Em manutenção!!!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Fim de ano em Bom Conselho - A política, sempre a política...



Posse do Danillo Godoy (Blog do Tiago Padilha)


Por Zé Carlos

Continuo hoje, como se estivesse conversando na Praça Pedro II com os meus informantes. No caso são informantes mesmo e não fontes como se usa dizer no jornalismo. Não sei se há diferenças entre os dois tipos de pessoas que municiam os que espalham informações, como eu, para o bem da coletividade (ou, pelo menos para sua maioria).

Em clima de mudanças na prefeitura é muito difícil que, em Bom Conselho, o assunto “política” saia de nossas mentes e da mente daqueles com quem conversamos. E como eu já descobri há muito tempo, não se pode correr o risco de conversar apenas com uma pessoa sobre a política local porque poderemos comprar gato por lebre, ou mesmo, veado por bode. Sendo assim, tentamos falar com o maior número de pessoas possível e sempre procurando aquelas a quem podemos confiar, embora, desconfiando.

Para facilitar a exposição da matéria e também para tentar ser o mínimo cáustico possível dividiremos em grupos as opiniões que obtivemos sobre o assunto político do momento, que foi a posse do Danillo (eu ainda não sei se é com dois “LL”, como o Collor, ou não, apesar disto não ter muita importância) Godoy.

Pelo que colhi de informações, em Bom Conselho hoje temos: Os “filodanillos”, os “dannilofóbicos”, os “danillocéticos”, os “dannilodespeitados” e ainda os “danilletes”. Se sobrou alguma opinião sem classificação, foi porque não deu tempo para conversar com todos. Mandem sugestões, então.

Os “filodanilos” são aqueles que depois de meia hora de conversa nos dá vontade de correr para a casa do Danillo, que hoje é a prefeitura, ajoelhar-se nos pés dele, rezar um pai nosso, uma ave-maria e “creio em Deus padre”, e agradecer pelas graças alcançadas, pois o homem é o santo que vem nos redimir de todos os pecados, inclusive os do Coronel. Estes só veem as qualidades boas do jovem prefeito e ao mesmo tempo procuram tirar qualquer dúvida quanto aos erros que ele possa ter cometido. Se um “filodanilo” souber que em sua infância o Danillo fez cocô nas fraldas, ele imediatamente explica que o cocô era de boa consistência e era até cheiroso. Quem diz o contrário são os perdedores.

Os “dannilofóbicos”, ao contrário, não veem nada de bom no rapaz, e já começam dizendo que todo mundo sabe que temos em Bom Conselho um assassino na prefeitura e que isto não é bom para o município. Ao ser admoestado de que há apenas um processo em curso e não há ainda um conclusão clara do que aconteceu ele fica até enfezado e mostra logo um exemplar dos panfletos que foram distribuídos na feira da cidade e que indica a extensão dos danos cometidos pelo jovem prefeito em sua ativa vida. E logo acrescenta: “Eu conheço toda a família e inclusive sua mãe já me falava de quanto era fedorento o cocô do Dannilo quando ele obrava nas fraldas, que naquela época não eram ainda descartáveis.” E vai além. “Este rapaz ainda vai fazer o mesmo cocô fedorento que fazia, agora na prefeitura. Esperem e verão.”

E lá vai eu procurar outros informantes ou fontes para sair do pesadelo da contradição. E encontro os “danilloscéticos” que são aqueles que não estão nem aí. Vão logo dizendo: “Você acha que Bom Conselho ainda tem jeito? Tanto faz Judith, como Boanerges, como Washington, como este que foi eleito. É tudo farinha do mesmo saco. E o saco termina vazio porque eles durante o tempo deles comem a farinha do povo todinha. Hoje, só voto em branco pois não vejo ninguém para fazer esta terra melhorar. Você vai ver, dentro de poucos dias, depois de nomear toda família para prefeitura, como fez o antecessor, ele começa a desaparecer da cidade. E nas próximas eleições ele volta e tenta faturar outra vez. Tou fora.”

Já os “danillodespeitados” não perdoam o erro do Danillo em se meter em encrencas policiais, mas, ao mesmo tempo, demonstrando um leve despeito pelo fato de que o povo nem se importou e o elegeu para prefeito da cidade. E diz: “Aqui os eleitores foram todos comprados. O irmão do candidato chegava na cidade como o Sílvio Santos perguntando quem queria dinheiro. E quem não quer? Eu não aceitei mas se quisesse teria embolsado uma nota para mudar minha opinião. Dizem que correu tanto dinheiro que acaboram até as muriçocas do Papacacinha. Fugiram de tão ricas. O homem hoje tem uma dívida de mais de 5 milhões e ele vai tirar o dinheiro de onde para pagar? Lá do cofrezinho da prefeitura. O povo tá todo morrendo de fome, então com promessas e dinheiro o Danillo entrou mas não vai carregar não. É só ficar de olho.

Por fim, temos os “danilletes”. Estes parecem os mais empolgados e envolvem deste a juventude feminina quanto os do outro gênero, por motivos distintos. Os “danilletes” dizem que se espelham na vitória do Danillo para entrar na carreira política e “se dar bem”. As “danilletes” dizem que não sairão de frente da prefeitura durante os quatro anos, pois afirmam: “Vai que ele decide casar?”. E assim são embaladas pelo sonho de serem um dia a primeira dama do município, cargo que não é ocupado por mais de 4 anos.

É óbvio, que colhi outras opiniões que não se encaixam em nenhum destes grupos e que também não são tão críveis ao ponto de merecer a nossa análise. Por exemplo: “É o menos ladrão de todos”, “Elegemos o pior dos piores”, “O homem vai matar mais gente do que já matou”, “Vai ser uma roubalheira dos diabos”, “Os ex-levarão 70%, e os 30% restantes estão comprometidos com a câmara e com a Igreja”, etc. etc. etc.

Eu não me comportei como um repórter investigativo, como deveria, pois o tempo foi muito curto para tal. No entanto, diante de tantas e diferentes opiniões, só me resta acompanhar os acontecimentos, dizendo apenas que não tenho mais idade para ser um “danillete”, e muito menos para acreditar em tudo que me dizem, como aquele que chegou para mim e bradou: “A Gazeta Digital é o melhor blog de Bom Conselho”. Eu fiquei lisonjeado mas, me mantenho um pouco cético.

2 comentários:

  1. José Fernandes Costa8 de janeiro de 2013 às 17:41

    Não sei quem vai levar 70%, nem quem vai levar os 30% restantes. Sei que Bom Conselho levou ZERO./.

    ResponderExcluir
  2. ridiculo esse comentário vc deve ser um dos dispeitado

    ResponderExcluir