Em manutenção!!!

sábado, 23 de abril de 2011

A Matriz de Bom Conselho - Fé e Arte

Matriz de Bom Conselho (Blog da Niedja)


Por Lucinha Peixoto

O filme a seguir mostra nossa Matriz de Bom Conselho-PE. Fundada no século XIX. Um patrimônio religioso, artístico e cultural que orgulha todos os bom-conselhenses. Os filmes e fotos são do Zé Carlos e a música foi escolhida por mim. A Ave Maria é uma das músicas assim chamados por serem muito ligadas a Igreja Católica. Existem várias envolvendo os nomes de Bach, Gounoud e Shubert, e que minha velhice não me deixa mais distinguir.

Esta do filme me lembrava e lembra os convites fúnebres, e para mim está associada à Igreja Matriz. Quando ouvíamos seus primeiros acordes, vindos do alto-falante da Matriz, uma pergunta era indispensável:

- Quem morreu?

Nem sempre tínhamos a resposta de chofre e ficávamos esperando a leitura do texto do convite, que depois de dizer a família que convidava e qual o morto que deveríamos acompanhar até Santa Marta, terminava sempre dizendo:

- Desde já agradecemos a este ato de fé e piedade cristã.

Era questão de horas e o enterro passava de frente de minha casa, quando o féretro seguia pela Manoel Borba, passando pela Praça da Bandeira. É isto, apesar de ter morado no caminho do cemitério, ainda estou aqui relembrando estes tempos vendo uma das mais bonitas Igrejas do interior de Pernambuco. Um motivo para explorar um grande filão da cidade: O Turismo Religioso. Nossas Igrejas precisam serem vistas e admiradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário