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sábado, 10 de janeiro de 2015

Je suis Charlie




Por Zezinho de Caetés

Sempre que posso, e posso quase sempre, leio o texto do Ruy Fabiano publicado no Blog do Noblat. Hoje ele toca num assunto que eu estava apenas rodeando: O caso do atentado ao jornal francês Charlie Hebdo,  praticado por terroristas muçulmanos que diziam estar lá fazendo vingança por Alá (desculpem a rima extemporânea). Encontrei lá também outro texto, que coincidentemente, forma a mesma dupla que publiquei aqui semana passada, da Maria Helena de Souza. Não há como não transcrevê-los aqui. O primeira chama-se “O PT e Charlie Hebdo” e o segundo “Eu sou Charlie”.

Ontem eu publiquei no Mural deste blog uma fala da Rachel Sheherazade, sim, aquela que foi demitida por dizer coisas desagradáveis contra os poderosos de plantão, o qual já tocava nas semelhanças entre o atentado de Paris e o atentado que o PT está querendo cometer aqui contra a liberdade de expressão, com esta história de regulação da mídia. Nada mais correto. E hoje o Ruy Fabiano apenas repete, com mais profundidade, as reações da CUT e do PT (além de outros) sobre o atentado e que são guiadas pelo comportamento do governo em relação aos países que abrigam os terroristas através de nossa política externa. Leiam para lembrar o que o Lula fez para acariciar os árabes.

Não vou me alongar porque hoje é dia de ir para feira verificar o que significa uma inflação no teto da meta e o Levy, o Risonho, dizer que está tudo muito bom, tudo muito bem. Chega de desfaçatez.

Então fiquem com o Ruy e com a Maria Helena e tenha cuidado, pois o próximo pode ser você, caro jornalista. Principalmente, aqueles que condenam as vítimas para não ficar contra Dilma e Lula.

“Terrorismo e coerência não combinam. Caso contrário, os energúmenos que enxergam agressão numa piada, por mais abjeta, veriam que é incomparável, sob todos os aspectos, com o que eles mesmos promovem em terras muçulmanas contra cristãos.

Mais de cem mil cristãos – incluídas aí crianças - são assassinados por ano no mundo muçulmano pelo simples fato de que são cristãos. Não fazem proselitismo, não hostilizam, não fazem piada, nem muito menos constroem templos. Apenas têm outra crença. É o bastante.

Somente em Paris, há mais de cem mesquitas – grande parte construída nesta Era em que o Ocidente é alvo de atentados e hostilidades, sob pretexto religioso -, sem que se impeça ou constranja alguém de frequentá-las (a partir de agora, e em decorrência do que aconteceu na quarta-feira, já não se sabe).

O atentado tem força simbólica maior que os inúmeros que o precederam nos últimos anos em todo o Ocidente. O alvo foi a liberdade, personificada numa revista de humor. Nesses termos, é ainda mais chocante que o das Torres Gêmeas de Nova York, que atingiu o coração financeiro do capitalismo.

O que ocorreu em Paris fere a conquista mais preciosa da humanidade, que é o direito de se manifestar. Alega-se que o cristianismo teve seu tempo de trevas na Idade Média. Pois é: quantos séculos faz? Estamos em pleno século 21. De lá para cá, muito sangue correu para que jornais pudessem circular livremente.

O Charles Hebdo já ridicularizou padres, pastores e rabinos, e nenhum apontou nem sequer um estilingue contra a revista.

Comentou-se a pouca ênfase com que o governo brasileiro repudiou o episódio, sem falar no silêncio de entidades diretamente ligadas às vítimas – Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), por exemplo.

Outras, como PT e CUT, por meio de alguns de seus militantes, procuraram atribuir, nas redes sociais, a responsabilidade às próprias vítimas. É compreensível.

É para essa gente – os que representam os algozes – que a diplomacia brasileira (e bolivariana) tem direcionado seus interesses na Era PT. Foi Lula quem trouxe para cá, e o recebeu com tapete vermelho, o sanguinário ditador iraniano Mahmoud Ahmadinejad, que proclamava seu propósito de banir Israel da face da terra.

Foi ele também que comparou atos repressivos homicidas no Irã, em retaliação a protestos contra fraudes eleitorais, a uma briga de torcida entre Flamengo e Vasco.

Dispôs-se a mediar, num lance cômico – que o Charlie Hebdo, se lhe desse importância, teria ridicularizado -, os conflitos do Oriente Médio. Lula, como se recorda, invocou seus dons de sindicalista para resolver um conflito imemorial, que transcende a capacidade de compreensão (e solução) da humanidade.

Pior: pretendeu resolvê-lo em favor de uma das partes, o que desfaz o sentido d o verbo mediar. Em Israel, recusou-se a visitar o monumento ao fundador do sionismo, Theodor Herzi, gesto diplomático que nenhum chefe de Estado, em visita ao país, recusa fazê-lo. Já Dilma, no final do ano passado, num igualmente ridículo discurso na assembleia da ONU, condenou as retaliações militares aos degoladores do Exército Islâmico, propondo diálogo.

Sua proposta, quem sabe, poderia agora ser recolocada à polícia francesa e às famílias das vítimas.

O tom da diplomacia petista, que transformou o Itamaraty de órgão de Estado numa célula partidária, é de hostilidade aos Estados Unidos e à União Europeia. Ao Ocidente. E de franca simpatia a governos que promovem e acobertam atos como os que estarreceram o mundo na quarta-feira.

A diplomacia do PT definitivamente não pode repetir com o mundo civilizado: “Je suis Charlie”.”

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“Extremistas odeiam a liberdade de expressão. Odeiam jornalistas e é por isso que tantos foram assassinados recentemente. Odeiam pessoas que fazem perguntas, desafiam a autoridade e usam o humor em vez de metralhadoras e facas. (Joan Smith, The Guardian, 7/1/2015)

Charlie Hebdo, o semanário que tinha em sua equipe alguns dos maiores cartunistas do mundo, não foi o veículo que inaugurou a ironia e a sátira para transmitir seu pensamento.

Jornalistas de coragem que se utilizavam do humor para manter o povo bem informado existem há muitos séculos. O riso é uma arma muito poderosa, quanto mais nas mãos de jornalistas inteligentes.

As Sátiras de Juvenal, poemas que satirizavam a moral de Roma do  final do século I ao início do século II; Os Caprichos de Goya, obra-prima das gravuras onde ele descrevia a sociedade espanhola dos últimos anos do século VIII; Krokodil, a revista semanal satírica, que ria e fazia rir da corrupção, da preguiça, da indisciplina, da burocracia e do comportamento social na URSS, criado em 1922; na França, Le Canard Enchainé; na Inglaterra, o Private Eye; aqui A Careta; o Pasquim e grandes cartunistas que não pararam de fazer rir e pensar, sobretudo durante os anos de chumbo.

Há uma charge do Ziraldo da qual nunca esqueci. O DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) era mui justamente temido. Pois o Ziraldo fez um desenho sensacional que dizia isso tudo e mais alguma coisa: o desenho mostrava um moleque franzino, vendedor de balas na porta do cinema, sendo erguido pela goela por um PM enorme, com a legenda singela: OLHA O DROPS!  Não era necessário mais nada para explicar o que era o DOPS... e em que mundo vivíamos naqueles anos 70.

O ataque ao jornal francês foi um ataque ao jornalismo independente, à liberdade de informar e comentar – o desafio agora é defender o direito de continuar a criticar e provocar, com a mesma coragem do Charlie Hebdo, o riso que faz pensar.

A resposta ao horror em Paris só pode ser uma: cada vez mais textos e mais risos que levem o leitor a pensar sobre seu tempo e sua vida. Por mais que no momento ninguém esteja com o coração à larga para isso.

É nesses momentos abomináveis que o mundo deve se unir para não deixar que a estupidez, a violência e o fanatismo vençam. Que na França, assim como em qualquer outro lugar do mundo, vençam a cordialidade e a liberdade de pensamento, sempre.


Jornalistas foram mortos mas o jornalismo continua vivo e nós honraremos melhor sua memória continuando a fazer nosso trabalho. Até ontem eu sempre dizia que não era jornalista, posto que não sou. Mas de agora em diante me incluo entre os jornalistas: quero ter a honra de ser chamada de jornalista.”

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