”. A brincadeira deu certo. E agora, de que vamos brincar? A enquete foi tão bem sucedida e tivemos tantos acessos e votos durante sua vigência que não vamos sair desta linha política, pelo menos por enquanto. Iremos agora fazer uma enquete de votação direta, perguntando “em quem você votaria para prefeito de Bom Conselho em 2013?”. O problema é que a tecnologia de enquetes da qual somos escravos, pelo seu custo baixo, não permite fazer as perguntas que queremos. Não sabemos quais candidatos devem constar da pesquisa de intenção de voto para o cargo de prefeito.

Há várias possibilidades. A primeira seria tomar outra vez todos os 49 candidatos que participaram da pesquisa de rejeição. A segunda seria pegar todos que tiveram uma menor taxa de rejeição. O problema desta alternativa é qual seria a taxa de rejeição escolhida como ponto de corte. A terceira seria colocar novos candidatos, com um número razoável de participantes. Nosso problema, nesse caso, será quem incluir.

Diante disto resolvemos fazer uma pré-enquete para saber dos eleitores que tipo de enquete eles preferem, dentro destas três alternativas. Então a pergunta da próxima enquete será:

Numa enquete para verificar em quem você votaria para prefeito de Bom Conselho, como você escolheria os candidatos participantes?”

1) Todos os candidatos da enquete anterior
2) Os que tiveram a menor taxa de rejeição
3) Novos candidatos
4) Outro critério

É claro que o único decisivo é o de número 1, pois ainda faltam as informações para formar uma enquete se vencerem um dos outros itens. Mas, estamos recebendo por e-mails (agazetadigital@citltda.com)  e comentários, informações que nos ajudem a construir a nova enquete, para que ela tenha tanto sucesso quanto a que agora termina. Votem com calma, pois terão 8 dias para fazer isto.

4 comentários:

  1. MEU CARO ZÉ CARLOS; SERÍA INTERESSANTE NOVA ENQUETE COM OS 10 MENOS REJEITADOS;É A MINHA MODESTA OPINIÃO.FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. Sendo assim o prefeito de Bom Conselho tera que ser nomeado.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a pesquisa será credibilizada se

    forem lançados os nomes dos verdadeiros pré

    candidatos.

    ResponderExcluir
  4. Caro Daniel Rosendo,

    Acabei de liberar seu comentário e concordo inteiramente com você. Mas, qual o nosso problema, vendo as coisas de longe? Quem são realmente os verdadeiros pré-candidatos?

    Você e outros poderiam me ajudar a compor esta lista? O estilo de enquete do blogger não nos permite obter esta informação. Temos nosso e-mail (agazetadigital@citltda.com) que está a disposição sua ou de qualquer outro para compormos uma lista mais realista.

    Com a falta dela vamos ver se a partir do resultado da enquete que chamei enquete "estepe", podemos compor uma e dar mais crédito a uma possível lista.

    Obrigado por comentar a nossa postagem e desde já agradecemos aos demais comentaristas.

    ResponderExcluir