Em manutenção!!!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Gazeta Digital e os Blogs de Bom Conselho (continuação 4)




Por Zé Carlos

Espero terminar hoje, nesta história dos blogs em minha terra, o que se refere ao Blog da Prefeita, que hoje já poderia ser considerado morto outra vez, ou pelo menos moribundo, se não fosse uma nota sobre a demissão do Secretário da Educação. Ele havia parado na divulgação da programação do Forróbom no início de junho. Depois teremos o capitulo final sobre o blog filial que é o do Felipe Alapenha. Ainda existem blogs da cidade para entrar na história.

Hoje traremos à baila um episódio que para uns foi o início do fim do Blog da Prefeita. O caso da Briga com o Míster M. Como todos sabem, o Míster M é considerado já há muito tempo desaparecido, embora ainda não tenham encontrado o corpo. Portanto, vamos na medida do possível respeitar os mortos, sendo mais fatual do que opinativo na história, até o ponto em que isto é possível.

Tudo começou depois do Forróbom. Não, não foi o desse ano, foi o do ano passado, quando o o Míster M, depois da catástrofe que se abateu sobre a cidade, pelo excesso de chuvas, criticou a realização da festa a qualquer custo. Eu realmente ainda não sei, só desconfio, o porquê deste evento causar tanta confusão. Só pode ser coisa do Zé Pilintra. Vejam com reagiu o Blog da Prefeita em postagem do dia 21.06.2010:

Blog Bom Conselho de Papacaça presta, mais uma vez, um desserviço à Bom Conselho

Mais que triste, é revoltante escutar alguns tipos de comentários diante de uma situação tão triste como a que estamos vivendo. Muita gente parece não se importar com o sentimento das pessoas, falando coisas absurdas, e que em nada melhora a situação que o nosso município está vivendo. Aliás, só faz piorar.
Em recente postagem, o blog em questão confirma o propósito maior de sua existência: noticiar fatos de maneira distorcida, com a finalidade de perturbar/atrapalhar a minha administração. Só que da última vez, o signatário do blog, que se esconde na vestimenta covarde do anonimato, ultrapassou todos os limites da falta de respeito com o povo bonconselhense, criando mentiras e incitando a população contra as ações tomadas por este governo para contornar a situação difícil que vivemos.
O anônimo (nem tão anônimo assim) que escreve tais notícias alega que eu deveria usar o dinheiro da festa de São João para consertar os estragos causados pela chuva, e que não devia realizar uma festa em um momento como este. Entretanto, o que o autor dessa nota já sabe, mas não faz questão nenhuma de esclarecer para a população, é que não é possível usar o dinheiro da festa para outra finalidade. Como qualquer outro convênio firmado, o dinheiro conveniado só pode ser aplicado na finalidade que consta no projeto do convênio.
Por que não cancelar a festa, então, com o clima vivido pela cidade? Esta é outra dúvida que surgiu na cabeça de muitos, e que o referido blog usa para manipular os fatos de acordo com as suas convicções políticas. O cancelamento de uma festa como essa iria gerar um ônus maior ainda para o município, com a quebra de contrato de várias atrações, e com a multa rescisória que o município teria que pagar com esta ação. Além disso, o dinheiro conveniado seria devolvido para os cofres estaduais, pela não realização da festa, não alterando em nada o seu destino para o benefício das famílias prejudicadas com a tragédia ocorrida.
O povo de Bom Conselho pode ter absoluta certeza de que tudo que é possível de ser feito está sendo feito para recuperar a nossa cidade. Entretanto, o estrago afetou todas as partes do nosso município, e não é possível recuperar tudo de uma só vez, pois nossa equipe e nosso maquinário é limitado, e por isso precisamos de muita ajuda. Parceiros como o Governo do Estado e a própria BR Foods estão prestando sua ajuda, e ela está sendo de grande valia para nós, mas é preciso muito mais. Além de tudo, é necessário também um esforço de todos os bonconselhenses como já vem ocorrendo, em conjunto, ajudando quem está precisando. Só assim vamos conseguir nos reerguer desse episódio lamentável, que está causando tanto sofrimento a nossa gente.
Por isso, atitudes como as que a gente vê por aí, como uma notícia absurda como essa, são totalmente dispensáveis neste momento. A hora é de união para a reconstrução da nossa querida Bom Conselho. Ao autor do blog, peço que não brinque mais com o sentimento das pessoas de Bom Conselho. Não use este espaço e, principalmente, esta ocasião para fazer politicagem. Atitudes como está só aumentam a desconfiança e diminuem ainda mais a credibilidade (se é que ainda exista) do seu blog.”

E aí começou a briga. A população conectada de Bom Conselho não perdia um só lance e passou a ficar mais atenta, quando o Míster M falou na RETROESCAVADEIRA (aqui) e incomodou a prefeita ainda mais que respondeu da seguinte forma (aqui), citando apenas alguns trechos que acho relevantes, para não cansar nossos leitores do futuro:

“A pedidos, a verdade

Eu não leio o Blog Bom Conselho de Papacaça, e os motivos eu já explicitei aqui, mas vale relembrá-los. Na minha opinião, trata-se de um blog calunioso, que distorce os fatos, com o exclusivo intuito de fazer propaganda negativa sobre o meu governo, mostrando periodica e sistematicamente em suas postagens críticas e boatos sem o menor fundamento, e que em nada ajudam a melhorar o município, pois se elas fossem construtivas seriam bem vindas.

...............

A verdade é que a máquina não foi simplesmente doada. Essa é mais uma conquista fruto de nosso esforço, através de convênio firmado entre o Município e a União. Se ela tivesse sido simplesmente doada, sem nenhum critério, todos os 185 municípios pernambucanos teriam sido contemplados, e não apenas 43, como VOCÊ mesmo noticiou em seu blog. Aliás, todos os 5565 municípios brasileiros teriam sido contemplados, o que põe no chão a sua teoria e, mais uma vez, a sua credibilidade e suposta imparcialidade

A verdade é que uma pessoa que se diz pré candidato a prefeito de Bom Conselho está escolhendo o pior caminho para seguir esta jornada, escondendo-se na vestimenta covarde do anonimato para mostrar o seu ponto de vista.

A verdade é que alguém que almeja ocupar um posto com tantas responsabilidades deveria medir suas atitudes. E aqui vai um conselho de quem teve o mérito de ser eleita pelo povo e estar atualmente ocupando este posto: tenha mais personalidade, mostre sua cara e exponha sua opinião. Quem não tem a coragem de dar sua mão à palmatória quando expõe seu ponto de vista, está dando a entender que se envorgonha da sua própria opinião. Isso não faz parte do perfil de um líder, como também não inspira confiança ao povo.

..............

A verdade é que VOCÊ não é tão anônimo assim, mas eu sei quem VOCÊ é, e muita gente também já sabe. Aproveite a ocasião, pois eu abro agora uma oportunidade para VOCÊ mostrar-se para o seu público. O tempo da perseguição e das velhas práticas políticas já acabou, e portanto não há nenhuma justificativa para VOCÊ não fazer isso, a não ser falta de coragem se mostrar ao povo de Bom Conselho. Faça saber quem é aquele que conduz o Blog Bom Conselho de Papacaça, defendendo as opiniões postadas lá. É digno para os seus leitores, como também é digno para os seus adversários, para que possam mostrar a todos de quem estão se defendendo. Optando por continuar nessa sua atual postura, o que vai acontecer, e isso eu aposto que será muito em breve, é ser revelada a sua verdadeira identidade pelo Roberto Almeida, ou quem sabe por nosso amigo Cláudio André, que é blogueiro de Bom Conselho, ou até mesmo no meu próprio blog. Quem não sabe, vai ficar sabendo. Pelo menos, eu garanto, nós três já sabemos quem VOCÊ é.

A verdade, meu caro Mister M (ou Senhor M..., como preferir) é que eu não tenho medo de VOCÊ, nem muito menos das suas críticas. Elas antes podiam me incomodar, mas agora não mais. Eu não tenho o "rabo preso", e se faço uma administração correta, seguindo os princípios que aprendi com os meus pais, é para ter a minha consciência tranquila de que estou fazendo o melhor e mais correto para Bom Conselho. Se governo de maneira transparente e não me envolvo em corrupção por nada nem por ninguém, é para chegar frente a pessoas iguais a VOCÊ e dizer com total tranquilidade: critique, persiga, faça oposição da maneira irresponsável como VOCÊ faz, pois eu sempre vou ter uma resposta consistente para seus argumentos frágeis.

Prometi antes que não mais responderia às provocações criadas por VOCÊ em seu blog, mas não admitido ser chamada de mentirosa por ninguém, muito menos por alguém como VOCÊ.

Você pediu a verdade. A dúvida que fica é: o que VOCÊ vai fazer diante da verdade?”

Cito ainda um comentário que é importante para o que vem a seguir feito a esta postagem :

“José Fernandes Ccsta disse...

PARABENIZO A PREFEITA JUDITH VALÉRIA A. DE LIRA, PELOS SEUS OPORTUNOS ESCLARECIMENTOS. E SOU SOLIDÁRIO COM ELA! TODO ANÔNIMO É UM COVARDE. É uma pessoa de personalidade muito duvidosa. É TÃO INSIGNIFICANTE QUE TEM MEDO DE SE APRESENTAR. - O BOM SERIA QUE NÓS TIVÉSSEMOS MUITA PACIÊNCIA PARA NÃO DARMOS OUVIDOS A SERES TÃO DESPREZÍVEIS. MAS, QUANDO ESSES ENTES DA IGNOMÍNIA, ATACAM-NOS E NOS OFENDEM COM MENTIRAS E MAIS MENTIRAS, SEM DIZER, AO MENOS, QUEM SÃO, DE ONDE VIERAM, PARA QUE SERVEM ETC., NÓS TEMOS DE DAR UMA RESPOSTA CONTUNDENTE E SÉRIA. FOI ISSO QUE A NOSSA PREFEITA FEZ. - PARABÉNS, JUDITH. - Abraço, José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br

24 de novembro de 2010 10:05 “

Sua importância deve-se ao fato de que várias pessoas responsáveis e interessadas no destino de nossa cidade como acredito que esteja o Sr. José Fernandes deram pitacos e até hoje continua dando nas ações da prefeita. Até o Diretor Presidente falou a respeito na época sobre esta tal de retroescavadeira (aqui), no Blog da CIT, que agora sendo história, já merece um capítulo à parte.

Outra pessoa que entrou na discussão e para mim de forma decisiva foi o Luis Clério através da A Gazeta (Edição 277), lídimo representante de nossa imprensa escrita. Lá ele dizia:

“Por diversas vezes já tratamos desse assunto e sempre que voltamos a ele fazemos constrangidos e com o intuito único de dizer: Não merece importância, esqueça, despreze, ignore. Estamos nos referindo ao anonimato. Cartas, telefonemas e agora e-mails e blogs. A denúncia anônima em nossa Bom Conselho é cultural, há anos passados cartas anônimas foram responsáveis por separação de casais. A GAZETA já recebeu várias correspondências com as mais variadas denúncias e destino era o lixeiro, hoje quando recebemos e-mails comprovadamente falsos teclamos delete. Não tem responsável não merece nenhuma atenção.

Nestes últimos dias de novembro, lamentavelmente temos assistido uma guerra de blogs. Se, se tratasse apenas de troca de amabilidades(?) entre blogueiros com CPF e CI tudo bem, vivemos num regime democrático, graças a Deus, e as pessoas têm o direito de expor o que pensa assumindo a responsabilidade. Mas, a nossa prefeita Judith Valéria Alapenha de Lira reativou o seu blog, sem postagem desde 20 de outubro, para responder as críticas de um blog sem identidade, sem DNA, sem CPF, anônimo. A prefeita deixou de lado a sua condição de Prefeita do município de Boom Conselho outorgado por 9.331 eleitores para troca de farpas com um desconhecido, inclusive, chegando a dizer: “não tenho medo de você”. Ele ou ela colocou uma casca de banana e a prefeita caiu e não uma só vez. Inicialmente foi por conta da retroescavadeira, depois a denúncia anônima de uma funcionária (?) do Nasf – Núcleo de apoio a Saúde da Família. Judith Valéria Alapenha de Lira, prefeita constituída do município de Bom Conselho. A sua chegada ao Palácio Municipal Cel. José Abílio de Albuquerque Ávila, contrariou e ainda contraria, muitos daqueles que perderam o poder, que chegando ao poder não alcançaram os seus objetivos. Os seus munícipes sabem o quanto lhe custa as demissões que já fez e terá que fazer; os seus munícipes sabem quantas noites de sono já perdeu porque não tem realizado as obras que a cidade de Bom Conselho reclama; os seus munícipes a conhecem e sabem da forte e correta mulher bonconselhense que você é; e sabe que a administração municipal tem uma excelente gestora que enfrenta as dificuldades de todas as prefeituras brasileiras.

Prefeita Judith Valéria Alapenha de Lira, não saia da sua condição de mandatária, para “brigar” com um fantasma. Dialogue, debata, preste esclarecimento a quem se identifica, a quem mostra a cara, a quem tem DNA.”

No que segue desta briga a prefeita, ao invés de seguir o conselho do José Fernandes, seguiu o do Luis Clério. Antes de continuar, no meio desta brigalhada toda, próprio da vida política de Bom Conselho, onde na maioria das vezes se joga apenas vendo o ponto futuro onde não está incluído o jogador do presente (historiador também tem vaidades bobas), surgiu nossa A GAZETE DIGITAL, a qual cito a opinião do Blog da Prefeita sobre ela e aproveito para agradecer a deferência especial de ter mantido o link no seu blog (veja aqui)

A partir de hoje, estarei mantendo um link fixo em posição de destaque em meu blog, para que todos os meus leitores possam conferir esse belo trabalho. É a minha modesta contribuição para que o novo site seja conhecido por mais bonconselhenses.

Um grande abraço a todos que fazem a CIT Ltda! E vida longa à Gazeta Digital.”

O que aconteceu não foi inesperado. Sem o contraditório, sem a discussão acalorada, sem se dar ouvidos ao que era uma oposição bloguística de qualidade como era o Míster M, o interesse pelo Blog da Prefeita decaiu, e ele saiu de cena meses depois, para se tornar um blog moribundo, vivendo de espasmos.

O Míster M, também parou e até hoje não deu uma explicação satisfatória de sua saída de cena. Alguns dizem que foi sua saúde abalada que o levou ao não mais publicar. Eu ainda gostaria de saber se foi a saúde física ou a saúde política.

O que estou certo é que não foi seu anonimato cibernético que o vitimou. Muito pelo contrário, foi o anonimato que o levou a ser importante como oposição em Bom Conselho. Eu não sou um anônimo e nunca o fui, apenas defendo o direito de quem quiser o ser que o seja. Sei que nossa Constituição veda o anonimato, mas ela é apenas um conjunto de leis que está aí para ser mudada e por isso devemos lutar para que isto aconteça. Por exemplo, eu sou a favor do parlamentarismo no Brasil, inclusive votei por isso em plebiscito que houve, e penso que deveria já haver outro com o mesmo fim, o que se mostra cada dia mais necessário devido a como se comportam alguns presidentes neste nosso “presidencialismo monárquico”. Quem sabe, no meio não se inclua uma emenda para tirar de vez esta excrescência, nesta área do anonimato, que é o Art. 5º de nossa “constituição cidadã”?  A constituição americana foi mais sábia do que a nossa nisto, consagrando o anonimato, pois seus elaboradores sabiam que o anonimato protege o autor de eventuais perseguições, de chantagens e de ataques maliciosos de ordem pessoa, mantendo o foco nas ideias, e não no seu elaborador, pois eles sabem que covarde é quem persegue e não quem diz.  Mas, isto é assunto para outras vezes.

No próximo capítulo desta historieta dos blogs analisarei o Blog do Felipe Alapenha, que apesar de um estilo igual ao da Prefeita, sua única influência até agora foi levar ao encerramento de um blog que era importante para nossa cidade.

(Não mostrarei cenas do próximo capítulo, mas está emocionante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário