Em manutenção!!!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A semana - Quem será o candidato do PT? Leiam o Manual!




Por Zé Carlos

E lá vamos nós fuçar, junto com o filme do UOL, a semana que passou. Como cheguei ao fim do filme quase sem nenhum sorriso, começo do fim e depois volto. Já havia rido muito com a confusão que a ministra do Planejamento fez com o nome da presidenta. Ela a chamou de “presidenta Lula”. E eu que pensava que quem trocava os nomes era presidenta, fiquei assuntando ser uma homenagem a ela por parte da ministra. Ela deve ter achado que a coisa está tão feia na economia, que resolveu imitá-la para, talvez, aumentar sua autoestima.

E já trilhando por outras questões de que o filme não trata, tem uma pergunta que não quer calar, e sei que ela provoca risos nuns e choro em outros: “Quem será o candidato do PT a presidente?” A julgar pelo que dizem uns e outros, nada está decidido. Os mais prováveis são a presidenta Lula e o ex-presidente Dilma, desculpem, digo, a Dilma e o Lula? E pergunto outra vez: Será que não haverá um terceiro nome? Quem sabe o Humberto? Eu o vi no filme, e vocês o verão propondo o mesmo rigor que o STF usou para julgar o mensalão petista, deve ser usado com o mensalão mineiro. Como ainda não tinha visto um petista aceitar o julgamento do seu mensalão, só me restou rir. E juro, não foi pela sua voz, a qual todos os pernambucanos já estão habituados, pelo seu timbre de soprano.

O filme começa com o Aécio cantando. Só ri quando olhei bem e vi que ele parece até com o Wanderley Cardoso na mocidade, e lembrei dos velhos tempos da Jovem Guarda. Esperei que ele cantasse Meu Doce de Coco para o Azeredo dizendo: “Você não é doce de coco, mas enjoei de você. ... É triste eu ter que confessar que meu amor...” No entanto, ele ataca com outras músicas. E o Azeredo, que quis primeiro se proclamar o Lula do outro mensalão, dizendo que não sabia de nada, me fez lembrar o dito do Lobão que já se transformou até em frase de camiseta: “Peidei, mas não fui eu!”. A que eu penso o Lula acrescentaria: “Só se for cheiroso! Se for fedorento foi o Delúbio!”. É, realmente, ninguém sabe de nada neste país. Eu apenas sei que não fui eu!

Com uma passagem relâmpago do Robocop, que não sei se foi para representar o Roberto Jefferson, que tentou ser o justiceiro programado para não acusar o Lula, começou a abordagem  sobre o Manual dos Protestos. Com a intervenção do Estado em todos os campos de nossa sociedade não haverá brevemente nada que não tenha seu manual oficial próprio. Deverá ter o Manual da Palmada, o Manual do Beijo, o Manual do Abraço, o Manual do Arroto,  e outros que vocês possam imaginar. Eu guardava em minha carteira uma piada muito antiga sobre um Manual que foi lançado em Portugal, na época salazarista que poderia se chamar de Manual do Namoro em Público. Só me lembro das penas que ela previa e aqui transformarei em reais, embora fossem Escudos no original, para facilitar o riso dos mais carentes:

Mão na mão, multa de R$ 5,00.
Mão naquilo, multa de R$ 10,00.
Aquilo na Mão, multa de R$ 15,00.
Aquilo naquilo, multa de R$ 100,00 e prisão dos meliantes.

Dizem que o Manual dos Protestos será assim também elaborado, e ainda se discute se ele valerá para todos todo o tempo ou se livrará a cara de alguns cujo protestos agradem ao rei. O que mais me chamou a atenção foi a proibição de máscaras, baseada na Constituição, que, por um cochilo dos constituintes, permitiu a liberdade de expressão, mas vedou o anonimato. Lembrei, quando era menino lá em Bom Conselho, houve um crime terrível na cidade vizinha, onde um padre matou um bispo. E o padre, dizem, estava de batina. Uma solução para não ocorrer mais crimes como este, seguindo a ideia de proibir a máscara, como propõe o Ministro da Justiça, seria proibir alguém entrar no palácio diocesano de batina. Talvez o bispo ainda estivesse vivo. Faz-me rir.

E algo que deveria ter sido melhor explorado porque já está se tornando cômico (se não fosse trágico) é o comportamento do seu Madruga, digo, seu Maduro, lá da Venezuela. Num país que não se limpa mais a bunda por falta de papel higiênico,o presidente diz que são forças externas que estão incentivando os protestos, que já mataram até uma miss. Espero que ele esteja tão maduro que caia de podre, pois presidente Maduro, em beira de estrada, tá maduro, ou Zé, ou tem maribondo no pé.

Agora fiquem com o resumo do roteiro pelos produtores do UOL e aproveitem a semana pré-carnavalesca, e não esqueçam o Manual de Boas Maneiras do Rei Momo. Boa folia!

“O julgamento do mensalão mineiro nem começou, mas já tirou mandato de parlamentar. O ex-deputado federal e reú do processo Eduardo Azeredo (PSDB-MG) renunciou ao cargo. Enquanto isso, seu companheiro de partido e pré-candidato tucano à Presidência da República, Aécio Neves, soltou a voz. Em Brasília, servidores da Câmara, Senado e TCU (Tribunal de Contas da União) estão rindo à toa com a liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) de liberar os supersalários. Já o governo federal, que não acha graça nenhuma na repercussão eleitoral que as manifestações podem ter, quer elaborar uma espécie de "Manual do Protesto".”


Nenhum comentário:

Postar um comentário