Em manutenção!!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mais uma tragédia?




Por Zé Carlos

Hoje publicamos em nossa página “Deu nos Blogs”, que eu de vez em quando escrevo “Deus nos Blogs”, depois corrijo imediatamente, mas hoje tive vontade de não corrigir, um artigo do Blogueiro de Garanhuns, Altamir Pinheiro, gerente, fundador e administrador do excelente Blog Chumbo Grosso. O título que não usei na página citada é: “Blogueiro de Garanhuns suspeita que esteja na mira de pistoleiros de aluguéis e corre o risco de ser eliminado a qualquer momento...”.

Para quem, ontem mesmo, havia escrito, ou evitado de escrever, sobre a tragédia ocorrida numa Escola do Rio de Janeiro, somente a possibilidade de outra me meteu muito medo. E é esta possibilidade que é levantada pelo Altamir no seu texto. Antes de tudo, quero dizer que não conheço pessoalmente o Altamir, embora tenha vontade de fazê-lo, não sei em que trabalha, não sei seu estado civil, se tem um cachorro ou se tem uma nega chamada Tereza. Sei apenas que ele escreve bem, tem barba, usa um chapéu igual ao de Che Guevara algumas vezes, e outras igual ao de Waldick Soriano, e é um cara corajoso e inteligente. Embora, em relação a este último duo, também diziam em Bom Conselho, em épocas passadas, que não eram muito vistos juntos.

Digo isto só para mostrar que não tenho nenhum conchavo político, financeiro, sexual ou qualquer outro com ele, a não ser um conchavo explícito de blogueiros que muitas vezes têm ideias semelhantes em determinados assuntos, e que por isso mesmo, tenho a obrigação de publicar, num lugar mais visível deste Blog o seu artigo. Aviso, como ele sempre o faz, que o texto foi gentilmente roubado do seu Blog, e que se houver algum pedido da parte dele para retirá-lo, isto será feito sem necessidade de processo judicial.

Por tudo que afirmei acima pode-se concluir que eu não acho que o Altamir seja um louco furioso, como aquele que matou as crianças ontem em Realengo. Mas, mesmo se fosse, e isto vale também para o bandido do Rio se estivesse vivo, ele mereceria um comportamento justo por parte das pessoas que, como eu, acreditam que ele (o Altamir) está ameaçado de morte. Eu vejo falar muito em solidariedade de Blogueiros e blá, blá, blá blá, blá, blá. Chegou a hora, pelo menos para mim, de exercê-la, com os recursos de que disponho, que é o da comunicação. Por isso vai aqui transcrito novamente o texto do Altamir, na esperança de que este gesto sirva, pelo menos um pouquinho, para evitar outra tragédia. Com a palavra, o “guerrilheiro”, como a Lucinha o chama:

O ADMINISTRADOR DESTE BLOG TEM TUTANO PARA AFIRMAR COM TODAS AS LETRAS EM NEGRITO QUE, “CRIME É CRIME, LADRÃO É LADRÃO E BANDIDO É BANDIDO”...

Altamir Pinheiro

Nesse Nordeste de “PIDÃO” e “ANALFABETO” permanece uma terra fértil para a pistolagem e policiais safados envolvidos na matança profissional a preço de mixaria. Aqui, no nosso Agreste Meridional, o pistoleiro e o mandante convivem naturalmente, um locupletando-se com o serviço do outro. É  NEGÃO aqui, CARA VÉIA ali, GRAMPÃO acolá e dana-se por aí a fora.  A coisa é tão vulgar, tão escancarada que eles têm até PONTO DE APOIO aqui em Garanhuns. Juntam-se picaretas de Brejão, jagunços de Paranatama, Matador profissional de Lajedo, capangas de Caetés/Capoeiras e vão fazer seus acertos,  bebericar e jogar baralho em um famoso restaurante em pleno centro da cidade. O que incomoda é saber como ainda faz parte do nosso dia-a-dia nordestino essa cultura antiga da pistolagem. Porque,  até a bandidagem evoluiu e hoje vive do tráfico de drogas e grandes assaltos aos caminhoneiros, nas esquebradas de Garanhuns/lajedo, Lajedo/Caruaru, descambando pras bandas de Alagoas. Inclusive, aderiu a sua profissão um excelente meio de transporte para praticar seus atos com maior agilidade e segurança para se safar da perseguição policial que é a MOTO. Quando aqui se fala de pistoleiro, está se referindo ao assassino profissional, o facínora, o canalha, o covarde, o tremendo filho da puta, o sujeito que sente prazer naquilo que acha que faz melhor, que é matar, sem dó nem piedade e por pura banalidade. Normalmente é associado a um mandante e essa triste constatação popularizou-se como CRIMES DE ENCOMENDAS.

O campo da pistolagem é formado por simbolismos e rígidos códigos morais de conduta. A própria história da pistolagem, do matador de gente nessa região se confunde com a história da “elite” local. Taí, a HECATOMBE DE GARANHUNS, O SINDICATO DA MORTE da década de 70  que não nos deixam mentir. O pistoleiro, que executa a ação, e o mandante, que comanda a ação, constituem as peças-chaves e definidoras do “CRIME DE PISTOLAGEM”. Essas peças são classificadas também como autor material — o pistoleiro — e o autor intelectual — o mandante. Nos dias em que estamos, os crimes de encomenda ganharam uma nova roupagem, há uma vulgarização. Hoje, a pistolagem se travestiu. O pistoleiro de antigamente botava um capuz no rosto e saía a cavalo, hoje, ele é urbano, usa moto e capacete. Isso dificulta muito o trabalho da Polícia e de testemunhas. Por isso, é preciso ficar com o radar ligado e denunciar ou então tomar as devidas precauções com esses malfeitores, bandoleiros e assassinos que metidos na armadura da arrogância e da valentia  perambulam erroneamente  dentro de um país movido pelo vento do Estado Democrático de Direito, ao seu modo e ao arrepio da lei.

Através de conversas, rumores, confidências, cálculos e disse-me-disse, cheguei a uma simples conclusão: “MUITOS QUE EXERCEM O PODER SE ACHAM NO DIREITO DE APREGOAR QUE É MUITO MAIS SEGURO SER TEMIDO DO QUE AMADO”. Como esse tipo de comportamento  AVEXA OS NERVOS de qualquer um, recentemente, dirigi-me ao Egrégio Ministério Público de Garanhuns e procurei os promotores Dr. ALEXANDRE(Cidadania) e Dr. IRAPUAN(Criminal), quando fui orientado por eles que me dirigisse a Doutora Delegada da Polícia Civil e lá registrasse em documento essa “BANDITIZAÇÃO” que tenta me ameaçar através de cochichos e recados “cifrados” nas esquinas e pontas de ruas da cidade onde resido. De prontidão, fui à delegada e abrimos um BOLETIM DE OCORRÊNCIA DE Nº. 11EO224000407. Ocorrência esta, registrada na delegacia de polícia no dia 22.03.2011 às 11 horas da manhã. Portanto, EIS O TEOR DO OBJETO ENVOLVIDO REGISTRADO PELO POLICIAL EDUARDO BRASILEIRO BORGES: “O Sr. Altamir Barbosa Pinheiro procurou esta delegacia de polícia para notificar que está sendo vítima de ameaças de autoria ignorada. O notificante narra que no dia 04.03.2011 publicou denúncias que comprometem a direção do Hospital Dom Moura. Narra que antes mesmo, há aproximadamente 30 dias,  passou a ser ameaçado através de chamadas telefônicas e comentários em seu blog. Suspeita de que o autor seja ALGUM MEMBRO DA DIREÇÃO DO REFERIDO HOSPITAL. Entretanto, o notificante alega que não pretende que a direção do hospital seja INTIMADA. Apenas faz ciente a esta delegacia sobre o fato ocorrido.  Ao perceber que as  falanges do ódio  estão ativas e  sedentas de sangue, externamos nossa inquietação e inconformismo, quando fiz ver  ao poder público - QUE TEM A OBRIGAÇÃO DE GARANTIR A SEGURANÇA - exerça controle na implementação de ações de combate à pistolagem, que vem ganhando amplitude na região do agreste meridional, desafiando a própria lei e as autoridades. tornando-se a situação quase que  insustentável. Apesar de está ciente que essas ameaças não passam de canalhices desses vagabundos agarrados a carguinhos públicos e Independente de ameaças ou não,  EU SOU DA FILOSOFIA QUE, É MELHOR TER INIMIGOS DECLARADOS DO QUE AMIGOS DISSIMULADOS. Mesmo assim, fui a procura das autoridades competentes. Afinal de contas, quer queira quer não, seguro morreu de velho...”

2 comentários:

  1. Prezado Zé Carlos,

    ALÉM DE FICAR REGOZIJADO POR VOCÊ TER REPRODUZIDO ESSE DELICADO(E PERIGOSO) TEMA, FIQUEI BASTANTE LISONJEADO PELAS REFERÊNCIAS A MIM IMPUTADAS NO TOCANTE À INTELIGÊNCIA, CORAGEM E AINDA POR CIMA ESCREVER BEM (NEM TANTO... NEM TANTO...). AQUI EM GARANHUNS EU SOU UM BLOGUEIRO QUE A TURMA DE BLOGUEIROS “AMA ODIAR”. FAZER O QUÊ?!?!?! LAMENTO TER O HÁBITO – QUE ALGUNS DETESTAM POR RAZÕES ÓBVIAS – DE CHAMAR AS COISAS PELO NOME QUE AS COISAS TÊM(CONFESSO, QUE ÀS VEZES EXAGERO!!!). FINALMENTE, MEU PREZADO ZÉ CARLOS, QUER VOCÊ QUEIRA OU NÃO; ACEITE OU NÃO; GOSTE OU NÃO; EU SOU UM AMIGO SEU DISTANTE, UM COMENTARISTA TRANSITÓRIO DO SEU BLOG, PORÉM, UM LEITOR CONTUMAZ...

    Saudações Guevaristas,

    ResponderExcluir
  2. Caro Altamir,

    Eu não fiz mais do que minha obrigação, como enxerido jornalista. O que achei estranho é este silêncio ensurdecedor sobre esta denúncia. Fica a impressão de que os jornalistas de Garanhuns, não são solidários nem no câncer. Obridado por lê este enxerido.

    Zé Carlos

    ResponderExcluir