Em manutenção!!!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Os Acidentes da BR-232, Socialismo e Privatização




Por Zé Carlos

Esta semana eu estava procurando nos Blogs, o que publicar em nossa página “Deu no Blogs”, o que faço quase todo dia, quando Eliúde me abandona. É uma atividade recompensadora algumas vezes, trabalhosa outras, e decepcionantes certas horas. Sempre procuramos em nossos blogs favoritos, e damos ênfase aos de Bom Conselho, em seguida aos blogs regionais, nacionais e finalmente alguns internacionais, quando estou com o espírito de trabalhador e arrisco algumas traduções.

Nesta tarefa, dias atrás, encontrei uma notícia que foi publicada na página mencionada, encontrado no Blog do Ronaldo César. Ela falava sobre as condições da BR-232, e começava dizendo:

“A rodovia Luiz Gonzaga, BR-232, está precisando urgentemente da intervenção do estado em sua manutenção. Atualmente contam-se inúmeros buracos, e em alguns declives, onde a pista está cedendo, estão sendo formadas verdadeiras poças d'água, que tendem a aumentar com a chegada do período invernoso.”

Nada mais correto do que isto. Eu não vou muito a Garanhuns, aliás, já faz uns 40 anos que não vou lá. A última vez que sai de Recife para ir a Garanhuns, ainda era um estudante de Economia e estagiário da CODEAM, tendo como chefe o Pedro Jorge Valença. Naquela época, para começar o dia de trabalho, tínhamos (eu e outro estagiário) que dar continência ao Coronel Gabriel quando estávamos dormindo no 71 BI, e tomar a bênção ao Bispo, quando dormíamos no Seminário. Mas, como sempre vou a Bom Conselho, e tenho que passar por Garanhuns e pela BR-232. Hoje, quando passo por aquela avenida do Hotel Tavares Correia, sempre paro numa lojinha que vende jornais e compro o de Roberto Almeida e o do Ronaldo César, para ler e comparar com a imprensa escrita de minha cidade A GAZETA, do nosso amigo Luis Clério.

Voltando ao assunto, já é realmente um perigo dirigir pela citada rodovia. Em comparação com o que tínhamos antes, logo depois de inaugurada, hoje já está um lixo. Hoje minha co-piloto já sabe onde estão os declives que fazem o carro pular, no trecho Caruaru/Recife, onde andamos mais amiúde. E quando venho com meu neto, o cuidado é dobrado. E se estiver chovendo eu paro. Minha habilitação foi tirada numa idade que não me permite dirigir com chuva, a não ser aquelas bem fininhas. E quase sempre lembro de um caso, que não estou certo se foi na BR-232, que um então deputado de Lagedo, perdeu seu neto com num acidente de automóvel, por aquelas bandas.

Estradas mal feitas e mal conservadas matam mais do que guerra. Aqui no Brasil, o Estado ainda é o responsável quase sozinho pela infraestrutura, e optamos pela rodovia como sua base. E sabemos, e como sabemos, que não é só aqui que o Estado é um mau gestor. As privatizações, com todas suas quizilas, nos deu, em alguns estados, excelentes rodovias. Aqui em Pernambuco ainda relutamos em privatizar uma rodovia como a Luis Gonzaga, porque nos alardeamos socialistas, e como tal “a gente morre na BR-3”.

Seguiremos, na falta de golpes da audácia, do governador, a reclamar das condições da rodovia. O grande problema é que o grande custo de uma obra como uma rodovia é a sua manutenção, que dura muitos anos e os governos mudam quase todos os lustros. O pleito correto seria uma campanha para privatizar a estrada. Mas, “em casa de enforcado não se fala em corda”, como em estado de socialistas não se fala em privatização. No máximo, se permitem as fábricas de automóveis, quando não temos estrada e nem recursos para mantê-las.

Eu sinto muito pelos acidentados, como a jornalista Kitty Lopes, que é o ponto central do texto do Blog do Ronaldo César, mas são os jornalista, entre os quais só me incluo de enxerido, que devem ir ao ponto. Enquanto, mantivermos o Estado como senhor de nossas rodovias, só a teremos em pleno funcionamento, na época da inauguração.

Eu comecei fazendo o trajeto Recife/Bom Conselho, ainda em estrada de barro, até São Caetano, e já naquela época eu reclamava das condições da estrada. Meu ônibus ficou preso várias vezes na ladeira de Brejão. Hoje não tem mais ladeira e a estrada de Garanhuns a Bom Conselho está um maravilha. Deve ter sido inaugurada este ano. Passem lá depois do inverno e comprovem o que vai sobrar. Não temos recursos para coisa melhor em todos os trechos. A única diferença é que, quando há um acidente, temos o celular, para chamar o socorro. Imaginem no tempo da TELPE.

Mesmo assim quando se fala em pedágio, os socialistas espumam de raiva ou de loucura. E nós continuamos escorregando na espuma e cada dia com mais medo de andar na BR-232. Isto continuará ocorrendo até que possamos parafrasear o texto do Ronaldo César, acima citado, da seguinte maneira:

“A rodovia Luiz Gonzaga, BR-232, está precisando urgentemente da fiscalização da agência reguladora de rodovias. Atualmente contam-se inúmeros buracos, e em alguns declives, onde a pista está cedendo, estão sendo formadas verdadeiras poças d'água, que tendem a aumentar com a chegada do período invernoso. A empresa responsável pela rodovia deve ressarcir os usuários de possíveis prejuízos, e começar de imediato seu conserto.”

Seria muito difícil que esta notícia fosse publicada duas vezes, sem a solução dos problemas mencionados, se o estado ao invés de fazer e operar rodovias, fiscalizasse o funcionamento da empresas privadas. Garanto que, mesmo com pedágio, um bom serviço sairia mais barato.

2 comentários:

  1. BRILHANTE IDÉIA DO JORNALISTA/ECONOMISTA (OU SERIA ECONOMISTA/JORNALISTA!), ZÉ CARLOS: SÓ ASSIM, IREMOS TROCAR O NOME DE "DUDU OI DE GATO" por DUDU PEDÁGIO!!!

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  2. Caro Zé Carlos,

    Agradeço a atenção com o nosso trabalho. Concordo com você, acho que as receitas para se manter uma rodovia como esta podem ser utilizadas para outras obras importantes e estruturadoras, como a ligação de Pernambuco a Alagoas, passando por Correntes, que melhoraria o tráfego econômico industrial e turístico de nossa região.

    Sou seu leitor diário.

    Abraço,
    Ronaldo Cesar

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