Em manutenção!!!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A semana - Celso de Mello e o caso Dilma x Obama




Por Zé Carlos

Lá vou eu com mais um filme da UOL que pretende, com humor, mostrar a semana que passou. Vi que rimou de uma forma pobre, e o que aconteceu não foi solução para nada. Transformar isto em riso é uma arte em que seus produtores são experts.

O caso mais badalado foi, sem dúvida, o voto do ministro Celso de Mello. Lembrou-me remotas eras quando Pelé quase foi trucidado porque disse que o brasileiro não sabia votar. E a pergunta que fica no ar é: Já sabemos?

Eu não vi o ministro votando e não me arrependi porque soube depois que ele passou 2 horas e 5 mininutos para fazê-lo. E não havia por perto nem um mesário para ajudá-lo? Deve ser por causa destes novos recursos biométricos nos quais votamos com os dedos e não com a cabeça. Ou mesmo com o coração. Pelas reações que vi, o povo ficou de um lado e os juristas do outro, quanto ao mérito do voto.

O que mais me levou a rir no filme, quanto ao caso do voto do ministro, foi a comparação da votação com uma partida de futebol decidida nos pênaltis pelo votante, jogada no campo do adversário. Se fosse em Limoeiro, da época do Coronel Chico Heráclio, pela pressão popular e pela própria consciência do coronel, ele mandaria bater a penalidade máxima na barra do adversário, para gáudio do grande público.

Felizmente, ou infelizmente, já não sei, já estamos com um estado democrático de direito que não permite estas variações de poder momentâneas. E qual o remédio? Rir do que achamos errado, que é irreversível, e esperar a outra partida, nos preparando para evitar uma nova tragédia.

O outro episódio mostrado no filme é o caso de espionagem feito pelos Estados Unidos envolvendo o Brasil, sobre sua presidenta. Eu não sei porque tanta exasperação quando se sabe que não são só as agências americanas que sabem de tudo do que se passa no Brasil, e sim as revistas de fofoca, blogs  e jornais. Lembro um dia que um jornalista americano foi convidado a se retirar do país porque disse que o presidente Lula gostava de uma cachacinha. Será que a NSA (agência americana que espiona todo mundo) descobriu alguma coisa da presidenta que eu não soube? Talvez tenham descoberto que ela vê a Rede Globo.

Eu só sei que a presidenta ficou danada com o Obama e exigiu dele uma explicação. Não vindo esta, ela bateu o pé e disse: “Pois então eu não vou à sua festa, e ponto final!” E desistiu da viagem de Estado que faria aos Estados Unidos em outubro. E tudo que se passou me lembra apenas as festinhas que se fazia em Bom Conselho, que se chamavam de “assustados”. Muitas vezes eu deixava de ir para eles porque o anfitrião não tinha me escalado em seu time no dia anterior. Eu, nunca soube quem perdia com minha atitude. Hoje penso que quem perdia era eu, por não aproveitar a festa e ter a possibilidade até de arranjar uma namorada. No caso real quem perdeu por não ir à festa? O Brasil ou os Estados Unidos? Sei não, estas coisas diplomáticas mais parecem namoro de adolescente. Ou seja a Dilma não ficará com ninguém.

Enfim, o filme, se não me engano, não deixou nada de importante da semana, até este domingo em que escrevo, já que não há mais novidade, nem no futebol: O Náutico perdeu de novo. Por isso vou tirar uma foto de luto, em protesto pela situação do futebol pernambucano.

Fiquem com o resumo do roteiro dos produtores do filme e logo após vejam o mesmo, e comecem a semana rindo, se puderem.

“Na semana em que a presidente Dilma Rousseff confirmou o adiamento da visita de Estado aos EUA –após denúncias de bisbilhotice gringa profissional --, o STF (Supremo Tribunal Federal) aceitou os embargos de 12 condenados do mensalão e adiou a definição sobre suas penas. A decisão consternou anônimos e celebridades e foi possível graças ao voto de minerva do decano do STF, ministro Celso de Mello –conhecido pelos mais íntimos como “Celsinho” na bucólica Tatuí, no interior paulista.”


Um comentário:

  1. Caro Zé Carlos: - Ainda não li sua matéria. Assisti ao vídeo. - Mas vou ler o seu escrito e depois faço outro comentário, caso julgue oportuno. - Por enquanto, apenas lamento que Gilmar MenTes fale sobre decência e equivalentes. - Porque Gilmar MenTes é comedor de toco dos bandidos de gravata ou de jaleco. - Exemplos: o banqueiro bandido Daniel Dantas, deu toco a Gilmar MenTes. O médico estuprador Roger Abdelmassih também deu grana a Gilmar MenTes. E por aí vai. - E os três estão numa boa (MenTes, Daniel e Roger) - 2. E não seria "do" UOL?? (Universo on Line)./.

    ResponderExcluir